Alimentos caseiros para seu papagaio

dezembro 16, 2017

Os papagaios são pássaros amigáveis ​​que muitas vezes servem de animais de estimação e são uma ótima companhia para muitas pessoas. A alimentação é essencial para todos os pássaros, por isso é normal que a seguinte questão apareça: quais são os alimentos caseiros para seu papagaio que você deve lhe oferecer?

Um papagaio requer cuidados e carinho. Dentre os cuidados está o fato de que ele deve ter uma alimentação de acordo com suas necessidades nutricionais. Além disso, ele precisa de água, limpeza constante e de um espaço adequado.

É preciso ter em mente que nem todos os papagaios têm as mesmas características. Alguns são mais calmos do que outros, mais ou menos barulhentos ou afetuosos. No entanto, a alimentação é a mesma para todas as espécies.

Existem alimentos caseiros para seu papagaio?

Sim, eles existem. É importante saber que uma dieta equilibrada é fundamental na vida do papagaio. Ter uma dieta equilibrada irá beneficiar a sua plumagem e em sua personalidade, pois o animal pode entrar em estado de depressão se não receber os cuidados adequados. Os alimentos industrializados são muito confortáveis, mas não garantem que a dieta do pássaro seja variada e rica em nutrientes.

Papagaio-cinzento comendo alimentos caseiros

Uma boa dieta não só dará ao papagaio uma vida mais longa, mas também melhorará sua qualidade de vida. Isso ajudará que ele resista melhor ao avanço do tempo ou das doenças.

Frutas

Se falamos de alimentos caseiros para o seu papagaio, você deve sempre ter a disposição frutas e vegetais. Os frutos têm sacarose e glicose e, portanto, é necessário que sejam oferecidas porções equilibradas desses alimentos.

Uma fruta que contém muita sacarose, como a banana, pode ser parte da dieta de um papagaio, mas não de forma ilimitada. Duas ou três vezes por semana serão suficientes para o animal.

A dieta variada é importante porque evita a monotonia e o estresse do papagaio. Além disso, quanto mais variada a dieta, menor será o impacto negativo no bolso do proprietário.

A maçã, o melão e a pera são excelentes para um papagaio diariamente. Também é possível adicionar a essas frutas a laranja, a tangerina e o morango.

Legumes

Os alimentos caseiros para seu papagaio também devem incluir vegetais. Entre as principais recomendações estão o alface e o espinafre, embora seja necessária atenção para que não frequência do consumo desses alimentos esteja controlada. Brócolis e acelgas também são alimentos bastante adequados para um papagaio.

Há também um conjunto de caules, raízes e frutas que se revelam excelentes como alimentos caseiros para seu papagaio. Em relação ao consumo de raízes, você pode escolher cenouras e rabanetes. Da mesma forma, o aipo, a alcachofra e a couve-flor podem ser incluídas ao lado de pimentões vermelhos e verdes, além dos tomates.

Alimentos caseiros para seu papagaio que são facilmente encontrados em casa

Os alimentos mencionados acima são de fácil acesso e frequentemente usados ​​em casa, embora existam outros produtos populares também. Por exemplo:

Arara azul

  • O macarrão, em suas diferentes variedades, é algo que deve ser incluído na dieta de um papagaio. Do mesmo modo, podem ser fornecidas leguminosas como grão-de-bico, lentilhas e ervilhas.
  • As batatas cozidas e a abóbora também serão apreciadas pelo papagaio e não prejudicarão sua saúde.
  • São recomendados todos os tipos de sementes secas de diferentes espécies. Os cereais também podem ser parte do cardápio, embora seja sempre válido lembrar que devem ser variados.
  •  O pão de trigo integral pode ser adicionado à dieta, desde que seu consumo seja bastante moderado.
  • Embora os seguintes dados gerem surpresa, é verdade: os belos papagaios também são carnívoros. O frango em tiras e o peixe branco são alimentos que podem ser oferecidos a um papagaio.
  • O iogurte sem açúcares adicionados e biscoitos artesanais que não possuem gordura animal são alimentos que não afetam o papagaio.
  • Finalmente, é necessário insistir que os papagaios não devem comer alimentos com alta concentração de açúcares. Dessa forma, você deve evitar oferecer chocolates e doces.
  • Alimentos com muito sal não devem ser fornecidos. O abacate, o leite e a salsa causam danos aos papagaios e devem ficar de fora da dieta desses animais.

Com um pouco de atenção, podemos oferecer ao nosso animal de estimação uma dieta saudável.