A melhor alimentação para cães com pele sensível

· junho 30, 2017

Assim como os seres humanos, os cães também podem apresentar uma pele mais delicada. Quando um canino apresenta certa intolerância a um agente, interno ou externo, é necessário descobrir qual a causa, principalmente se tem a pele sensível.

O fator mais comum responsável pelo aparecimento desse tipo de situação costuma ser a alergia. Quando um animal não tolera ou apresenta algum tipo de desconforto após consumir um alimento, os sintomas podem ser notados imediatamente.

Sintomas de alergia alimentar

comida

  • Erupções na pele
  • Coceira
  • Pele seca ou com descamação
  • Perda excessiva de pelo, com o aparecimento de áreas de pele nua
  • Pelagem sem brilho

Geralmente, estas alergias são causadas por alimentos consumidos pelos animais. É muito importante descobrir qual a substância responsável pelos sintomas. O veterinário nos ajudará nesta tarefa, solicitando uma lista de tudo o que o cão ingeriu nos dias anteriores à consulta.

Prevenção e tratamento

Por meio de uma dieta mais saudável, os sintomas desaparecem com mais facilidade. Uma alimentação criteriosa também ajudará no bom funcionamento do organismo e em uma melhora da qualidade de vida do mascote. Os alimentos menos processados costumam ser os mais saudáveis.

Alimentos mais adequados para cães com pele sensível

  • Ácidos graxos. O alimento deve conter ômega 6 e 3, óleos extraídos de peixes e frutos do mar.
  • Quanto mais simples o seu conteúdo, melhor. O mais recomendável é escolher um alimento que contenha apenas uma fonte proteica e uma de carboidratos.
  • Vitaminas e nutrientes responsáveis por deixar a pele e a pelagem mais saudáveis.
  • Não importa a apresentação do alimento. Procure sempre levar em consideração os itens que mencionamos acima para que ele contenha todos os nutrientes necessários.

Dieta veterinária

Procure um veterinário imediatamente caso os sintomas apresentados pelo seu cão sejam muito graves e persistirem por tempo considerável. Esses são indícios de uma doença mais grave.

De maneira geral, nos casos de alergia, o especialista elabora uma dieta estrita para o cachorro, eliminando os alimentos com menor possibilidade de causar problemas. O regime tem duração de aproximadamente 8 meses, tempo necessário para obter os resultados esperados. Após 10 semanas, já é possível notar o desaparecimento dos sintomas.

Uma vez estabelecida a alimentação, devemos ter cuidado com o que deixamos nosso cão comer, já que os alimentos devem ser integrados à sua dieta aos poucos. O veterinário pode nos ajudar nesse processo, que costuma ser bastante eficaz.

O efeito dos parasitas

Também é muito importante verificar se o animal não apresenta parasitas, pulgas ou carrapatos, já que eles podem ser a causa dos sintomas, ou se a pele não está sensível por má alimentação ou alergia. A pele deve estar sempre limpa para evitar possíveis contaminações.

Diferentes raças

Algumas raças são mais propensas a sofrer com pele sensível do que outras. Os cães de pele enrugada, como os sharpei, costumam desenvolver esse tipo de condição. Atenção especial para os cachorros com pelo curto, já que sua pele está mais exposta.

É importante lembrar que o aparecimento das patologias que mencionamos pode não ser um indício de uma nova doença ou uma alergia, mas de uma deficiência de um nutriente. Nesses casos, uma simples mudança na dieta do animal, por uma mais saudável e balanceada, é a solução.

Produtos como lácteos, cereais e milho costumam ser os maiores causadores de problemas, já que costumam NÃO reagir bem com a pele do corpo de nossos bichos de estimação.

Outras preocupações importantes com cães de pele sensível

No caso dos animais de estimação com uma sensibilidade maior na pele, é preciso ter outras preocupações.

  • Evite levá-los à praia. O sol forte do verão pode ser muito agressivo com seu corpo.
  • Aumente sua rotina de exercícios. A atividade física é fundamental e é de grande ajuda nestes casos.
  • Ofereça alimentos de qualidade para o peludo e, se possível, recomendados para o seu tipo de pele.