Acne em animais de estimação

Embora pareça impossível, os animais podem sofrer de acne. Como nas pessoas, a acne em animais de estimação é causada por distúrbios hormonais, embora também possa haver fatores hereditários associados a essa condição.

A acne é a infecção de um folículo piloso na pele; embora não tenha consequências médicas graves, é importante cuidar da infecção.

Esta erupção em animais de estimação ocorre na idade da puberdade, entre 3 e 12 meses de vida. Somente em alguns casos a acne foi observada em animais adultos.

Como a acne aparece em animais de estimação

 As áreas mais comuns onde a acne aparece são a cabeça, as extremidades e a coluna; também no focinho e nos genitais. Esta infecção da pele é mais comum em cães de pelo curto, já que os folículos estão entupidos com o mesmo sebo da pele. Isso também pode ser observado em gatos.

Cachorro branco
Fonte: Cody Wellons

Vale destacar que a acne em animais de estimação é igual a das pessoas: protuberâncias e abscessos da pele, pele avermelhada e com pus, o que é popularmente chamada de espinha. Em alguns casos, a acne ou espinha é interna; portanto, sua aparência será apenas de uma protuberância.

Muitas vezes o problema pode passar despercebido, por isso é importante observar bem o cão na hora do banho. Além disso, enquanto você o acaricia ou escova, poderá perceber as protuberâncias.

Nos animais, a acne pode causar coceira ou desconforto, o que faz com que os cães se cocem regularmente. Em muitos casos, isso pode causar mais infecções na área. Por estas razões, é importante manter a área afetada limpa.

Recomendações para tratar a acne em animais de estimação

A acne evolui e melhora quando a idade adulta é alcançada. Com cerca de um ano de idade do animal de estimação, os sinais começam a desaparecer ou tornam-se imperceptíveis.

No entanto, na presença de acne é possível tomar algumas medidas que melhorarão a aparência do animal. Da mesma forma, o desconforto causado pela protuberância pode ser tratado.

  • Primeiro, é importante manter o cão limpo. Usando um shampoo adequado, é possível diminuir a presença de gordura ou sebo na pele, que é o que provoca a obstrução dos poros.

Se já houver presença da espinha, a limpeza se tornará ainda mais necessária. Nos dias em que o animal não é banhado, a área afetada deve ser limpa com um pouco de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e algodão.

  • Produtos que não são adequados para animais não devem ser aplicados. Entre outras coisas, porque eles podem irritar ainda mais a área afetada ou gerar algum tipo de alergia.
  • Os produtos desenvolvidos para o cuidado da acne em pessoas podem ressecar a pele dos animais.
  • A tentação de espremer ou quebrar a espinha deve ser evitada; isso poderá causar mais infecções e até mesmo a formação de um abcesso. Uma vez que a espinha amadurece, ela explode sozinha e desaparece.
  • É sempre importante visitar o especialista. Uma avaliação pode descartar um distúrbio hormonal, como resultado da acne em animais de estimação, especialmente se for um animal adulto.
  • Apenas em alguns casos é aconselhável o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios, geralmente quando a acne é crônica. Lembre-se sempre que o fornecimento de qualquer medicação deve ser feito sob a supervisão de um especialista.

Tratamentos caseiros para acne em animais de estimação 

Embora a recomendação para qualquer patologia ou condição seja a visita a um especialista, existem algumas opções que podem ser usadas. Existem alguns tratamentos tópicos que melhoram a acne em animais, embora antes disso seja importante limpar a área afetada.

Close de cachorro
Fonte: Tim
  • Por exemplo, a calêndula é uma planta conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios e antissépticos. Recomenda-se diluir cinco gotas de tintura de calêndula em 100 ml de água e depois aplicar na área afetada. A planta não deve ser aplicada diretamente na acne, pois isso poderá piorar essa condição.
  • Outro elemento recomendado é a aloe vera (babosa), que pode ser encontrada em diferentes formatos: gel, tintura e creme. Sempre que possível, você deve escolher a apresentação natural, já que os produtos comerciais sempre contêm perfumes e corantes.
  • A aloe vera é uma planta adstringente que reduz acne rapidamente.
  • As folhas de chá verde também têm propriedades curativas para a acne ou espinha. Você pode aplicar o chá ou os sachês diretamente na área afetada; isso servirá como um anti-inflamatório.
Recomendados para você