A personalidade de seu cão segundo sua forma de dormir
Que os cães dormem muito, incluindo as sonecas, isso não é novidade. Mas você já reparou na posição que ele habitualmente fica para descansar? Dê atenção a isso, porque sua forma de dormir pode revelar muito da personalidade de seu cão e da confiança que ele sente por você e pelo ambiente onde se encontra.
Informação sobre os cães na hora de dormir
Para os nossos amigos de quatro patas, é muito importante ter um bom descanso.
O tempo que um cão dedica para dormir varia em relação a seu tamanho, sua idade e a atividade física que fez. Em média, ele necessita de entre 12 e 14 horas de sono.
Os exemplares adultos dormem, em geral, 8 ou 9 horas, e depois tiram várias sonecas durante o dia.
Os filhotes, por sua vez, como gastam muita energia, passam boa parte do dia nos braços de Morfeu (em torno de 18 horas).
A posição que um cão adota para dormir pode revelar muitas coisas sobre sua personalidade. Saiba mais detalhes.
A personalidade de seu cão se revela pela posição que ele adota enquanto dorme
Mas, além da quantidade de horas que dorme, é a posição em que o faz que pode lhe dizer algumas coisas sobre a personalidade de seu cão.
A seguir, detalharemos as principais posturas que os cães costumam adotar enquanto descansam, e seus possíveis significados.
De lado
Quando um peludo dorme de lado, quer dizer que ele está à vontade em seu entorno e seguro de si mesmo. Por ser uma posição cômoda, isso denota que o animal se sente feliz e despreocupado. Mas também significa que confia em você e que é muito leal.
Dormir de lado, além disso, é também uma postura bastante habitual nos cães de rua que, infelizmente, se acostumaram a não ter um lar. Por esse motivo, é como se tivessem desenvolvido a capacidade de se sentirem cômodos em qualquer lugar.
Corpo dobrado e encolhido
Uma das formas mais comuns de dormir que os peludos têm é com seus corpos dobrados e encolhidos. Assim eles mantêm o calor de seus corpos. Também é uma forma de proteger seus órgãos vitais e outras partes do corpo, como a garganta.
Se seu peludo for dos que se encolhe para descansar, certamente é um animal dócil e bem-disposto.
De barriga para cima
Quando um cão dorme de barriga para cima e com as pernas abertas, isso demonstra que ele é um bichinho que se sente relaxado e seguro de si mesmo e de seu entorno.
Leve em conta que, quando um cão está de pança para cima, ele se encontra em estado de vulnerabilidade. E se ele costuma dormir nesta posição, é um cão feliz e confiante, absolutamente convencido de que nada de mau pode ocorrer no lugar onde se encontra.
Barriga para baixo
Esta postura é a que costuma adotar um cão quando o sono não é muito profundo. Por isso, os peludos costumam dormir de barriga para baixo quando tiram uma soneca. É uma maneira de poder estar alerta ao que acontece ao redor.
Os cães que escolhem esta posição são, geralmente, dóceis e tímidos. Mas também são animais com muita energia, que estão sempre preparados para brincar e passear.
Desmaiado
Esta postura de “knock-out” é a que se pode ver em cães que fazem grande atividade durante todo o dia ou naqueles que têm muito calor. Eles se deitam de costas para “se esfriarem” mais rapidamente.
Em relação a sua personalidade, são animais seguros e relaxados, que se adaptam com facilidade a diferentes situações e ambientes.
Esticado
Esta é a posição que costumam utilizar para o descanso os filhotes que têm muita energia e que estão motivados e contentes.
Consiste em dormir de barriga para baixo e com as patas, tanto as dianteiras como as traseiras, estiradas, quase como se estivessem voando.
Outras considerações sobre o descanso dos cães
Independentemente da personalidade de seu cão, leve em conta que, para que ele tenha um bom descanso, você deve garantir que ele realiza suficiente atividade física e mental durante o dia. Isso pode ser obtido com:
- Passeios
- Exercícios
- Jogos de inteligência
- Brinquedos interativos
Tampouco se esqueça de mimá-lo. Assim, certamente, ele dormirá feliz e seguro.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.