A higiene bucal e dental do seu cão
A higiene bucal e dentária do seu cão pode ser algo que você não leve muito em consideração. No entanto, ela é de suma importância. Isso porque pode melhorar a qualidade de vida e evitar doenças. Gostaria de saber todos os conselhos necessários para realizar essa limpeza? Pois bem, vamos contar para você!
O que você deve saber sobre a higiene bucal e dental
A primeira coisa que você precisa entender é que a higiene bucal e dental do seu cão é responsabilidade sua, já que eles não são capazes de fazê-la sozinhos. Ela deverá começar desde filhote, pois com duas ou três semanas de vida, ele já vai ter 28 dentes e a dentição permanente não vai demorar a surgir. No momento em que tiver seis meses de vida, o cão já vai ter os 42 dentes que vai levar consigo por toda a vida.
Quais os riscos de uma má higiene bucal e dental?
Quando não existe uma boa higiene bucal, os problemas de saúde podem surgir antes dos três anos de idade. Por isso, é preciso ressaltar a importância desse procedimento. Esses problemas vão surgir por causa do excesso acumulado de tártaro sobre a superfície dos dentes. O tártaro é o acúmulo de cálcio e fósforo da qual se aproveitam as bactérias presentes na boca.
Essas bactérias vão degradando as gengivas, causando gengivite no animal e fazendo com que ele perca seus dentes. Por isso, são necessários exames da arcada dentária do cão.
Como manter uma boa higiene bucal e dental
Vamos ver o passo a passo a ser seguido para que seu cão tenha uma boca saudável e que não haja problemas com ela.
1. Comece com uma consulta ao veterinário. O melhor é que o veterinário examine a boca do seu cão e determine se há ou não algum problema que deve ser tratado. Via de regra, para fazer um exame completo, é aplicada anestesia geral no cão. Isso não é algo que deve gerar preocupação em você.
2. Peça a seu veterinário que ele faça uma demonstração. Muitos veterinários estão dispostos a mostrar como você pode fazer uma boa escovação dos dentes do seu cão. Isso vai ajudar você a cumprir sua tarefa mais facilmente.
3. Procure uma pasta de dentes apropriada. Nunca pense em limpar os dentes do seu cão com pasta de dentes para seres humanos, pois existe uma pasta especial para cães que você pode comprar nas clínicas veterinárias ou nos Pet Shops. Você deve escolher uma pasta de dentes que seja enzimática, que tenha maior ação sobre as bactérias e que possa ser ingerida sem problemas.
4. Use uma escova de dentes para cães. Existem diferentes tipos de escova de dentes para cães. Você deve perguntar ao veterinário qual pode ser a mais adequada para o seu bicho de estimação. De acordo com o tamanho do seu focinho e sua arcada dentária, a escova deverá ser uma ou outra. Alguns cães, no entanto, não suportam as escovas, por causa disso, talvez, você tenha que usar uma escova tipo dedal de plástico ou outro produto que o veterinário possa sugerir.
Mais conselhos sobre higiene bucal e dental do seu cão
1. Faça essa higiene de forma paulatina. Não escove os dentes de seu cão de forma brusca, mas sim pouco a pouco, e lentamente, para que ele não se sinta atacado e tente morder. Você pode começar colocando um pouco de pasta de dentes sobre o dedo e deixar que ele a fareje.
2. Faça esse procedimento de maneira frequente. O ideal seria que você escovasse os dentes do seu cão todo dia, mas se você mantiver a frequência desse procedimento, fazendo duas vezes por semana, vai ser o suficiente. O importante é manter o hábito.
3. Brinquedos para a saúde dental. Os ossos e os brinquedos duros para morder são ideais para manter a limpeza bucal do seu bicho de estimação.
4. Não se esqueça dos prêmios. As guloseimas para cães, consideradas como prêmios para estimular o reforço positivo, também são ideais para manter os dentes e as gengivas saudáveis.
Siga esses conselhos e faça com que a higiene bucal e dental do seu cão faça parte da rotina de vocês para que ele seja um cão saudável e feliz, que não tenha que sofrer com problemas na cavidade oral.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.