Conheça os 5 predadores mais letais

· agosto 21, 2018
Enquanto algumas espécies usam sua inteligência para "enganar" suas vítimas, outras usam suas poderosas garras ou mesmo veneno para capturar suas presas.

A natureza, com o passar dos séculos, desenvolveu “máquinas de matar” bastante elegantes e eficientes. A grande maioria delas, como os dinossauros, por exemplo, viraram história. Se você se interessa por essas criaturas, hoje apresentaremos os predadores mais letais do mundo.

O topo da cadeia alimentar

A cadeia alimentar é uma noção que nós, seres humanos, desenvolvemos para entender melhor o ambiente que nos rodeia. Muitas pessoas podem dizer que estamos no topo, mas a verdade pode ser muito diferente.

O mundo está cheio de criaturas com diferentes funções na cadeia alimentar. Há animais que servem de alimento para os outros, que chamamos de presa; estes servem como alimento para outros animais carnívoros, que estão armados com diferentes ‘ferramentas’ para alcançar este fim.

Há alguns (como nós humanos) que usam sua inteligência para enganar suas vítimas. Outros exigem meios mais agressivos, como o uso de garras e venenos para serem eficazes na caça. De qualquer forma, os animais que apresentaremos são os predadores mais letais da atualidade.

Conheça os predadores mais letais!

Na lista abaixo, não há uma ordem na escala de letalidade para cada um deles. 

1. A vespa do mar

Temos certeza de que você está surpreso pelo fato de uma medusa aparecer nesta lista. A vespa do mar é uma das criaturas mais mortais do mundo; explicaremos o porquê.

Vespa do mar

Este animal pode medir até três metros de comprimento, quando seus tentáculos estão totalmente esticados. Nós todos sabemos que uma picada de uma vespa pode ser dolorosa, mas uma picada desta espécie pode causar a morte.

Na Austrália, suas águas de origem, é recorrente que haja mortes acidentais causadas por ela. Pois, sendo translúcidas, os nadadores e surfistas não a observam a tempoSeu veneno pode causar a morte em cinco minutos. Apesar de se alimentar de bactérias, nós a colocamos nesta lista por causa de seu poderoso veneno letal para os seres humanos.

2. O leão africano

Todos nós conhecemos os leões; talvez os maiores felinos do mundo, que controlam a savana africana. Eles podem ser encontrados dormindo a maior parte do tempo, entre 16 e 20 horas por dia, e podem ser considerados um dos animais mais preguiçosos do mundo.

Leão africano

O leão africano aparece nesta lista dos predadores mais letais porque sua eficácia é incrível. É verdade que eles não possuem um veneno como as espécies anteriores, mas compensam com uma incrível rapidez e garras ferozes.

E, como se isso não bastasse, os leões andam em grupo, pois sabem que a força está nos números. Quando um bando coordena seus ataques, podem derrubar até mesmo os maiores elefantes. Além disso, há um mito de que, se um leão provar a carne humana, ele não poderá se alimentar de outra coisa.

3. A rã dardo venenoso

Deixamos muito claro para você: nunca tente beijar um sapo com a esperança de que seu príncipe dos sonhos apareça. Muito menos se este sapo for brilhantemente colorido, pois é um sinal claro de perigo iminente.

rã dardo venenoso

A rã dardo venenoso é endêmica das selvas da América Central e do Sul, e inclui mais de 150 espécies em sua família. Como mencionamos anteriormente, esses animais apresentam cores muito marcantes como meio de defesa contra predadores.

Sua pele secreta um veneno extremamente letal para quase todas as criaturas do mundo. Mas a verdade é que elas não produzem seu veneno: elas o sintetizam a partir de suas presas. Geralmente, comem diferentes artrópodes e, quanto mais coloridos eles são, pior o veneno.

4. As serpentes marinhas

Pense um pouco sobre o assunto. Se uma cobra não venenosa já é assustadora, imagine-a na água e venenosa. Espécies da família hydrophiinae passam a maior parte de suas vidas em ambientes aquáticos; tanto salgados quanto doces.

serpente marinha

As espécies maiores podem atingir cerca de quatro metros de comprimento e apresentar uma paleta na cauda; para maior mobilidade. A verdade é que essas serpentes não são muito agressivas, a menos que sejam provocadas; se provocadas, elas atacam seu agressor com seu veneno cinco vezes mais poderoso do que o de uma naja.

5. O hipopótamo

Como o último representante desses predadores mais letais do mundo, deixamos o hipopótamo, o que talvez surpreenda a muitos. Os hipopótamos habitam grande parte da África e partes da região asiática.

hipopótamo

Embora pareçam muito calmos e não ameaçadores; os hipopótamos são animais muito territoriais e agressivos contra aqueles que se atrevem a ameaçar sua autoridade. Até mesmo os crocodilos pereceram sob as garras desses animais e, como se isso não bastasse; não toleram a presença humana.