Logo image
Logo image

Amor entre cães e pessoas: como meu cão diz que me ama?

4 minutos
Amor entre cães e pessoas: como meu cão diz que me ama?
Última atualização: 14 maio, 2016

Se você tem um peludo e morre de amor por ele, certamente acredita que o carinho que você lhe dá é correspondido. Mas, possivelmente, você se pergunta: de que maneira meu cão diz que me ama? Contaremos algumas das muitas formas que os cães usam para demonstrar o afeto que sentem por seus donos.

O segredo do amor entre cães e pessoas está nos olhos

Some figure

Muita gente está convencida de que a seus animais de estimação só falta falar, ao ponto de chegarem a considerar esses bichinhos como quase humanos. Entretanto, assim como as pessoas, os animais têm diferentes ferramentas para se expressarem.

Não é estranho escutar frases como “meu cão me diz que ama com seus olhos ou “meu peludo me olha de uma maneira especial”.

É que, conforme estudos recentes comprovaram, a particular relação de amor que tem havido por muitos séculos entre cães e seres humanos, se deve muito ao contato visual que se estabelece entre eles.

Quando uma pessoa e seu peludo se olham, são produzidos altos níveis de oxitocina, o chamado “hormônio do amor”. E isso provoca um fortalecimento mútuo da confiança e da conexão emocional entre ambas as espécies.

Se você for um dos que se pergunta: “Como meu cão diz que me ama? ”, aqui lhe daremos algumas pistas das diferentes formas que os cães têm de expressarem carinho por seus donos.

Como meu cão diz que me ama?

Entretanto, no olhar não está a única forma que um cão tem de demonstrar seu afeto. Algumas pessoas apenas se recordam das atitudes humanas para demonstrar afeto. E está perfeito, mas não nos esqueçamos de que eles são de outra espécie e que nós não somos o umbigo do mundo. Vejamos alguns exemplos:

  • Movendo a cauda.

É que ele está muito contente por te ver.

As lambidas do cão em sua cara equivalem aos beijos ou carícias que os humanos dão por afeto e como forma de saudação. Além disso, dessa maneira, o cão pode interpretar seu estado de humor e procurar te confortar caso ele perceba que você está triste ou preocupado.

  • Se jogando de barriga para cima e permitindo que você o acaricie.

Embora esta seja uma forma de demonstrar submissão, ele também está demonstrando confiança.

Outras atitudes pelas quais você pode afirmar que o seu peludo te ama

Se o seu animal de estimação tiver algum destes comportamentos, não tenha dúvidas sobre o afeto que ele sente por você:

  • Não quer sair do seu lado se ele percebe que você está doente ou deprimido;
  • Adora deitar junto a você para dormir, tal como o faria com os integrantes cães de sua matilha;
  • Boceja quando você o faz, tal como acontece quando “contagiamos” com o bocejo a outras pessoas;
  • Oferece seu brinquedo favorito, não só para te pedir que brinque com ele, mas também tentando te agradar ao te oferecer o seu objeto mais querido.

Muito amor canino

Há outros comportamentos de seu peludo que, embora possam ser tidos como formas de expressar seu afeto, também podem ser considerados sinais de algum problema – como a ansiedade ou um hiperapego – sobretudo se tornarem-se excessivos determinados comportamentos. Por exemplo:

  • Não para de fazer festa e de saltar como louco quando você retorna ao lar, embora você tenha saído há apenas há 5 minutos;
  • Te persegue como uma sombra por toda a casa, apegado a você;
  • Quer dormir ao seu lado. Se for na sua cama, melhor ainda.

Nestes casos, consulte um veterinário ou a algum especialista em comportamento animal para que ele te assessore sobre as melhores formas de superar estas situações.

Quanto mais você cuidar de seu cão, mais afeto você receberá dele

Some figure

Nunca é demais recordar que se você ama o seu cão tanto quanto ele te ama, não basta mimos e carícias para demonstrar isso, é aqui onde a palavra responsabilidade volta a ser escrita. Portanto, não se esqueça:

  • Socialização;
  • Educação;
  • Vacinas;
  • Desparasitação;
  • Controles veterinários periódicos;
  • Passeios e brincadeiras;
  • Alimento adequado ao seu tamanho, peso e idade;
  • Espaço cômodo e limpo para seu descanso;
  • Brinquedos e acessórios.

Essa lista lhe parece longa? Podemos continuar a ampliá-la. Certamente, quanto mais o cuidar, mais o seu cão lhe agradecerá por isso e mais amor dará.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.