Alimentos perigosos para gatos

Janeiro 17, 2018

Os gatos adoram comer ração (especialmente as de tipo úmido), além do patê e do atum. Basicamente, esses três alimentos são aqueles que respondem pela maior parte da dieta do animal. Alguns proprietários, muitas vezes, gostariam de mudar um pouco o cardápio do seu animal de estimação. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao fazer isso, pois há alimentos perigosos para gatos. Gostaria de saber quais são? Então, continue lendo este artigo.

Há alimentos perigosos para gatos?

Quando alimentamos nossos animais de estimação, devemos estar muito conscientes do que estamos oferecendo para eles. Devido à ignorância ou ao fato de não percebermos isso, podemos estar fazendo algo ruim para o nosso gato, colocando certos alimentos em seu prato.

Gato preto comendo ração seca

Apesar de tudo, há cada vez mais e mais proprietários que escolhem preparar o jantar para todos em casa (inclusive, os animais).  Ainda assim, é muito importante que essas refeições não contenham ingredientes que possam ser tóxicos ou prejudiciais para a saúde do animal. Preste muita atenção aos seguintes alimentos perigosos para gatos:

1. Chocolate

Embora possa parecer estranho, algumas pessoas querem dar chocolate aos animais de estimação. Elas pensam que, já que gostam, os animais também podem comer esse tipo de alimento. Claro que os animais vão gostar do gosto doce na boca, mas o que alguns proprietários não sabem é o quanto o chocolate é perigoso para a saúde dos gatos.

O chocolate contém uma substância chamada Teobromina, um alcaloide que estimula o sistema nervoso central e está “relacionado” com a cafeína, embora tenha um efeito mais suave. Uma vez que o organismo felino não está preparado para este alimento, é preciso mais tempo para digerir e eliminá-lo do corpo dos animais. Isso pode causar aceleração da frequência cardíaca, excitação, vômitos, diarreia e, em muitos casos, até a morte do animal.

2. Café

Outro alimento perigoso para gatos porque causa distúrbios no sistema nervoso. A cafeína é tóxica para animais e pode causar falta de ar, convulsões, palpitações, agitação, vômitos e diarreia.

3. Peixe cru

Embora um dos alimentos favoritos dos gatos seja o atum enlatado, o problema realmente está nos peixes “inteiros”, que ainda não foram cozidos. Por um lado, é preciso levar em consideração que alimentos crus podem conter bactérias prejudiciais para sua saúde e, por outro lado, as enzimas dos alimentos crus destroem a vitamina B1, que é essencial para o funcionamento do organismo do seu animal de estimação.

Por sua vez, há um perigo adicional ao comer peixe com espinha: ao não moer os ossos bem durante o ato da mastigação, eles podem causar ferimentos no trato digestivo ou no estômago. No caso do atum, o importante é não abusar das quantidades para evitar a intoxicação por mercúrio.

4. Cítricos

Limão, laranja ou toranja podem causar desconforto no estômago e diarreia no gato. Outras frutas que é melhor não oferecer ao animal são as uvas, pois podem afetar os rins, e o abacate, porque contém uma substância fungicida chamada Persina, que é tóxica para os felinos.

5. Ossos de galinha

Os cães certamente adoram, e alguns gatos também. No entanto, os ossos de frango fervidos, assados ou cozidos são alimentos perigosos para gatos. Nesse caso, isso não é devido a nenhum componente que possa se tornar tóxico para o animal, mas sim por ser um elemento que se fragmenta facilmente. Tal como acontece com as espinhas de peixe, eles também podem causar danos à boca e ao sistema digestivo do animal, o que, em alguns casos, irá tornar necessária a intervenção do veterinário.

6. Cebola e alho

Esses dois alimentos têm tiossulfato, um elemento que pode destruir os glóbulos vermelhos do sangue e causar anemia no seu animal de estimação. Esse composto também está presente no alho-poró e na cebolinha. Os sintomas, nesse caso, são: fraqueza, apatia, vômitos e pouco interesse em alimentos.

7. Doces e guloseimas

Os seres humanos adoram doces e, claro, os animais de estimação também, pois são alimentos viciantes e deliciosos. Mas, assim como uma ingestão excessiva de doces é ruim para as pessoas, também será um dos alimentos perigosos para gatos. Ingeri-los pode causar, a longo prazo, diabetes tipo 2. Além disso, o excesso de doces também causa obesidade.

Outros alimentos perigosos para gatos são:

  • Uvas-passas
  • Álcool
  • Ração para cães
  • Tomate
  • Batatas
Recomendados para você