Adestramento do collie

dezembro 29, 2018
Esta raça de cão de guarda é muito energética e precisa ser educada desde filhote. As sessões não devem exceder quinze minutos, para manter a atenção do animal. 

É considerado uma das raças mais inteligentes e obedientes entre os cães. Mas isso não significa que não precise ser ensinada desde filhote. Portanto, neste artigo, vamos falar tudo sobre o adestramento do collie.

Como é o adestramento do collie?

É um cão de guarda, com muita energia, e alerta 24 horas por dia. Esta raça, que está agrupada dentro do grupo dos cães de pastoreio, é muito fácil de ser ensinada.

Agora, se não fizermos um adestramento em idade precoce, pode se tornar um animal difícil de lidar.

O mais importante é ensinar-lhe coisas básicas e, pouco a pouco, passar para coisas mais complicadas.

As sessões de adestramento do collie não devem exceder 15 minutos, para assim tirar o máximo proveito de sua atenção e compreensão.

É essencial dar ordens e agir com firmeza e decisão, além de ser paciente e constante, como com qualquer outra raça de cães. É sobre ser educado e, ao mesmo tempo, autoritário: essa é a chave do adestramento do collie.

Um dos “problemas” que ocorre durante o adestramento do collie, é que esse cão tem um forte instinto de pastoreio e pode considerar o dono como parte do rebanho.

Quando ele é filhote, deve ser ensinado que este não é o caso e que ele deve prestar atenção à pessoa que o ensina.

Collie em um riacho

Quatro dicas para o adestramento do collie

Para ensinar um collie o que fazer e, acima de tudo, a obedecer tanto em casa como quando em uma caminhada, é essencial seguir algumas regras ou passos:

  1. Companhia

O collie não pode viver sozinho, nem ficar sozinho por muito tempo. Ainda que isso aconteça com a maioria dos cães, já que descendem dos lobos, no caso das raças de pastoreio torna-se mais evidente.

Deve prestar atenção quando estiver em casa, expressar afeição e mostrar que ele se comportou como esperado com prêmios e recompensas.

  1. Disciplina

Você não pode deixar de lado o adestramento do collie, já que este animal está acostumado a ser o líder e gerenciar um rebanho de ovelhas no campo.

Ele tem “seguidores” e é o chefe. Mas neste caso, o dono é o alfa e o cão deve obedecer.

Não caia no erro de gritar com ele (muito menos de bater nele) quando você quiser dar-lhe uma ordem. A disciplina é baseada na firmeza da nossa voz e na tranquilidade que você transmite ao animal.

 Collie

  1. Rotina

Um collie, como um poodle, um pastor alemão ou um golden retriever, precisa seguir uma rotina. Isso significa caminhar, comer e se exercitar todos os dias ao mesmo tempo.

Com o adestramento, acontece a mesma coisa: se estamos habituados a ensiná-lo de manhã, não devemos alterar isso de um dia para o outro e começarmos a treiná-lo à noite. Isso pode desorientá-lo.

  1. Exercício

Sabe-se que um cão que gasta suas energias é mais calmo e obediente. Portanto, enquanto estamos treinando-o, podemos usar esse momento também para exercitá-lo… o que, por sua vez, será excelente para sua saúde física!

O adestramento do collie pode ser mais fácil do que o de outras raças, embora isso não tire de você a responsabilidade de ser constante, comprometido e sereno ao ensinar.

Seu caráter obediente, herdado de sua origem na Escócia (onde foi criado para pastorear), tornou-o uma raça dócil e disposta a seguir seu dono.

Aproveite essa característica do seu animal de estimação, que procura obedecer a tudo o que você lhe ordena.