Animais de estimação veganos: como essa escolha afeta a saúde dos nossos bichinhos?

outubro 9, 2019
Os animais de estimação veganos são uma 'consequência' da mudança de alimentação realizada por muitos donos. Embora o façam com boas intenções, muitos não sabem que não estão oferecendo os nutrientes que seus cães e gatos precisam ingerir.

Cada vez mais pessoas estão decidindo mudar a sua alimentação para preservar a vida animal. Muitas delas, caso tenham um cachorro ou gato de estimação, acabam “obrigando-os” a comer segundo os seus preceitos. Os animais de estimação veganos são uma realidade, e vale a pena saber se eles estão saudáveis ​​e como a falta de certos nutrientes pode afetar a sua saúde.

Animais de estimação veganos?

Talvez, para alguns, o veganismo seja uma excentricidade, algo da moda ou destinado apenas a pessoas ricas. No entanto, a verdade é que cada vez mais pessoas decidem parar de comer carne, leite e ovos.

Isso não é tudo, já que muitos deles decidem transformar seus animais de estimação em veganos. Sim, é verdade, eles eliminam todos os produtos de origem animal do prato de seus cães e gatos.

Além de uma filosofia de vida, eles afirmam que não conseguem ver ou sentir o cheiro – e muito menos manipular – a carne para oferecê-la aos seus melhores amigos.

Devido ao aumento de veganos e animais de estimação no mundo, as principais marcas de alimentos para animais oferecem rações especiais, feitas com sementes de linhaça, polpa de beterraba e lentilha, em vez de carne, frango, leite e peixe.

Os veterinários dizem que estes hábitos alimentares, embora pareçam saudáveis, não podem representar 100% da dieta do animal, porque eles não cumprem os requisitos mínimos de nutrientes de que nossos bichinhos precisam.

O problema dos gatos

Embora todos os animais de estimação veganos sofram dessa falta de vitaminas e proteínas de origem animal, a verdade é que, nos gatos, a situação é ainda mais grave. 

Isso ocorre porque os felinos são carnívoros estritos (os cães são onívoros). Ou seja, seus dentes e sistema digestivo são preparados para consumir tecidos de animais, que lhes fornecem os nutrientes necessários.

Os gatos podem ser veganos?

Para atender às suas necessidades de aminoácidos, um gato teria que consumir quantidades excessivas de ração. Proteínas deste tipo são menos digeríveis – para os gatos – e, mais cedo ou mais tarde, os donos começarão a perceber as mudanças físicas no animal de estimação: baixo peso, doenças, apatia, etc.

Os gatos não podem ser veganos porque precisam de carne e de gordura animal para o seu desenvolvimento e crescimento, além de manter o sistema imunológico em boas condições.

A dieta vegana para gatos pode levar a patologias graves, como degeneração da retina ou cardiomiopatia dilatada.

O caso dos cães

Os cães são onívoros, o que significa que podem comer alimentos de origem animal ou vegetal. Mas isso não significa que torná-los veganos é uma boa escolha.

Cachorro vegano com seus donos

Embora não seja um problema tão sério quanto nos gatos, um cão que não recebe sua dose diária de carne – através da ração ou comida tradicional – pode sofrer de intolerância alimentar, excesso de peso, distúrbios dermatológicos, inflamação intestinal, falhas na resposta imunológica e até diabetes.

Não é recomendado remover completamente a carne – vermelha ou branca – da dieta do cão, embora o consumo possa ser reduzido. Desde que seja complementado com proteínas vegetais de boa qualidade e que não faltem as fibras e vitaminas necessárias.

Você deve ter em mente que, sem a carne, o cão não receberá certos nutrientes, como os ácidos graxos essenciais e aminoácidos.

Animais de estimação veganos: humanização desnecessária

As consequências de humanizar nossos animais de estimação são terríveis para a sua mente e corpo. Se não tolerarmos o contato com a carne ou alimentos de origem animal, sempre podemos comprar ração e suplementar a dieta do cão com legumes ou verduras adequados para o consumo.

Não podemos mudar a essência do animal a ponto de não oferecer o alimento necessário para ele ser saudável e forte. Acredite ou não, ter um animal de estimação vegano é uma maneira de maltratar os animais… aqueles que temos mais próximos dos nossos corações!

  • Dodd, S. A. S., Cave, N. J., Adolphe, J. L., Shoveller, A. K., & Verbrugghe, A. (2019). Plant-based (vegan) diets for pets: A survey of pet owner attitudes and feeding practices. PLoS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0210806