Agressividade em coelhos, causas e soluções

· setembro 9, 2018
Apesar de serem de natureza amorosa, estes animais de estimação têm um forte instinto territorial, por isso você tem que dar-lhes o seu espaço; há soluções para essa atitude, que pode ser uma consequência de maus-tratos.

Os coelhos começaram a ser animais de estimação não faz muitos anos e, portanto, podem apresentar uma série de comportamentos que não entendemos. Bem, a agressividade é um deles. Então, hoje, queremos falar sobre quais são as causas disso e o que você pode fazer para ajudar seu amigo orelhudo.

Os coelhos são agressivos?

Se você estava pensando em adotar um coelho e ouviu falar sobre a agressividade deles, pode ter mudado de ideia. No entanto, pode ficar tranquilo, porque os coelhos não são agressivos, em geral. Pelo contrário, são animais muito carinhosos e animais de estimação muito bons.

Além de seu caráter terno, são facilmente treinados e bastante limpos, como os gatos. Na verdade, eles só vão precisar de você para limpar a gaiola todos os dias e dar-lhes muito carinho, o que parece ainda mais simples do que ter um cão um gato.

Por que surge a agressividade em coelhos

Então, se os coelhos têm uma natureza amigável e terna, o que causa a temida agressividade neles? Uma das principais causas disso é o comportamento territorial.

coelhos

Coelhos são animais territoriais, assim como cães e gatos. Portanto, quando tentamos invadir o que eles consideram seu território, comportamentos agressivos podem surgir. Assim, enquanto o coelho está em sua gaiola, devemos respeitar seu espaço e não querer forçá-lo a sair ou tocar suas coisas, tais como comedouros e bebedouros.

As melhores gaiolas para coelhos são aquelas que têm uma porta na frente, que pode ser aberta e que permite que o animal saia apenas quando ele quiser. Se você tentar colocar a mão em seu território, isto é, em sua gaiola, é provável que ele tente atacá-lo. Você ou qualquer outra pessoa que tentar.

Mais causas da agressividade em coelhos

Além do acima mencionado, existem outras causas principais pelas quais a agressão pode aparecer em coelhos. Estas são:

  • Pouco contato com humanos. Todo animal adotado como animal de estimação deve ser socializado para que, no futuro, tenha um bom comportamento com outros animais de estimação e, também, com as pessoas. Se um coelho não teve um bom processo de socialização quando filhote, é muito provável que ele se torne agressivo.
  • Maus-tratos. Se o seu coelho vem de um abrigo de animais ou de um lar temporário, é possível que esteja lá porque foi abandonado ou abusado. Isso pode ter criado uma desconfiança em relação aos humanos e, consequentemente, fez dele um animal agressivo.
  • Comportamento sexual. Um desejo sexual não realizado pode deixar seu coelho nervoso e despertar sua agressividade.
coelho tomando injeção

Como resolver a agressividade em coelhos?

Depois de identificar as causas, você saberá o que fazer para que seu coelho se sinta menos agressivo. Estas são algumas das coisas que dizem respeito a você:

  • Analise seu espaço. Um coelho, como qualquer outro animal de estimação, precisa do seu espaço, como dissemos antes: eles precisam de um lugar para considerar seu território. Este deve estar em ótimas condições: deve ser amplo, estar bem localizado e ter uma temperatura adequada. Certifique-se de que seu coelho se sente confortável no lugar onde ele está e que ele tem tudo o que precisa para se sentir em casa.
  • Comportamento sexual. Uma das principais razões para a agressividade em coelhos são os desejos sexuais, portanto, se você castrá-lo, é muito provável que o problema termine.
  • Trate-o com amor. Se a agressão nasce do abuso, existe apenas um antídoto: o amor. Fale carinhosamente com seu novo animal de estimação, acaricie-o, trate-o com amor e verá como, pouco a pouco, você conquista a confiança dele.
  • Dê a ele seu espaço. Nós já sabemos que você gostaria de abraçar seu coelho o dia todo, mas, como você viu, ele não gosta de se sentir invadido, então é melhor dar-lhe o seu espaço e permitir que ele se aproxime de você quando estiver pronto.

Se você acha que seu coelho é agressivoanalise as causas e tente fazer sua parte para ajudar com os conselhos que lhe damos. Se eles não funcionarem, vá ao veterinário para determinar outras causas, que poderão ser mais sérias.