Por que os hipopótamos são perigosos?

· agosto 3, 2018
Apesar de sua imagem aparentemente calma e de ser uma espécie herbívora, esse mamífero é tremendamente agressivo, mais que um leão ou um crocodilo. Isso se deve ao seu instinto territorial - considera o resto das espécies uma ameaça - e com seus 500 quilos de peso e meio metro de presas, é um animal que devemos temer.

Quando vemos seu grande tamanho e formato rechonchudo, pensamos que ele não tem capacidade para atacar. Então, quando aprendemos que sua dieta é baseada em vegetais e folhas ou que ele passa a maior parte do dia na água, acreditamos que ele é um ser inofensivo. Mas você sabia que os hipopótamos são perigosos? Neste artigo, vamos dizer-lhe por quê.

Hipopótamos são perigosos… mais que um leão!

Se perguntarem: qual é o animal mais perigoso da África? Talvez você responda o leopardo ou o leão. Mas isso não está certo!

Acredite ou não, o hipopótamo é o mais perigoso do continente e o que mais causa mortes de pessoas e mamíferos na região.

leões

Ele mata mais que o temível crocodilo, que é considerado um ágil nadador e muito bom no quesito camuflagem.

Mas o hipopótamo pode caçar animais escondidos na água, como o crocodilo, que só mostra seus olhos.

O hipopótamo pode parecer muito terno e até bonito por causa de sua fisionomia robusta, suas narinas grandes e seus olhos pequenos. No entanto, é classificado como o animal mais agressivo do mundo.

Além disso, ele não tem medo de enfrentar outros “companheiros” que vivem nas mesmas águas, como o crocodilo ou o jacaré.

Jacaré

Na verdade, o hipopótamo não se sente bem com a necessidade de ‘compartilhar seu espaço’, e procura maneiras de ganhar espaço vital, tanto na superfície da água e da costa que ele escolheu para estar com sua família.

Não é um vizinho amigável, mas sim um com o qual você sempre terá problemas.

O mesmo não acontece quando ele procura um lugar na terra para ficar. Nela, ele reduz seu mau-humor e seu espírito combativo. Pelo menos enquanto houver comida disponível.

Se não conseguir comida ou água fresca, entrará em jogo seu lado mais agressivo.

Enquanto os machos são mais selvagens em termos de território, as fêmeas se tornam realmente poderosas quando estão criando seus filhotes.

Elas não têm medo de enfrentar um leão, uma hiena ou qualquer outro predador que queira atacar seus bebês.

O ataque de hipopótamos às pessoas

Até agora falamos sobre o comportamento hostil que os hipopótamos podem ter em seu ambiente natural para se protegerem de predadores, ou para conseguir comida e abrigo.

Mas o que podemos dizer em relação aos ataques desses enormes mamíferos aos seres humanos?

Os episódios em que eles tombaram barcos ou mataram pessoas que nadavam nas águas africanas são conhecidos. 

Basicamente, isso ocorre porque, para um hipopótamo, qualquer ser vivo é uma ameaça à sua tranquilidade e ao seu ambiente.

hipopótamo

instinto territorial do hipopótamo 

O instinto territorial do hipopótamo é o que provoca uma reação que pode ser fatal em muitos casos. E o que é ainda mais curioso é que o hipopótamo não vai matar uma pessoa (ou qualquer animal que o incomode) para se alimentar… já que ele é herbívoro!

Quando a comida ou a água é escassa, considera humanos e outros mamíferos como um inimigo que quer se apossar de sua valiosa porção de frutas, folhas e plantas.

Quando atacam, usam sua força e seu grande peso: entre 3.200 e 4.500 quilos, de acordo com a idade e se são machos ou fêmeas.

Além disso, eles têm uma arma muito poderosa: suas presas têm quase meio metro de comprimento, com as quais podem esmagar galhos e tudo o que estiver em seu caminho.

Ainda que eles não sejam os mais atléticos da savana, o fato é que o hipopótamo tem a capacidade de correr a 45 Km/h, e quando eles estão ‘cegos de raiva’, não há nada nem ninguém que os possa parar.

Esse comportamento agressivo e territorial é o que finalmente permitiu que a espécie permanecesse viva. 

Eles têm poucos predadores naturais para se preocupar, já que nenhum felino, não importa quão faminto ou desesperado esteja, ousará medir forças com uma massa furiosa de meia tonelada.

Mas, apesar de você saber que os hipopótamos são perigosos… ainda assim eles não parecem ternos e super amigáveis? 

Tenha cuidado se você quiser fazer um safári na África! Porque hipopótamos são perigosos e você poderá vê-los com seu temperamento real.