As borboletas mais impressionantes da natureza

· abril 2, 2018

Ninguém pode negar que elas são lindas, alegram nossas vidas e nos deixam impressionados com seu voo majestoso. As borboletas são uma das criaturas mais incríveis na natureza e são consideradas um símbolo espiritual e de transformação. Neste artigo, vamos apresentar a você as mais bonitas!

As borboletas mais bonitas que existem

É um pouco difícil listar as borboletas mais bonitas… Afinal, todas são incríveis! Mesmo assim, fizemos um esforço para escolher as mais chamativas entre os 165 mil tipos que existem no mundo. Estas são as mais fascinantes e elevantes:

criação de borboletas

1. Borboleta transparente

Borboleta transparente

Possui asas tão finas que, quando voa, parece que é o corpo que se desloca pelo ar. Isso acontece porque o tecido de suas asas é transparente. É possível enxergar do outro lado! Habitam as Américas Central e do Sul, principalmente em países como México, Brasil, Bolívia, Peru e Venezuela.

2. Borboleta Morpho

Também vive nas Américas Central e do Sul. Seu nome quer dizer “modificado” ou “mudado”. É o epíteto de Vênus e Afrodite, as deusas do amor. São bem grandes, medindo 7,5 centímetros. Suas asas são azuladas, com tons mais escuros perto do tronco. Possuem “bordas” pretas, com manchas vermelhas, amarelas e brancas.

3. Borboleta asa-de-pássaro

Essa espécie pode ser encontrada na Nova Guiné. As fêmeas são maiores que os machos, com até 31 centímetros de envergadura e 12 gramas de peso. Quanto à aparência física, as asas são de cor marrom com marcas brancas e tórax avermelhado.

Infelizmente, a borboleta asa-de-pássaro encontra-se em perigo de extinção por causa da caça (são muito procuradas por colecionadores) e pela plantação de palma.

4. Borboleta morena espanhola

A Aricia Morronensis é originária da Espanha e costuma ser encontrada em terrenos rochosos e secos, voando em altitudes de até 1800 metros. Pode medir até 26 mm de envergadura e é de cor marrom com bordas brancas. Sua parte posterior, entretanto, é adornada com linhas ocre, pontos negros e brancos. Também apresenta marcas laranja.

5. Borboleta esmeralda

Borboleta esmeralda

A borboleta esmeralda tem como habitats o norte de Serra Nevada, na Espanha, e o Canadá. Prefere terrenos arenosos e de vegetação baixa e se desenvolve entre maio a agosto. De tamanho pequeno (16 milímetros de envergadura), seu nome se deve à linda cor esverdeada de suas asas, enquanto as fêmeas também se destacam pela frente marrom.

6. Borboleta 88

Pequena em tamanho (2,4 centímetros), seu nome é tão curioso quanto suas asas. As mariposas 88 são caracterizadas por suas cores branco e preto com uma área vermelha superior. É chamada de 88 porque suas manchas parecem formar dois números “8”. Voa de abril a setembro e habita na América países como México, Peru, Brasil, Colômbia e Argentina.

7. Borboleta monarca

É a mais famosa das borboletas e a que realiza uma das migrações mais extensas de todo o reino animal: cada ano elas emigram do Canadá até o México para se reproduzir. Encontram-se em risco de extinção devido à constante destruição de seu habitat. De cor laranja e preta, com manchas brancas, aparece nos jardins com flores chamativas.

Borboleta sobre flor rosa
Fonte: Jean-Pol GRANDMONT

9. Borboleta Vanessa

Também chamada de Vanessa dos Cardos, apresenta cores laranja, preto e branco. É encontrada em todos os continentes, exceto na Antártica, e pode viver em regiões temperadas, montanhosas e até quentes.

De tamanho grande (90 milímetros de envergadura), pode voar 1,6 mil km durante sua vida. Quando adultas, essas borboletas se alimentam do nectar de flores cultivadas e silvestres, como os cardos, seu “prato” favorito.

9. Borboleta Fabíola

Sua principal característica é que as asas são de cores diferentes na frente e atrás. Quando estão abertas, são de um tom azulado com bordas brancas, e quando as fecha, apresentam um fundo marrom claro com pequenos círculos brancos e pretos, ou laranjas e pretos. Habita regiões de pradaria e de vegetação baixa, voando nos meses de junho e julho.

10. Grande borboleta mórmon

 

Borboleta mórmon

A última desta lista de borboletas é realmente chamativa por causa da tonalidade de suas asas. O padrão nunca é o mesmo entre os exemplares da espécie. Inclusive pode parecer um inseto perigoso quando está pousada em uma folha. Pode medir até 15 centímetros e vive na Ásia, entre Índia e Indonésia.