8 espécies de macacos: quais você conhece?

· agosto 22, 2018

O macaco é o animal mais geneticamente parecido com o ser humano, já que descendemos dele. Atualmente, há mais de 260 tipos. A seguir, falaremos sobre 8 espécies de macacos muito conhecidas.

8 espécies de macacos

Muitos primatas se alimentam tanto de frutas como de insetos, folhas ou sementes. A maioria têm hábitos diurnos e são realmente inteligentes em comparação a outros animais. Além disso, assim como animais domésticos, são sociáveis e carinhosos com suas famílias. Conheça 8 espécies de macacos abaixo:

1. Babuíno

O babuíno é um macaco de tamanho médio a grande que raramente sobre em árvores. Sua mandíbula apresenta grandes caninos e suas mãos possuem polegares opositores. Seu pelo é mais longo no rosto e seu comportamento é agressivo.

Seu habitat principal é a savana africana, mas também podem habitar o Oriente Médio e Europa. Come todos os tipos de animais pequenos, frutas e folhas.

8 espécies de macacos: conheça

2. Macaco japonês

Dentro da família dos macacos, o de cara vermelha é um dos mais conhecidos. É encontrado nas montanhas e bosques do Japão e pode sobreviver a temperaturas de até -15 ºC.

Sua cauda curta e seu rosto vermelho se devem à grande quantidade de vasos sanguíneos que lhe permitem manter o calor na única parte do corpo onde não possui pelo (que geralmente é marrom ou cinza). Pode pesar até 14 kg, é muito sociável, possui hábitos diurnos e chega a viver 33 anos.

3. Mandril

O mandril é uma das espécies mais antigas de macacos, vivendo em zonas tropicais da África (do Congo à Guinea Equatorial). Também é um dos maiores macacos do mundo, podendo alcançar os 55 kg. Sua pelagem é parda e seu rosto apresenta marcas azuis e vermelhas.

Com relação à sua personalidade, se distinguem por serem sociáveis, vivendo em grupos de até 250 macacos, apesar dos machos adultos geralmente serem solitários. Coletam alimento do solo e sempre evitam seu principal predador: o leopardo.

4. Macaco-aranha

Esses primatas do gênero Ateles se caracterizam por não contar com dedo polegar. O macaco-aranha habita em florestas tropicais do Brasil até o México, passando a maior parte do dia em árvores. Seu corpo mede quase 90 cm e sua cauda chega a quase o mesmo tamanho.

Sua aparência é esbelta, com membros longos, quatro dedos e pelagem negra ou castanha. Vivem em grupos de 30 indivíduos e são bastante territoriais. Eles comem cascas, sementes, frutos e folhas.

5. Bugio-preto

Também conhecido como Caraya, é a espécie mais austral, pois vive em vários lugares da América do Sul: Colômbia, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. Seu habitat natural é a floresta, geralmente próxima de pântanos ou cursos d’água.

Os machos têm pelo preto e as fêmeas têm uma pelagem semelhante à camurça. Consegue uivar por ter uma garganta desenvolvida, fazendo isso para marcar território, quase sempre ao amanhecer e ao entardecer. Vive em grupos de até 15 macacos, sendo 3 machos e o resto de crias e fêmeas. Quanto à sua dieta, come frutas, flores, sementes, hastes e ervas.

6. Macaco-esquilo

Vive nas florestas subtropicais da América Central e do Sul. Este gênero se encontra entre as espécies de macacos diurnos, vivendo em copas de árvores e em grupos que variam de 35 a 50 membros.

8 espécies de macacos: quantas você conhece?

Come sapos, insetos, ovos e frutas. É muito ágil e sua cauda é mais comprida que o corpo. Possui uma pelagem amarela na parte inferior, grisalha no centro e negra na cabeça e no rosto.

7. Macaco-titi

Essa espécie endêmica habita as florestas do Brasil, perto dos rios Parnaíba e São Francisco. Pode medir até 25 cm e sua cauda chega a 35 cm. Pesa cerca de meio quilo e se caracteriza por ter duas mechas de pelo branco ao lado do rosto.

Sua pelagem no resto do corpo é grisalha e negra. Os grupos, que chegam a até 20 indivíduos, são territoriais e hierárquicos. Essa espécie se alimenta de pequenos vertebrados, ovos de aves, aracnídeos, insetos, frutas, néctar e seiva.

8. Narigudo

Seu local de desenvolvimento é a Ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático. Ele é herbívoro, movimenta-se escalando árvores e também é um bom nadador. Sua face rosada com um largo e carnudo nariz é sua principal característica. Esse aspecto está relacionado com a seleção sexual, já que as fêmeas preferem machos mais narigudos.

O que você achou de conhecer 8 espécies de macacos? Conte para nós!

Fonte das imagens: Charlesjsharp, Alpsdake e Yumaesmanolito.