Os animais com a melhor visão da natureza

Alguns animais possuem habilidades incríveis. Aqui você conhecerá aqueles cuja visão poderia estrelar um romance de ficção.
Os animais com a melhor visão da natureza

Última atualização: 08 junho, 2022

Para nós, humanos, que dependemos tanto da visão, é fascinante explorar esse sentido em outras espécies. Os animais, assim como nós, usam os olhos para encontrar comida, detectar ameaças e se comunicar com o meio ambiente.

No entanto, alguns deles possuem habilidades muito mais avançadas que os humanos, a ponto de serem consideradas supersentidos. É por isso que neste espaço você encontrará os animais com a melhor visão da natureza e suas incríveis capacidades. Não perca.

Os animais que têm a melhor visão

Os sentidos dos animais são configurados em torno de suas necessidades biológicas. Por exemplo, aqueles que têm a necessidade de caçar serão especialmente sensíveis ao movimento e aqueles que se alimentam de flores são capazes de detectar tons não espectrais. Vejamos os exemplos mais surpreendentes.

1. Aves de rapina

“Visão de águia”: a comparação não é acidental, pois as águias e as aves de rapina noturnas são capazes de detectar objetos a quilômetros de distância com incrível precisão. Além disso, muitas delas possuem duas fóveas, o que lhes permite fixar os olhos em dois objetos ao mesmo tempo.

Em sua retina, elas têm mais células para detectar a luz do que nós e, além disso, contam com um campo de visão muito maior que o nosso (340º).

2. Gatos

Os gatos, além de uma excelente visão, possuem a incrível capacidade de enxergar no escuro. Graças ao tapetum lucidum, uma camada de tecido localizada na coroide, a luz que entra em seus olhos é “reciclada”, aumentando assim a quantidade disponível para a retina.

Nos felinos, essa estrutura ocular aumenta o brilho da visão em 40%.

3. Gonodactylus smithii

Esse incrível crustáceo australiano é o ser vivo com a visão mais complexa conhecida até hoje. Enquanto os humanos possuem apenas 3 tipos de cones (células especializadas na detecção de cores), esse animal possui 12.

Apesar do que se diz, eles não veem cores impossíveis. No entanto, detectam cores ultravioleta e infravermelha que não somos capazes de ver, além de 4 tipos diferentes de polarização. Graças a isso, os pequenos seres quase transparentes no fundo do mar não passam despercebidos por esse animal.

4. Camaleões

Nem tudo são cores e nitidez visual, outro dos animais com a melhor visão do seu reino é o camaleão. Todo mundo já conhece sua incrível capacidade de mover os olhos de forma independente, mas além disso ele é capaz de focar em várias distâncias.

Mesmo assim, seus olhos não são totalmente independentes, pois convergem ao detectar presas para dar ao réptil visão binocular.

5. Lagartixas

Voltando às cores, é preciso falar sobre esses répteis. Os olhos da lagartixa são 350 vezes mais sensíveis às cores do que os olhos humanos. Graças a isso, elas têm a incrível capacidade de ver cores no escuro. Além disso, como outros animais de caça, possuem um sistema multifocal que permite calcular facilmente as distâncias.

6. Guepardo (Acinonyx jubatus)

Os guepardos não são apenas rápidos, para aproveitar esse potencial eles precisam primeiro se fixar em um alvo. É por isso que eles são capazes de localizar suas presas a 5 quilômetros de distância. Além disso, sua acuidade visual permite localizá-las em ambientes confusos, como no meio de uma perseguição ou no meio do mato.

7. Cabras e ovelhas

Esses animais têm uma pupila que chama a atenção de qualquer pessoa, pois seu formato é retangular. Isso não é por acaso, pois muitas vezes eles dependem da visão para salvar suas vidas. Graças a essa curiosa adaptação, seu campo de visão é muito amplo: 320º. É difícil surpreendê-los por trás.

8. Polvo e choco

Eles não poderiam faltar nessa lista como animais incríveis que são em todos os sentidos. Originalmente, acreditava-se que os polvos e seus primos marinhos não detectavam cores, apenas luz polarizada. No entanto, um estudo revelou que o que eles realmente fazem é alterar seu espectro visível de cores para se adequar à profundidade em que nadam.

Nas áreas litorâneas, sua visão é predominantemente verde, que gradualmente muda para azul à medida que mergulham nas profundezas, onde a luz é mais escassa.

9. Beija-flores

As aves costumam ter excelente percepção de cores, especialmente aquelas que se alimentam de flores e frutas. Esse é o caso do beija-flor, que é coroado como um dos animais com melhor visão da natureza, graças à sua capacidade de enxergar a luz ultravioleta, já que possui células especializadas para essa cor. Ele pode perceber combinações que nós, humanos, nem sequer somos capazes conceber.

Um beija-flor azul cintilante.

Você conhecia todos esses animais? Eles não são os únicos que têm olhos muito mais desenvolvidos do que nós, pois cada espécie tem uma série de necessidades específicas às quais seu corpo se adaptou. Portanto, se você já se perguntou como seria olhar para duas coisas ao mesmo tempo ou ver novas cores, lembre-se de que não será o primeiro a fazer isso.

Pode interessar a você...
Como é a visão das moscas?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como é a visão das moscas?

A visão das moscas depende das imposições biológicas do meio ambiente e do fato de estarem em movimento quase todo o tempo.



  • Chung, W. S., & Marshall, N. J. (2016). Comparative visual ecology of cephalopods from different habitats. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences283(1838), 20161346.
  • Wild hummingbirds discriminate nonspectral colors. Mary Caswell Stoddard et al. PNAS , 15 de junio de 2020
  • Thoen, H. H., How, M. J., Chiou, T. H., & Marshall, J. (2014). A different form of color vision in mantis shrimp. Science, 343(6169), 411-413.
  • Horváth, G., Horváth, G., Varju, D., & Horváth, G. (2004). Polarized light in animal vision: polarization patterns in nature. Springer Science & Business Media.