Alimentação de um coelho recém-nascido

· abril 26, 2018

A alimentação de qualquer filhote requer cuidados. No caso da alimentação de um coelho recém-nascido, ela é especialmente importante para o seu delicado sistema digestivo. Além disso, devemos fornecer uma série de cuidados e um ambiente caloroso, acolhedor e limpo para os filhotes.

Saber qual é a alimentação de um coelho recém-nascido é essencial para sermos capazes de fornecer os nutrientes e cuidados de que necessita ao longo de sua fase de crescimento.

Cuidar de um animal recém-nascido pode parecer uma tarefa assustadora para um dono de primeira viagem. É por isso que, nas próximas linhas, tentaremos dar orientações sobre a alimentação de um coelho recém-nascido.

Alimentação de um coelho recém-nascido: estágios

O sistema digestivo de coelhos recém-nascidos é muito suscetível a mudanças em seu ambiente. Uma queda drástica ou aumento de temperatura ou uma variação muito abrupta de sua dieta podem afetar sua saúde negativamente.

Filhote de coelho

Portanto, é aconselhável seguir uma série de orientações sobre a dieta do nosso animal.

  • Até 3 semanas de idade,  é aconselhável alimentar o seu coelho apenas com leite materno ou outro que o substitua. No caso da mãe não estar disponível, tente comprar o produto recomendado pelo veterinário, que provavelmente será rico em calorias.
  • De 3 a 4 semanas, você deve continuar alimentando seu coelho com leite apropriado (não o bovino), mas você pode começar a adicionar alfafa, que fornecerá o cálcio e a proteína que ele precisa. Coelhos adultos e, especialmente fêmeas grávidas, também são alimentados com alfafa por sua valiosa contribuição nutricional. A melhor maneira de incorporar essa planta na dieta de um coelho no processo de desmame é misturá-lo com água ou leite.
  • Após 12 semanas, você pode começar a incluir diferentes tipos de vegetais. A flora intestinal do nosso coelho vai levar tempo para se acostumar com essa nova adição. Por isso, tente dar a eles um tipo diferente de vegetal a cada vez. Espere um pouco antes de dar inserir verduras novas.
  • Após 4 meses, as coisas começam a ficar mais fáceis. A dieta do nosso coelho é agora a de um adulto. Como tal, consistirá em quantidades elevadas de feno (80%), vegetais frescos (10%) e ração (10%), além de água fresca.

Depois de quatro meses, você pode mudar de comida para bebê para comida de adulto. Nessa fase, você também deve reduzir a quantidade de alfafa e  aumentar a quantidade de feno.

Menina com filhote de coelho

O cuidado que você deve dar ao seu coelho recém-nascido

Os animais recém-nascidos dependem da presença da mãe para aprenderem certos hábitos e reflexos básicos. Por exemplo, todas as mães tendem a estimular os esfíncteres de seus recém-nascidos para regular o trânsito intestinal.

Nos casos em que a mãe da cria não está presente, você deve tentar substituir esses cuidados, tanto quanto possível. No caso da regulação do trânsito intestinal, você deve estimular a área genital com um pequeno lenço.

ambiente em que você cria seu coelho recém-nascido deve ser caloroso e acolhedor. Você deve imitar a toca na qual a mãe os teria na natureza, mesmo que eles estejam em sua casa. Então, tente ter uma cama limpa feita de palha, sob a qual você deve colocar papel absorvente.

Às vezes, a mãe dos filhotes está presente, mas ela não se importa com as crias. Se você tem certeza de que ela não está interagindo com eles e, caso esse comportamento não pareça mudar, você deve  separar os filhotes da mãe antes que a saúde deles corra perigo.