As doenças hereditárias nos cães

As doenças hereditárias nos cães também existem. Muitos cães padecem de condições que já vêm predeterminadas geneticamente, desde antes de seu nascimento. Infelizmente, trata-se de algo muito comum. Isso ocorre tanto nas raças puras como nas raças mestiças. As doenças hereditárias nos cães podem ser muito delicadas.

No entanto, este tipo de patologia nem sempre é transmissível.

“As doenças hereditárias nos cães associam-se a genes evolutivos históricos”, isso é o que afirmaram vários estudiosos da área que desenvolvem diversas investigações e estudos a respeito. Pouco a pouco, foram surgindo grandes avanços com relação ao tema. Certamente, nos últimos cem anos, pesquisou-se muito sobre saúde canina.

Trata-se de uma questão meramente biológica, já que tais genes evolutivos se encontram dispersos no genoma da cada cachorro doméstico.

Felizmente, graças aos avanços da ciência e de suas respectivas investigações, hoje em dia existem diversos tratamentos para prevenir e tratar doenças nos cães. Graças a isso, podemos gozar de sua companhia por bem mais tempo e prolongar seu bem-estar.

Tipologia de doenças hereditárias nos cães

Normalmente as doenças em nosso animal de estimação podem ser tanto de origem hereditária como também de origem ambiental ou nutricional.

Cachorro com olhar triste

Autor: Soggydan Benenovitch

Segundo os estudiosos, existem principalmente 5 doenças hereditárias nos cães. Estas são:

  • Alergias na pele
  • Displasia de quadril
  • Síndrome respiratória braquiocefálica (SRB)
  • Doenças da válvula mitral
  • Lesões do ligamento cruzado cranial (LCC)

Felizmente, estas patologias hereditárias não afetam gravemente a vida do animal. A cada dia, os transtornos genéticos são mais controláveis e curáveis. O avanço da ciência é incessante, e cada vez há mais soluções para problemas de saúde que nossos pets apresentam.

Recordemos que é nossa responsabilidade comprovar, manter e velar pela saúde
de nosso animal de estimação ao longo de toda sua vida.

A prevenção

Na hora de prevenir o desenvolvimento de um mal genético, há muitos conselhos a respeito. Estes tipos de doenças podem ser prevenidas com facilidadee o tratamento efetivo deve começar assim que elas surgirem. Um dono atento e responsável poderá lidar perfeitamente com este tipo de situações.

As 5 principais doenças hereditárias nos cães são as seguintes:

1. Alergias na pele

Trata-se de uma das patologias mais frequentes nos cães. Podem incluir infecções no sistema auditivo, manchas na pele, e mais. Qualquer raça de cão pode contrair este tipo de mal. Mesmo assim, existem raças mais sensíveis aos sintomas, por uma questão genética. Os Labradores e o Golden Retriever apresentam um risco 50% maior de herdar este tipo de doença.

Normalmente, não são patologias de muita gravidade. Hoje em dia existem vários tratamentos eficazes para tratar todo tipo de alergias em cães.

2.Displasia de quadril

Trata-se de uma desordem muscoesquelética, herdada. Também pode se apresentar em qualquer tipo de cães. Estatisticamente, a doença prejudica mais as raças grandes. Os cães de grande porte costumam apresentar sintomas e condições mais intensas.

Com frequência, a displasia de quadril é corrigida mediante intervenção cirúrgica. Nem todos os cães são bons candidatos para se submeter à cirurgia. Trata-se de uma intervenção delicada e minuciosa. Esta é uma das mais complexas doenças hereditárias em cães.

3.Síndrome respiratória braquiocefálica (SRB)

Esta desordem respiratória afeta certas raças em particular. Cães de rosto achatado, como os Buldogue e os Pugs, são os que mais costumam apresentar esta patologia. A problemática deriva-se do formato do crânio do animal. Não há um bom sistema de comunicação entre a faringe e o nariz do cão.

A doença é conceituada como 100% genética. Em certas ocasiões, pode levar o animal à morte, devido às dificuldades respiratórias.

4.Doenças da válvula mitral

As doenças hereditárias nos cães apresentam-se sobretudo nos peludos de pequeno porte. Entre seus efeitos, está o surgimento de sérios problemas cardíacos. Ao menor sinal de problemas cardíacos no animal, é necessário consultar de imediato um médico.

Trata-se de uma das mais complexas doenças hereditárias nos cães. Se o dono não agir rapidamente, as consequências podem ser devastadoras.

5.Lesões do ligamento cruzado cranial (LCC)

Cachorro marrom com olhar meigo

Autor: LuAnn Snawder Photography

Existem raças de cães propensas a padecer desta doença de caráter hereditário. Entre elas, Rottweilers, Golden Retrievers, West Highland White Terriers, Yorkies, entre outras. Esta doença pode ser tratada a partir da alimentação. Será necessário fornecer ao animal alimentos repletos de minerais e vitaminas.

Como vimos, estas patologias podem ser controladas a tempo, claro, se forem tomadas as medidas necessárias. Só algumas destas doenças hereditárias nos cães são graves. Mas, ainda nestes casos, quando inclusive a vida do animal está em jogo, existem centenas de tratamentos capazes das moderar e inclusive controlar os sintomas.

estilo de vida de nosso animal de estimação também contribui para o desenvolvimento destas doenças. A boa alimentação e o controle de sua saúde deverão ser aspectos básicos em sua vida. Não se esqueça de que um animal de estimação não pode se cuidar sozinho, você deve se encarregar disso se quiser que a vida de seu pet seja boa e longa.

Recomendados para você