7 dicas de como cuidar da arcada dentária canina

Escovando dentes do cão

Os cães também precisam de cuidados bucais. Sim, hoje vamos contar a você um pouco mais a respeito de como cuidar da arcada dentária dos animais de estimação.

A higiene bucal do cão é um tema de extrema importância para os donos de cães. Através dela, é possível evitar danos na dentição canina. Isso evitará o mau hálito e outros problemas dentários.

Existem certas dicas que devem ser levadas em consideração quando se trata de como cuidar da arcada dentária canina.

Se não cuidarmos dos dentes do cachorro, ele vai ficar exposto a diversos riscos. Um deles é a probabilidade de sofrer de periodontite. Além disso, podem surgir outras doenças ocasionadas pela infiltração de bactérias bucais no sangue. Tais bactérias dão origem à artrite, a infecções renais, a doenças no sangue, e assim por diante.

É fundamental manter a saúde bucal canina em dia.

7 dicas básicas de como cuidar da arcada dentária canina

1. Alimentação

Esse é um dos fatores de maior importância. Na hora de cuidar da saúde bucal do animal, a alimentação e os produtos que oferecermos ao nosso bicho de estimação são questões básicas.

O cachorro deve consumir alimentos de boa qualidade. Escolher a ração adequada pode resultar na diferença entre uma boca saudável e uma boca doente. A comida adequada para um cachorro é a seca e sólida. Ela vai ajudar no fortalecimento da arcada dentária do cão. Além disso, vai evitar o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes.

Como cuidar dos dentes do cão

2. Escovação dos dentes

Outro tema muito importante no guia sobre como cuidar da arcada dentária. Os dentes do cachorro devem ser escovados diariamente, da mesma forma que os dentes dos seus donos. Assim, você vai garantir a eliminação de qualquer resto de comida na boca do animal. É ideal começar a escovação dental, desde filhote. Dessa maneira, o cão vai se acostumando a ter bons hábitos.

3. Brinquedos

Além disso, é importante escolher bons brinquedos para o cachorro, de preferência, eles devem ser fabricados com borracha natural ou náilon. Dessa forma, vamos contribuir para a prevenção do acúmulo de tártaro. Além disso, fortalecem a arcada dentária. Esses brinquedos têm a função também de limpadores. Sua consistência e dureza ajudam a limpar por completo a boca do animal.

3. Dentifrícios caninos

Trata-se de ossos mastigáveis que fortalecem a arcada dentária canina. Mesmo assim, é importante se certificar de que tenham sido fabricados com material de boa qualidade. Além disso, também não podem conter componentes tóxicos. O melhor vai ser sempre buscar o aconselhamento de um veterinário na hora de comprar esses brinquedos. Junto com a escovação, os dentifrícios protegem perfeitamente a saúde dentária do animal.

4. Exames orais

É necessário examinar periodicamente a boca do cachorro. Para isso, vai ser preciso examinar todos os dentes dele. Isso é muito simples e vai ser preciso, apenas, mover os lábios do cachorro. É importante também se certificar de que o animal não tenha tártaro nem danos nas mandíbulas. Se for observado algo anormal na boca de nosso bicho de estimação, o melhor é procurar imediatamente um veterinário.

5. Cuidado com as raças de menor porte

As raças de pequeno e médio porte são muito mais propensas a desenvolver doenças bucais. Nesses casos, é imprescindível a presença de uma boa ração na alimentação oferecida ao animal.

Além disso, nesses casos é fundamental levar o bicho de estimação ao veterinário, regularmente. Dessa forma, o profissional de saúde vai ser capaz de descartar qualquer anomalia bucal.

6. Veterinário

O cão deve se consultar com o veterinário regularmente. Esse profissional vai ser capaz de examinar o animal, de maneira mais adequada e profissional. É de suma importância que cada cachorro tenha seu veterinário de confiança. No caso de qualquer problema, ele vai ter que se consultar com esse veterinário.

Não é muito difícil cuidar adequadamente da arcada dentária canina. É importante lembrar que os animais utilizam muito os seus dentes.

Escovando os dentes do cachorro

Na hora de brincar, comer e explorar, fazem tudo com a boca. Os bichos de estimação precisam receber os mesmos cuidados de saúde que as pessoas.

As consultas com o veterinário têm que ser feitas de tempos em tempos. O especialista é quem será capaz de detectar a tempo qualquer problema ou doença no animal. Dessa forma, vai ser possível submetê-lo a um tratamento adequado.

Diante de qualquer anomalia na saúde bucal do cachorro, a consulta na clínica veterinária é obrigatória.

Como podemos ver, as patologias que nossos bichos de estimação podem ter não são tão diferentes das nossas. O ideal é que a escovação dos dentes e os cuidados com a boca sejam feitos diariamente.

Da mesma forma que são importantes as visitas ao dentista no caso dos seres humanos, também o veterinário deve examinar os dentes de nosso bicho de estimação.