Meu gato cambaleia ao caminhar: o que eu faço?

· outubro 29, 2018
Este problema pode ocorrer devido a uma infecção no ouvido, uma pancada, alimentação ou problemas na coluna vertebral.

Em algumas ocasiões, se seu gato cambaleia ao caminhar? Pode ser por falta de equilíbrio ou mesmo fraqueza nas patas traseiras. Esta oscilação pode ocorrer em graus variados e pode até impedir o movimento do nosso gato, por isso é bom saber o que está acontecendo de fato.

Meu gato cambaleia ao caminhar: otite?

O equilíbrio é encontrado principalmente no ouvido, e os desequilíbrios que ocorrem no ouvido ou no sistema nervoso podem produzir ataxia. 

A ataxia é a perda do controle muscular, um distúrbio que pode ser a causa do problema se o gato cambaleia ao caminhar.

Portanto, uma das coisas que temos que descartar é uma infecção no ouvido, conhecida como otite. 

A otite pode ocorrer por várias razões, tais como o acúmulo de ácaros que infectam a orelha ou uma simples diminuição das defesas.

Embora as infecções de ouvido leves e externas não causem esses sintomas, uma infecção no ouvido pode se complicar e afetar o ouvido médio, que poderá levar a uma ataxia.

Essas otites também podem ser causadas por uma pancada ou até mesmo pelo aparecimento de um corpo estranho no ouvido. 

Um caso típico é o dos picões, um perigo desconhecido para o seu cão ou o seu gato, que causa uma tremenda dor e uma otite grave.

Meu gato cambaleia ao caminhar: traumatismos

Outra das razões mais frequentes para estes sintomas, se o nosso gato cambaleia ao caminhar, é que ele pode ter sofrido algum tipo de golpe ou trauma grave.

Esses machucados podem causar uma desorientação no animal. Em muitos casos, o repouso resolve esses problemas, mas devemos nos lembrar que, se suspeitarmos de um trauma, temos que visitar um veterinário.

Isso porque há uma possibilidade de que tenha ocorrido uma lesão em algum órgão interno.

gato cambaleia ao caminhar

A alimentação também pode estar relacionada a esse tipo de processo: rações baratas carecem de vários minerais e proteínas que podem causar esse tipo de fraqueza.

É por isso que devemos sempre estar especialmente cautelosos ao alimentar nossos animais de estimação e procurar o melhor alimento para os gatos.

Os estágios de infância e velhice são especialmente críticos, de modo que o alimento específico para animais idosos e filhotes deverão ser fornecidos aos nossos pets nestas fases de suas vidas.

Assim, poderemos evitar que eles sofram de carências nutricionais.

Meu gato cambaleia ao caminhar: problemas na coluna

Se o nosso gato cambaleia ao caminhar, e parece ter fraqueza nas patas de trás ou pouca mobilidade das patas traseiras, pode ser que o problema tenha origem nervosa ou mesmo espinhal.

O cerebelo e o sistema nervoso periférico são responsáveis ​​por movimentar o animal, de modo que problemas nervosos ou cerebrais podem desencadear esse tipo de situação.

Raio X do corpo de um gato

O aparelho vestibular é responsável pelo equilíbrio, intimamente relacionado à orelha, portanto, além da otite, o dano ao sistema vestibular pode ser outro motivo por trás da oscilação. 

Problemas mais sérios que exigem tratamento, como hérnia de disco, também podem estar por trás desse sintoma.

Se nosso gato cambaleia ao caminhar, pode haver muitos processos diferentes por trás do problema. E, embora alguns deles possam apenas ser temporários e se curarem sozinhos, a maioria são processos que exigem a assistência de veterinários para que o nosso animal de estimação não piore.

Algumas destas doenças podem, até mesmo, exigir uma cirurgia.

Por isso recomendamos que, se você perceber esses sintomas em seu animal de estimação, visite uma clínica veterinária de sua confiança.

Serão necessários vários exames para se chegar a um diagnóstico definitivo. Portanto, nunca confie na opinião de leigos e, tampouco, na internet.