Cuidados básicos com um furão

· janeiro 13, 2018

furão, ou ferret, é um animal pequeno, carnívoro, que costuma pesar entre 1 e 2 quilos. Pode ser integrado à vida caseira e se caracteriza por ser muito ativo e por sua curiosidade não ter fim. Dorme muitas horas diárias e, como todo pet, precisa de cuidados e atenção. A seguir, daremos alguns conselhos sobre os cuidados básicos com um furão. Se você deseja ter um em sua casa, tome nota.

Animal de estimação não convencional

O furão é um animal que foi domesticado há muito tempo, por ser considerado de utilidade para o controle de certas pragas. Atualmente, ele está enquadrado como um animal de estimação exótico, portanto, muitas pessoas o escolhem como companhia em casa.

Se educá-lo desde jovem, ele irá adotar hábitos caseiros e se transformará em um integrante a mais da família. Especialmente, porque ele é muito ativo e precisa brincar e matar sua curiosidade.

Furão com flores

Justamente por isso, os cuidados básicos com um furão incluem tomar certas precauções necessárias. Não podemos perdê-lo de vista e nem expô-lo a possíveis acidentes do lar. É preciso manter os armários, caixas e gavetas fechadas e não deixar elementos tóxicos a seu alcance.

Costumes e particularidades

Trata-se um animal pequeno, que costuma viver 8 anos e se torna adulto a partir de um ano de idade. A fase de reprodução vai de dezembro a junho e pode parir entre 2 e 16 filhotes. Há apps que nos ajudarão com estes cuidados.

Ainda que seja uma espécie muito ativa quando está acordada, o furão tem hábitos noturnos. Isto é, permanece entre 14 e 15 horas do dia dormindo. E precisa fazer isso na escuridão, porque é necessário que ele regenere sua melatonina. Por isso, é importante oferecer um espaço fechado e escuro dentro de sua jaula.

Quais são os cuidados básicos com um furão

Seu local e limpeza

O animalzinho deve viver nas melhores condições. Para isso, o ideal é comprar uma jaula ampla e, se possível, de fundo macio. É importante que se leve em conta que ele tem o hábito de escavar. Se em sua jaula houver espaços separados para sua atividade diurna e descanso, melhor ainda.

Cuidar de sua higiene é especialmente importante, já que é um animal que costuma cheirar mal. Pelo menos uma vez por semana, limpe e desinfete sua jaula com água e detergente neutro.

Uma boa estratégia para manter a limpeza controlada é educar o furão para que faça suas necessidades em um lugar específico com areia. Isso é possível, com um pouco de paciência.

Cuidados básicos com um furão: alimentação

O furão é carnívoro e sua alimentação se baseia em proteína animal. Uma ração especial para furões ou um preparado para filhotes de gatos é o mais adequado para sua dieta. Não é recomendável lhe dar carne crua, já que as bactérias podem ser prejudiciais para sua saúde. Cerca de 5% de fibra também é necessária para favorecer a digestão.

Muitas vezes, faz bem incorporar outras vitaminas. Para fazer isso é aconselhável consultar um veterinário que as indique.

Ter um veterinário de confiança

O cuidado básico com um furão consiste também em atenção médica. Como com todos os animais. O ideal é contar com a ajuda de um veterinário especializado em furões e fazer controles periódicos, dar as vacinas correspondentes e desparasitá-lo.

Atenção com o calor

É importante destacar a suscetibilidade deste animalzinho às mudanças de temperatura, em especial ao calor. Por não ter a capacidade termorreguladora de outras espécies, pode sofrer insolações.

É bom refrescá-lo com água nas temporadas de verão e colocar perto de sua jaula garrafas de água congelada. Ambas são estratégias simples e benéficas para que seu  animal de estimação não passe por maus momentos.

Furões se lambendo

Um furão em casa

A atividade física é importante para estes animais. É possível tirá-los da jaula por alguns minutos diariamente. Sempre com o cuidado de não expô-lo aos perigos domésticos, como tomadas, fios, sacadas, etc. O ideal é ter uma correia e um peitoral especial para passear com ele, tal como se faz com outro animal.

Educar um furão pode levar tempo, mas com paciência tudo é possível. Principalmente, para que ele faça suas necessidades em um lugar específico, com areia.

Manipulando-o diariamente com cuidado, o furão é um animal que chega a ser muito amistoso e dócil. Apesar de não ser tão obediente como um cão ou gato.

Outro dos cuidados básicos com um furão é realizar o corte de suas unhas regularmente. Também, a limpeza dos ouvidos, escovação e um banho de vez em quando.