Acessórios e arranhadores para o seu gato

abril 5, 2018
Os acessórios e os arranhadores para o seu gato cumprem diversas funções. Além de serem uma forma de entretenimento, eles ajudam também a satisfazer as necessidades biológicas de exercício e relaxamento do seu pet.

Que função os arranhadores desempenham na rotina do gato doméstico? Os benefícios oferecidos por esses acessórios estão associados à necessidade de afiar as unhas que todos os gatos têm. Portanto, nós convidamos você a saber mais sobre os arranhadores e sua importância para o bem-estar de seu animal de estimação.

Por que os gatos precisam afiar suas unhas?

Em estado selvagem, os felinos afiam e usam as unhas arranhando os troncos das árvores e outros elementos naturais. Esta atividade é fundamental para garantir a qualidade e a eficácia de sua caça, mas também tem outras funções como:

– Necessidade biológica

As unhas dos gatos são feitas de diferentes camadas, e cada uma delas cresce continuamente para permitir que novas unhas se originem. Se as unhas não se desgastam, o animal apresenta dificuldades de equilíbrio e poderá desenvolver problemas para andar. Isso além de prejudicar sua caça e alimentação, impede que eles se defendam e se exercitem.

Nesse sentido, todos os itens acima revelam o porquê o desgaste das unhas é uma consequência biológica de gatos selvagens e domésticos.

– Marcação do território

Os felinos são uma das espécies mais territoriais do mundo animal. Portanto, marcar território é fundamental para garantir sua sobrevivência e se impor a outros caçadores.

Suas pernas concentram glândulas sudoríparas nas almofadinhas das patas, o que produz uma substância muito semelhante ao nosso suor. Este fluido é cheio de hormônios que transmitem informações sobre o animal; ao marcar com suas unhas um território, o animal dificilmente deixa sua impressão, mas também impregna seu cheiro.

Deve-se notar que os gatos domésticos herdaram essa característica de seus ancestrais selvagens. Portanto, eles precisam marcar sua própria casa para afastar ‘concorrência’.

– Alongar seu corpo

Gatos pequenos tendem a alongar seu corpo com bastante frequência, principalmente ao acordar ou levantar-se. Esta é também uma necessidade do seu corpo, para ficar bem-disposto e alerta.

Para alongar e estabilizar seu corpo, os gatos precisam pregar as unhas em alguma superfície firme. Essa é outra razão pela qual suas unhas devem permanecer sempre afiadas.

– Exercitar-se e entreter-se

Gatos domésticos sofrem uma redução considerável em sua atividade física natural por não precisarem caçar por comida. Isso aumenta o fato de que muitos gatos vivem em ambientes pequenos e não saem muito.

Além de promover o excesso de peso, o estilo de vida sedentário entedia os gatos. É comum que estes procurem alguma válvula de escape acessível em seu ambiente para se entreter e descarregar a energia acumulada. Ou seja, o gato pode afiar as unhas e arranhar móveis para combater o tédio.

Por que ter um arranhador em sua casa?

Nós já vimos que, para os gatos, afiar as unhas é uma necessidade e um hábito adquirido. Se em sua casa não tiver um arranhador, seu gatinho deixará marcas em móveis, paredes e cortinas.

Então, os arranhadores são uma solução prática para satisfazer essa necessidade e, assim, fornecer uma atividade saudável para seu corpo e sua mente.

Tipos de arranhadores e como escolher o modelo ideal para o seu gato

Existem arranhadores de todos os tamanhos e cores, com diferentes formas e ornamentos. De fato, o mercado oferece tanta variedade que, às vezes, é difícil saber qual modelo escolher. Portanto, resumimos em algumas dicas simples para ajudá-lo a satisfazer seu gato com o arranhador ideal.

Sua casa tem pouco espaço?

A maneira mais simples de agradar seu gato e otimizar o espaço é adquirir um arranhador tipo poste.

Sua casa é grande e existem vários gatos?

Alguns modelos de arranhadores incluem tantos acessórios que são um verdadeiro parque de diversões felino. É uma excelente proposta para fornecer uma rotina muito ativa para os felinos domésticos. Estes objetos são complementos ideais para casas onde o espaço é abundante ou onde vivem vários gatos.

Seu gato já é um felino sênior?

Os felinos idosos sofrem uma redução natural em seu metabolismo, por isso precisam de atividades mais acessíveis e com menos impacto. Arranhadores planos do tipo almofada oferecem conforto e praticidade para o seu gato; são compactos e podem ser usados ​​em ambientes pequenos.

Seu gato é um curioso por natureza?

Arranhadores com cavernas são excelentes para os gatos mais curiosos e hiperativos, e podem ser fabricados em casa. Estes acessórios estimulam o animal e o buraco pode ser usado como se fosse um abrigo.

É necessário esclarecer que as unhas afiadas não precisam ser longas, entre outras coisas, para prevenir certos comportamentos. Os arranhadores são excelentes acessórios para manter as unhas dos gatos afiadas, porém eles nem sempre são necessários, se as unhas permanecerem em um tamanho considerável. É por isso que é importante consultar seu veterinário de confiança sobre a manutenção das unhas de seu gato.