Ansiedade do cão por comida: como solucionar

· agosto 25, 2018

A primeira coisa a saber é que a ansiedade do cão por comida é herdada da origem do animal. Ou seja, é um comportamento comum nos lobos. Portanto, é instintivo, sim, mas você tem que tentar acalmá-lo. Afinal, a ansiedade do cão por comida pode causar a torção do estômago, que é mortal.

Certamente, mais de uma vez, você já presenciou a ansiedade do seu cão por comida. Ou seja, você coloca a comida e, em alguns segundos, ele a engole como se sua vida dependesse disso. É possível que você não entenda por que ele se comporta assim. Entretanto, hoje, nós vamos explicar o porquê desse comportamento e dar algumas orientações para resolver a ansiedade do cão por comida. Quer saber mais?

De onde vem a ansiedade do cão por comida

Os cães, como já dissemos em algumas ocasiões, vêm dos lobos. Por isso, há uma série de comportamentos inatos neles que dificilmente podem ser erradicados. A ansiedade do cão por comida é uma dessas características. Lobos são animais selvagens que vivem ao ar livre e sob a lei que afirma que o mais forte é aquele que sobrevive.

Portanto, os lobos, quando caçavam, comiam tudo de forma ansiosa, para que outros predadores e, às vezes, outros membros da matilha, não pudessem tirar a comida deles. Eles agiam assim porque não sabiam quando teriam a chance de pegar a próxima presa. Isso criou uma ansiedade na hora de comer que, infelizmente, hoje nossos cães ainda apresentam.

Isso pode parecer um pouco ilógico, porque nossos animais de estimação são alimentados diariamente. Além disso, eles sabem que, todo dia, serão alimentados no mesmo horário. Entretanto, parece que este tem sido um comportamento tão arraigado que nunca foi superado.

Cachorro comendo ração

Outras causas da ansiedade do cão por comida

Se o seu cão nunca teve ansiedade por comida e de repente parece tê-la, estas podem ser as causas:

  • Estresse. Um cão estressado pode comer com ansiedade. O estresse pode ter sido causado por um trauma, um acidente, uma mudança ou a chegada de um novo animal de estimação na casa.
  • Medicação. Alguns medicamentos com corticoides que o seu cão pode estar tomando causam um estado de nervosismo nele que será refletido em sua maneira de comer.
  • DoençaDiabetes ou outras doenças podem levar seu cão a comer com ansiedade.

O que você pode fazer contra a ansiedade do seu cão por comida?

Agora já sabemos que a ansiedade do seu cão em relação à comida é normal e que o problema afeta muitos cães, é hora de analisar os passos que podemos dar para ajudá-lo. Fazer isso é fundamental, pois a ansiedade alimentar pode causar problemas graves, como excesso de peso, diarreia ou torção do estômago.

Cachorro comendo chocolates

 

Aqui estão alguns passos simples que podemos seguir:

  • Exercício. Deixar seu cão em forma ajudará a acalmar a ansiedade do animal por comida. O exercício é benéfico para a saúde e o ajudará a ficar em forma e a comer com mais calma.
  • Distribua a comida. É possível que seu cão acredite que se alimentar uma vez por dia não é suficiente. Por isso, ele pode ter a sensação de não saber quando voltará a comer, o que gerará a ansiedade por comida. Um dos melhores métodos para combater isso é distribuir a ingestão de alimentos várias vezes ao dia. Não dê mais do que ele precisa. Em vez disso, divida a alimentação em algumas porções menores ao longo da jornada.
  • Mude o prato. Se o alimentador for muito grande, o cão pode engolir tudo facilmente. Nas lojas de animais, você encontrará alguns pratos que dificultarão a alimentação para que ela não seja tão rápida.
  • Alimente-o com a mão. Se mesmo tentando esses métodos nenhum deles der resultado. Então, aproveite o tempo livre para alimentar o seu cão com a mão. Pegue o alimento em pequenas porções e alimente-o devagar. Depois de várias semanas, ele próprio se acostumará a comer mais lentamente.

Cada mudança de comportamento exige paciência e esforço, um investimento que temos certeza que você estará disposto a fazer pelo bem-estar de seu animal de estimação.