As 8 raças de cachorro mais curiosas
Provavelmente você sabe da variedade enorme existente dentro do reino canino. Alguns animais podem ser grandes, outros pequenos, alguns muito inteligentes e outros cheios de energia. Mas certamente nesta lista haverá mais de uma raça que você ainda não conhecia. Apresentamos aqui as 8 raças de cachorro mais curiosas do mundo.
O Puli
Este é um cachorro conhecido pela sua capacidade para o cuidado de ovelhas e como cão de polícia. É um animal muito bonito, paciente e tranquilo, ainda que necessite sempre de uma boa jornada de exercício diária, já que tem muita energia.
Sua pelagem varia entre o preto desbotado, o branco e o creme; também existe uma variação cinza, ainda que ela se apresente com pouca frequência.
Geralmente é uma raça que se dá bem com as famílias, especialmente com as crianças.
Tem uma tendência a latir, característica que lhe é necessária para avisar se há algum predador, ainda que somente o faça na presença de estranhos, pois escuta barulhos com os quais não está costumado, ou quando pede atenção.
O Cambodian Razorback
Este cão de origem asiática pode parecer normal, mas se distingue pois a sua pelagem no rabo toma uma curiosa forma de pompom.
Além disso, ele tem sobre a espinha uma crista de pelo que se sobressai em relação aos pelos mais curtos, como o resto do seu corpo.
Essa raça precisa de muita socialização pois eles tendem a ser muito territoriais, ainda que sejam muito carinhosos com seus donos.
Algo particular desta raça é que ela tem uma pelagem um pouco mais longa do que o comum para cães provenientes de climas tropicais.
No entanto, estão muito bem adaptados a este clima. Apesar de serem muito comuns no Camboja, não é fácil encontrá-los em outros países.
O Bergamasco
A aparência desta raça é muito estranha, pois conta com um pelo espesso, muito comprido e ondulado, que cai formando uma espécie de onda.
É uma raça de pastoreio proveniente da Itália, ainda que, na atualidade, não tenham sobrado muitos pois não continuaram criando-os para este fim.
É considerada uma das raças mais raras do mundo, e é difícil encontrá-la inclusive em seu país natal.
O Xoloitzcuintle
Esta raça proveniente do México conta com uma característica pouco comum nos cães, que é a ausência de pelo.
No entanto, ela conta também com uma variedade que tem pelos, por isso podem surgir na mesma ninhada cães com e sem pelo.
Além disso, pode ser encontrado em tamanho médio, miniatura e toy. As variedades são grandes, em especial as de tamanho médio. São muitos usados pela polícia, enquanto os toy são bons cães de companhia.
O Affenpinscher
Como a maioria dos cães da raça Pinscher, este é um cachorro de tamanho bem pequeno, brincalhão e travesso. Se caracteriza por ter o pelo grosso, duro e de aparência desarrumada.
Sua criação teve início para mantê-lo dentro de estabelecimentos para caçar ratos e outras pragas, e tendem a ser muito protetores, ainda que pelo seu tamanho dificilmente poderia ser usado como um cachorro guardião.
Ainda assim, é um bom caçador e desfruta da companhia humana.
O Lagotto de Romagnolo
Este pequeno e ativo cão é reconhecido a nível mundial como o único cachorro especializado em buscar trufas. Foram criados para buscar o apreciado tubérculo e isso faz deles únicos no mundo.
Apesar de seu tamanho, é um cão muito ativo, com excelente olfato, forte e com boa disposição para o trabalho. Será uma boa companhia para um dono que tenha tempo para lidar com toda a sua energia.
O Lowchen
É um cachorro pequeno e com um dos pelos mais estranhos, ainda que seja parecido com a pelagem do poodle. A parte da frente é espessa e as partes posteriores são quase calvas, mas com o pelo liso, similar a juba do leão.
Este cão é muito inteligente e carinhoso, sendo reconhecido como um excelente animal de estimação.
O Bedlington Terrier
Este cachorro é de tamanho mediano e possui fortes instintos de caça, principalmente de coelhos.
É um cão veloz que conta com um tronco similar a do Bull Terrier , mas conta com um pelo comprido e encaracolado, com uma espécie de penacho justo sobre o tronco.
Em termos gerais, é um cão amável, mas devido a seus instintos de caça o melhor é socializá-los somente após completarem seus requerimentos de vacinação.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.