Adotar filhotes: você sabe qual é a idade ideal?

junho 3, 2018

Anteriormente, acreditava-se que oito semanas era mais do que suficiente para separar os cachorros de seu grupo familiar natural, embora o ideal seja um pouco mais de tempo. Qual é a idade ideal para adotar filhotes?

Os cães passam por numerosas dificuldades e processos psicológicos variados à medida que amadurecem e envelhecem. Obviamente, domesticá-los em uma idade precoce tem grandes vantagens.

O correto é estabelecer um equilíbrio entre o nascimento, a amamentação e seu processo imediato de socialização. Cabe destacar que qualquer mudança pode definir no comportamento do animal e suas percepções posteriores. Certamente, definir a idade ideal para adotar filhotes fará grande diferença na vida futura dos seus animais de estimação.

A convivência com a mãe e os irmãos

Esse ponto importante leva-nos a uma questão: qual é o melhor momento para adotar filhotes, separando-os de sua mãe e irmãos? Deve ficar claro que a interação familiar é vital para os cães recém-nascidos. Ser parte da matilha tem suas vantagens físicas e psicológicas.

Um cachorro recém-nascido pode ser alimentado por meio de mamadeira, mas o ideal é respeitar o vínculo do filhote com seus irmãos e mãe. O natural é que o filhote seja alimentado por sua progenitora e que ele passe pela socialização precoce com os seus irmãos.

Filhotes de cachorro

Estar com a mãe permite que eles se socializem com membros maiores de sua espécie sem que se machuquem. Claro, os seres humanos podem entrar em contato desde o início, mas o ideal é respeitar a ordem natural.

Desmame precoce

O simples fato de interromper a amamentação gera mudanças físicas e comportamentais no animal de estimação. Alguns dos sintomas que podem ser percebidos são hiperatividade, agressividade em relação a outros cães, estresse e ansiedade pela separação.

Há outro problema que tem a ver com a falta de inibições sociais. Cães que passaram por desmame precoce podem ter dificuldades em controlar a mordida durante brincadeiras. Além disso, muitos caninos que apresentam essa deficiência mostram alguma inibição no acasalamento.

Outro ponto é que o desmame precoce faz com que desvantagens físicas se manifestem no cão. Seu sistema imunológico se torna mais fraco diante de infecções, o que é um risco para a vida do animal.

Qual é a idade ideal para adotar filhotes?

Anteriormente, acreditava-se que oito semanas era mais do que suficiente para separar os cachorros de seu grupo familiar natural. Sob essa visão, o treinamento humano é o fator mais determinante para o comportamento do cão.

Porém, atualmente, acredita-se que a melhor idade para se estabelecer uma relação dono-cão é a partir dos três meses. Dessa forma, a interrupção das relações familiares é menos traumática.

Filhote de cachorro

Durante os primeiros três meses, a mãe estabelece limites, ensina-os a brincar sem se machucar e dá carinho. Interromper abruptamente esse processo cria dificuldades para a domesticação do animal. O resultado disso: cães medrosos ou excessivamente violentos.

Vantagens de adotar um filhote de três meses de vida

Essa é a idade adequada para que o ser humano comece a educar o animal. Sua capacidade cognitiva estará no auge e ele terá um tempo ideal para a aprendizagem social. Rapidamente começará a obedecer ordens mediante condicionamentos positivos e negativos.

O aspecto emocional também é fundamental. Após três meses, o desapego do grupo familiar é menos traumático e o apego ao dono pode ser mais fácil. Em termos psicológicos, essa é a idade perfeita para começar a adotar filhotes.

Cada cão desenvolve sua própria personalidade. No entanto, essa é a idade em que os caninos começam a buscar sua independência. Se o animal fosse mais jovem, geraríamos um trauma e à medida que fosse ficando mais velho, as dificuldades para adestrá-lo seriam maiores.

O problema dos cães adultos

Não é que os cães adultos sejam problemáticos. A única dificuldade é que já possuem uma personalidade definida. Nesse caso, o adestramento será mais difícil e desconhecer sua personalidade pode gerar uma relação com muitos problemas.

Mas fugindo desse aspecto, há cães adultos que não mordem coisas e sabem fazer suas necessidades nos locais corretos. Tudo dependerá das experiências e traumas pelos quais o animal passou.

Como vimos, a idade ideal para adotar filhotes é definida pelo processo de socialização. O que deve ser entendido é que nem todos os cães são iguais, então é sempre importante ser flexível e respeitar a personalidade do animal.