A cauda dos cães: importância na comunicação

· outubro 23, 2018

A cauda dos cães é um elemento fundamental na linguagem canina. Graças a ela, dependendo do movimento ou do contexto, você pode descobrir o que seu animal está sentindo ou a sua atitude em relação ao ambiente ou às pessoas.

Os cães não podem falar, mas nunca param de se comunicar conosco: através de seus corpos e dos sons que emitem.

É muito importante reconhecer a linguagem corporal dos cachorros. Por isso, vamos tentar aprender o que significa cada movimento de cauda que o seu cão faz.

Noções básicas de comunicação: a cauda dos cães

A comunicação canina é baseada na posição e movimento do corpo, mas sua interpretação também depende do contexto. Quer dizer, um mesmo movimento significará coisas diferentes se ele estiver relaxado em casa ou se estiver no parque.

Entretanto, é necessário conhecer esses movimentos básicos para entender o que a cauda dos cães significa em sua comunicação. Assim, será possível elucidar em cada momento o que um cão está transmitindo.

Como a comunicação canina é universal, esses significados serão os mesmos em todos os cães: não importa de onde eles vêm ou de que raça eles são. 

Nós também levaremos em conta, nestas dicas, os cães que, devido à sua anatomia, não têm cauda ou não podem movê-la.

Cauda entre as pernas

É um dos sinais mais conhecidos e reconhecíveis: a cauda entre as pernas significa que o cão está com medoQuanto mais o cão estiver com medo, mais manterá o rabo encostado à barriga. Entretanto, devemos sempre levar em conta as limitações de cada raça.

Cachorro com o rabo entre as pernas: sinal de medo

Os galgos têm uma cauda que oferece muito mais liberdade de movimentos do que os pastores alemães e, claro, os huskies. Portanto, é importante saber o quanto a cauda fica entre as pernas dependendo das possibilidades da raça.

De qualquer modo, a cauda entre as pernas indica que o cão não está se divertindo. Precisamos saber o que está assustando o nosso animal de estimação. Assim, poderemos modificar a situação e diminuir seu medo.

Rabo balançando

Acredita-se, geralmente, que quando um cão balança o rabo é porque está feliz. No entanto, isso é falso. Há muitas outras razões pelas quais um cão pode abanar o rabo: pode ser um sinal de agressão ou um sinal de calma.

Um rabo que se move livremente, a um ritmo vagaroso, pode indicar tranquilidade ou ser um sinal de calma. Se o cão também abaixa a cabeça ou pisca, é certamente um sinal de calma.

Se o cachorro está andando em sua casa, sem qualquer desconforto no ambiente, é óbvio que é um sinal de tranquilidade e que ele está feliz.

No entanto, se a cauda se mover de maneira rápida e tensa, o significado muda completamente. Podemos resumir que um rabo agitado com energia implica nervosismo. Muitas vezes, confundimos excitação com alegria.

Além disso, a cauda pode estar levantada acima da linha da coluna e, ao mesmo tempo, tremer rapidamente. Se, além disso, a posição do resto do corpo do cão indicar alerta, ele pode estar preparado para pular e atacar.

Numa posição muito semelhante, ele pode estar prestes a começar uma brincadeira. Nesse caso, o contexto e a reação do outro cão são determinantes.

Cauda na vertical

A cauda dos cães também implica significado para a comunicação mesmo que não tenha movimento. Uma cauda levantada na linha das costas, quase imóvel, indica atenção ou alerta. Ou seja, o cão está investigando algo que o preocupa ou chama sua atenção.

Cachorro com a cauda na vertical

Mais uma vez, o contexto e a reação subsequente do cão nos darão as chaves para entender o que ele está tentando comunicar: se ele está descobrindo algo que o assusta ou apenas se ele quer reconhecer o ambiente. Além disso, ele pode até estar tentando estabelecer comunicação com outro cão que esteja por perto.

E se não houver cauda?

Apesar da importância da cauda na comunicação dos cães, há muitos que não conseguem utilizá-la. Cães sem cauda ou com rabo enrolado nas costas não têm as mesmas habilidades de comunicação que os outros cães.

Os pugs possuem a cauda enrolada

Cães que têm alterações em seu corpo, que não permitem que eles se comuniquem normalmente, estão cientes de sua dificuldade. Geralmente, são capazes de desenvolver outras formas de linguagem para compensar. No entanto, quando estão se relacionando com outros cães desconhecidos, pode haver mal-entendidos.

A linguagem dos cães é universal. Eles a usam para se comunicarem uns com os outros, mas também para fazê-lo com humanos. Portanto, saber o que a cauda significa na comunicação dos cães é essencial para entender nossos companheiros de quatro patas.