Um veterinário de Puerto Colômbia, na Colômbia, Juan Manuel Montoya, especialista em Zootecnia, teve uma ideia para alimentar e melhorar a qualidade de vida de muitos cães de ruas, o dispensador ComeDog.
Para alimentá-los, ele percorria a cidade levando alimento aos animais abandonados. Entretanto, o tempo era curto para chegar a tantos animais, assim ele começou a procurar através da internet alguns comedouros e encontrou o que a atriz Jimena Hoyos utiliza, amante dos cães.
Começo do projeto ComeDog
Fonte: Facebook do ComeDog
Apoiando-se nesse mesmo patrão, Juan Manuel se reuniu com um desenhista para tornar real o comedouro que ele queria. “Eu o implantei em meu bairro. Depois, postei algumas fotos no Facebook e elas chamaram muito a atenção das pessoas. As pessoas me escreviam dizendo: ‘Eu sempre quis fazer um dispensador de comida, mas não sabia como’. Dessa forma o projeto foi se tornando conhecido”, conta Montoya.
O ComeDog só pode ser adquirido por pessoas físicas. Você envia um formulário com informações gerais sobre o seu projeto, assim como a forma de entrega. “Não o vendo a empresas, apenas obtêm o comedouro fundações ou pessoas físicas, simplesmente porque a intenção é dar a alguém que realmente irá cuidar e fazer bom uso dele”, comenta o criador do dispensador ComeDog.
Como funciona o dispensador ComeDog?
O dispensador que fornece ração aos cães de rua tem capacidade paraentre 5kg e 18kg de alimento e 8 litros de água, funcionando por gravidade. Segundo os animais vão comendo, o alimento vai caindo novamente. Na Colômbia existem aproximadamente 380 dispensadores que alimentam a 6000 cães em todo o país.
O projeto não se emoldura na ideia de se ter a cada dia mais comedouros, mas simna ideia de quenão exista mais nem um único animal de rua. Os cães que são alimentados neste tipo de comedouros serão depois esterilizados e colocados em adoção.
Este projeto, do dispensador ComeDog, está sendo tão bem aceito que outros países ibero-americanos também o estão implementando.
Como surgiu o dispensador ComeDog?
Cinco mulheres começaram com esse projeto. Contataram uma rede social, viram as opções sobre os possíveis colaboradores da causa e deram seus primeiros passos. A fase seguinte levou este projeto até Juan Manuel Montoya Pardo, um jovem veterinário nascido na Armênia, que agora vive em Barranquilla, também na Colômbia, e que se inspirou na ideia da atriz Jimena Hoyos. A ideia de criar um dispensador de comida para os cães de rua começava a tomar forma.
“Ainda que não tenhamos os números exatos de quantos cães de rua há na cidade de Neiva, o que se sabe por informação da Polícia Ambiental é que na área do Parque Leasburg passam muitos cães de rua que serão os primeiros beneficiários do primeiro dispensador ComeDog da cidade de Neiva; além disso, o local nos oferece a proteção por parte da Polícia Nacional para evitar que algumas pessoas levem ou destruam parte do dispensador ComeDog”, disse Rosnayra Córdoba.
Comida e água suficiente
O dispensador ComeDog éfeito de uma chapa galvanizada e suporta um peso em comida de 22kg, tem uma porta frontal de correr que permite introduzir o alimento que depois será consumido pelo cão; cada lado do dispensador tem algumas estruturas que permitem colocar recipientes para serem enchidos com água e cada depósito pode conter cerca de quatro litros de água; tem uma altura de mais ou menos 1 metro e 20 centímetros.
Ações e benefícios do ComeDog
As ações deste tipo de projetossão várias:
Por um lado, ajuda a diversificar os locais de concentração de alimentos;
Apadrinha a esterilização de algum dos animais;
Sensibiliza e conscientiza as pessoas da região;
Promove a adoção de cães;
Se faz presente em campanhas de esterilização, alimentação, vacinação e desparasitação;
Apadrinha alguma localidade que verdadeiramente precise auxiliar os animais de ruas e que tenha pouco trafego de pessoas e de veículos.
Fonte: Facebook de Projeto ComeDog
Para maiores informações, você pode se comunicar com eles via e-mail [email protected] ou nas redes sociais:
Web: www.comedog.org
Facebook: Projeto ComeDog
Twitter: @proyectocomedog
Instagram: @come_dog
YouTube: Projeto ComeDog
Doações ao ComeDog
O alimento dos ComeDog está sendo doado porativistas e interessados no projeto. Para que se mantenham cheios de comida, as pessoas podem depositar moedas na parte superior dos dispensadores ComeDog. Com o dinheiro arrecadado, a ração é comprada a cada 15 dias.
Nos bairros onde se colocam os ComeDog, os moradores são os responsáveis por manter o dispensador cheio de alimentos e verificar para que o ComeDog local não sofra danos. É uma excelente demonstração de solidariedade e participação social, não acha?
Atualmente, estão sendo pesquisados os benefícios da inclusão de suplementos naturais na dieta de bovinos e ovinos. Gradualmente, estão ocorrendo avanços importantes neste campo. Alguns dos resultados de maior destaque foram obtidos a partir do uso do bagaço de uva…
Conheça as principais características do lagostim, termo empregado para denominar diferentes espécies de crustáceos de água doce pertencentes à ordem Astacidea. Como seu nome indica, esses animais são parecidos com os lavagantes e com pequenas lagostas. A seguir, convidamos você…
Muitas condições médicas que afetam articulações, músculos, ossos, nervos ou a pele podem ser a razão pela qual um gato está mancando. Dentre a lista de possíveis problemas, alguns são mais graves do que outros. Por isso, é importante ficar…
Muitas pessoas têm um papagaio como animal de estimação com a esperança de que, em algum momento e como num passe de mágica, ele comece a falar e cantar como uma pessoa. Com essas cinco dicas que compartilharemos a seguir,…
O estrabismo em cães, assim como em humanos, é um distúrbio ocular que faz com que os dois olhos não se direcionem para o mesmo lugar ao mesmo tempo. Apesar de ser um “defeito”, o estrabismo é uma característica desejada…
Os organismos pancrônicos ou fósseis vivos são espécies muito semelhantes ao que eram na sua origem, algo que faz com que sejam organismos extraordinários e surpreendentes, uma vez que são extremamente semelhantes aos animais mais antigos. São surpreendentes não só…