6 flores que parecem animais

Bonitas, únicas e semelhantes a alguns seres vivos. Essas são algumas das características que definem as flores que parecem animais.
6 flores que parecem animais

Última atualização: 06 Abril, 2021

A natureza é muito ampla e curiosa. A cada dia mais espécies da fauna e da flora são conhecidas no planeta, cada uma com particularidades e aspectos que as tornam únicas. No entanto, às vezes esses dois campos convergem em um ponto: as flores que parecem animais ou vice-versa são a prova viva disso.

Existem mais de 400 000 espécies de plantas no planeta. Entre elas, um pequeno grupo se destaca dos demais por apresentar semelhanças muito fortes com algumas espécies animais. Abaixo, você encontrará informações sobre 6 plantas exóticas que vão surpreender você.

1. Erva-abelha

A erva-abelha (Ophrys apifera) é uma espécie encontrada na Europa e na Ásia Ocidental. Geralmente tem cerca de 30 centímetros de altura. Essa planta única recebe seu nome graças a um labelo que imita o abdômen de uma abelha fêmea. Possui 3 lóbulos que, por sua vez, apresentam pelos finos e sedosos.

Sua cor é marrom-escuro e possui algumas manchas do mesmo tom, porém mais claras. Também possui linhas brancas e amarelas. Curiosamente, essa aparência frequentemente atrai abelhas machos para polinizá-la. Existem 2 espécies, a segunda é menos conhecida (Ophrys schulzei), pois só é encontrada na Ásia Menor e no Oriente Médio.

A erva-abelha é parente da Ophrys insectifera, que também atrai insetos para ser polinizada.

Uma das flores que parecem animais.

2. Orquídea pato voador

Essa espécie é única no mundo. A orquídea pato voador (Caleana major) é nativa da Austrália, onde prefere áreas altas e arenosas. Não ultrapassa os 40 centímetros de altura e é caracterizada por uma coloração entre tons vermelhos e verdes.

Em um único ramo, de 5 a 7 flores podem florescer, especialmente entre a primavera e o verão. Sua aparência única faz com que seu labelo e lábio se assemelhem a um pato voador. É polinizada pelo macho da mosca-serra (Symphyta).

Uma orquídea pato voador.

3. Orquídea cara de macaco

Essa espécie combina 2 personagens do filme: os macacos e o Drácula. Seu nome científico (Drácula simia) se deve aos botões que dela surgem e se assemelham aos caninos de um vampiro. É uma planta exclusiva das áreas altas da Colômbia, do Equador e do Peru, pois cresce entre 1200 e 2000 metros acima do nível do mar.

Seu aroma se assemelha ao de uma laranja madura e não é uma flor típica de temporada, pois consegue florescer a qualquer momento em seu habitat natural. Sua comparação com o rosto de um macaco se deve ao arranjo de sua coluna, suas pétalas e seu labelo rosa e branco. A parte inferior é roxa e os pistilos desenham o focinho de um macaco.

Outra das flores que parecem animais.

4. Flor-papagaio

A flor-papagaio (Impatiens psittacina) é uma espécie de flores que parecem animais da família Balsaminaceae. Seu habitat é a Ásia, em países como Tailândia, Birmânia e Índia. Sua flor é roxo-clara e vermelho-carmim, que tem a forma de um papagaio voando quando vista de um lado. Pode ter uma altura de 50 centímetros.

Uma flor-papagaio.

5. Orquídea-pomba

A orquídea-pomba ou Flor do Espírito Santo (Peristeria elata) é uma planta pertencente à família das orquídeas e está presente no Panamá. Na inflorescência, produz sw 4 a 12 flores de um branco marfim intenso. Elas são adornadas com algumas manchas roxas, mas o mais impressionante é que uma pequena pomba emerge do labelo.

Esse vegetal é de caráter terrestre, mas também pode se agarrar a outras árvores com musgo ou plantas, sem afetá-las negativamente. Foi encontrada a uma altura de 1100 metros acima do nível do mar. Devido à sua enorme beleza e caráter único, essa planta foi dizimada historicamente, por isso está em perigo de extinção.

Essa espécie é a flor nacional do Panamá. Está presente, mas em menor nível, nas florestas úmidas da Colômbia ou do Equador.

Uma das plantas que parecem animais.

6. Orquídea-garça

É uma das orquídeas mais conhecidas do Japão, onde também é chamada de sagiso (Habenaria radiata). Distingue-se pela peculiar cor branca e pela forma de suas flores. Os lobos laterais do labelo lembram uma garça e suas pétalas simulam as asas dessa ave, com a qual em alguns casos compartilha habitat.

Essa é uma das flores que parecem animais que está em perigo de extinção.

A orquídea garça é uma das flores que parecem animais,

Essas são apenas algumas das diferentes espécies de flores que parecem animais. A natureza ainda esconde muitos segredos e espécies de plantas e animais a serem descobertos, porém, o homem costuma ser a maior ameaça a essas flores exóticas que enchem seus habitats naturais de beleza e misticismo.

Pode interessar a você...
Os 10 menores animais do mundo
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os 10 menores animais do mundo

A natureza e a evolução revelaram a existência de certas espécies minúsculas. Descubra aqui os 10 menores animais do mundo!



  • Ikeuchi, Y., Suetsugu, K., & Sumikawa, H. (2015). Diurnal skipper Pelopidas mathias (Lepidoptera: Hesperiidae) pollinates Habenaria radiata (Orchidaceae). Entomological News, 125(1), 7-11.
  • Ruchisansakun, S., Tangtorwongsakul, P., Cozien, R. J., Smets, E. F., & van der Niet, T. (2016). Floral specialization for different pollinators and divergent use of the same pollinator among co-occurring Impatiens species (Balsaminaceae) from Southeast Asia. Botanical Journal of the Linnean Society, 181(4), 651-666.