Dicas para ter um coelho em casa

· abril 9, 2018
Ter um coelho em casa requer muito mais do que apenas limpar a gaiola e alimentá-lo, ele precisa de uma série de cuidados específicos em relação à sua higiene e alimentação.

Para cuidar bem de um coelho, também é necessário levar em conta as diretrizes de comportamento para o animal sentir-se à vontade; ele é sensível, mas não se expressa como outras espécies.

Os coelhos estão começando a ganhar espaço nos lares como animais de estimação. Seu tamanho pequeno e aparência adorável pode fazer você pensar que é uma boa ideia levá-lo para casa. No entanto, devemos nos lembrar que cuidar de um ser vivo implica em certas responsabilidades.

Como saber se convém ter um coelho em casa

Em geral, sabemos pouco sobre os hábitos dos coelhos, além do fato de que eles gostam de comer cenouras e que têm uma alta taxa de natalidade. Se quisermos ter um em casa, devemos pensar um pouco para saber se temos os meios e o entusiasmo para que ele possa viver saudável e feliz.

Primeiro, devemos considerar se podemos pagar pela manutenção desse animal. O mais ético no momento de adquirir qualquer animal seria adotá-lo e, embora a taxa de adoção seja menor do que o preço que um coelho de criador, devemos estar preparados para arcar com os custos de entre 60 e 90 euros (entre 240 e 54 reais).

À taxa de adoção, devemos adicionar o alimento, a gaiola, as despesas veterinárias e a adaptação de nossa casa. Se deixarmos o nosso coelho correr livremente, ao invés de apenas permitir sessões de exercícios supervisionadas algumas vezes por dia, devemos ter em mente que ele vai roer todos os fios que encontrar, por isso é importante proteger os nossos aparelhos.

Coelho de estimação

Também temos que levar em conta que os coelhos são extremamente curiosos e animais sociais que precisam de estimulação constante. Mantê-lo em uma gaiola irá privá-lo de muitas fontes de entretenimento e pode fazer com que ele desenvolva um comportamento nervoso.

Comportamento e hábitos dos coelhos domésticos

Um dos mitos que cercam os coelhos é que eles são animais sujos. No entanto, poucos sabem que eles podem aprender a fazer suas necessidades em uma caixa de areia, assim como os gatos, o que permite a você ter um coelho em casa, solto e sem o risco de acidentes.

Curiosamente, os coelhos gostam de comer e aliviar-se ao mesmo tempo, então uma boa maneira de incorporar bons hábitos à sua vida cotidiana é colocar a caixa de areia perto de onde ele come.

Coelho comendo legumes

Em relação às suas necessidades nutricionais, os coelhos alimentam-se principalmente de feno fresco, o que os ajuda a regular o trânsito intestinal e a manter a higiene bucal. Os mais jovens comem alfafa, uma vez que contém mais proteínas e os açúcares necessários para o seu desenvolvimento.

Em relação ao comportamento, os coelhos são criaturas muito expressivas e alegres que podem desenvolver um forte vínculo com seu dono. Eles sabem o que eles querem e como querem, e vão deixar você saber por meio de gestos, carícias ou sons que você certamente irá reconhecer.

Os coelhos também gostam de ficar no chão e de correr livremente. Eles não gostam de ser pegos ou colocados em superfícies elevadas, das quais não conseguem escapar. Se você insistir em fazer isso, é provável que tentem fugir de você.

Ter um coelho em casa com crianças

Os coelhos têm uma expectativa de vida de cerca de 10 anos. Podemos ser tentados a dar um para o nosso filho ou sobrinho por sua aparência amistosa e charmosa, mas os coelhos requerem mais cuidados do que o habitual e precisam de um dono responsável que conheça suas necessidades.

Criança dando de beber a coelhos

Como já mencionamos, os coelhos não gostam de serem pegos nos braços e é inevitável que uma criança tente segurá-los em algum momento. O animal não vai gostar, irá se debater e poderá acabar arranhando.

Além disso, estes animais não suportam barulhos e nem alvoroços. Sua personalidade leva-os a querer brincar em ambientes silenciosos e tranquilos. Os coelhos gostam de ficar sozinhos quando vão comer ou tirar uma soneca. Portanto, antes de comprar um, certifique-se de que as crianças da casa poderão conviver com um animal com essas características.