Quais são as raças de cachorro mais carinhosas?

As raças de cachorro mais carinhosas são a escolha perfeita para quem busca um amigo incondicional. E também são excelentes para cuidar e acompanhar as crianças durante seu crescimento.

A capacidade de sentir e demonstrar empatia com os humanos é capaz não só de conquistar, mas também de curar. Por isso, muitas dessas raças são utilizadas em atividades terapêuticas.

É preciso levar em conta que, geralmente, quanto mais carinhoso um cão, maior será a demanda de tempo e atenção para ele. É muito importante planejar sua vida antes de incluir um animal de estimação nela. As raças de cachorro mais carinhosas dão muito amor, mas também devem recebê-lo para crescerem saudáveis.

E quais são as raças de cachorro mais carinhosas?

1. Labrador Retriever

O Labrador é basicamente o campeão entre os cães carinhosos. A raça é uma das mais famosas e queridas no mundo inteiro. São leais, sociáveis e muito inteligentes. O cachorro familiar por excelência!

Filhote de Labrador Retriever

É bem verdade que comumente eles apresentam hiperatividade. Mas quando são devidamente educados, aprendem a aplicar sua energia em tarefas múltiplas. Por isso, os Labradores são utilizados em atividades terapêuticas, ações de resgate e como cão-policial para detenção de armas e narcóticos.

2. Chihuahua

Estes pequenos atrevidos têm um grande caráter. Ternos, carinhosos e inteligentes, aprendem facilmente a defender sua família e cuidar de seu lar, apesar de seu pequeno tamanho. Geralmente criam um vínculo afetivo muito profundo com seus donos.

São cachorros ideais para acompanhar crianças e idosos. Possuem pelo curto, são fáceis de manipular e gostam muito da companhia dos humanos, além de serem protetores da natureza. Mas é preciso ter cuidado para que não se tornem possessivos.

3. Pastor Alemão

Essa raça é o “cão-policial” por excelência. O Pastor Alemão é um dos cães mais inteligentes, carinhosos e fieis do mundo. Sua resistência física, porte imponente e lealdade extrema fazem dele o companheiro ideal para várias tarefas. Infelizmente, essa raças também são o melhor exemplo de cães que sofreram com a ambição humana. A raça foi submetida a experiências para aperfeiçoar sua inteligência e resistência física. O resultado foi a tendência genética a doenças degenerativas, como a displasia de quadril.

4. Yorkshire Terrier

Cão da raça Yorkshire Terrier

Este pequeno exemplar da família Terrier é uma das raças mais populares do planeta. São fieis, energéticos, companheiros e guardiães. Seu pequeno tamanho não combina com a valentia de seu temperamento. Mas precisam de uma educação inicial para não se tornarem cães que latem compulsivamente.

Os Yorkshire são os cães perfeitos para cuidar e acompanhar as crianças, outro exemplo claro das raças de cachorro mais carinhosas. Eles amam brincar, saltar e correr durante o dia inteiro. Além disso, são protetores natos que não terão dúvida em alertar e defender seus donos, sob qualquer ameaça.

Também é considerada uma raça hipoalergênica, sendo ideal para pessoas alérgicas.

5. Maltês

Essa raça se destaca por seu pelo grande e sedoso. Mas seu caráter também é encantador. São cães ativos e carinhosos, que gostam de estar na companhia de humanos e outros animais de estimação.

6. Raças de cachorro mais carinhosas: o Boxer

Sua força, inteligência e resistência física fazem do Boxer um excelente cão guardião para o lar. Possui um caráter muito doce e companheiro, mas precisam de exercícios físicos diários para gastarem sua energia. Caso contrário, podem ficar doentes ou se tornarem agressivos.

Cão da raça Boxer

7. Terra-nova

Este cachorro grande de pelo preto e volumoso tem um caráter muito doce e mimado. Cria um laço emocional tão forte com seus donos que dificilmente se adapta ao abandono ou a um novo lar adotivo. Por isso, é muito importante pensar com consciência antes de comprar um Terra-nova.

Apesar de seu peso elevado, é muito ativo e ama brincar, sendo uma boa companhia para toda a família. Geralmente, também convivem pacificamente com outros animais e dificilmente perdem a paciência.

8. Teckel (Dachscund)

O famoso “cachorro salsicha” ganha admiradores por onde passa. Seu caráter é valente, caçador, ativo e muito brincalhão. É praticamente impossível detê-los quando querem correr e brincar. Por isso, são uma potente combinação para crianças em fase de crescimento.

Sua hiperatividade não supera sua capacidade de dar e receber carinho. Essa raça é amável, divertida e muito protetora.

9. Galgo Espanhol

Os Galgos são de uma das famílias caninas mais antigas do mundo. Supõe-se que o Galgo Espanhol surgiu pela primeira vez no Egito. Mais tarde, se popularizaram como animais de estimação também na Europa. Atualmente, é considerada uma raça nativa da Espanha. É um cão muito obediente e afetuoso, que transmite carinho a seus donos sem nenhum medo. Também se destacam como protetores de caráter muito equilibrado.

10. Cachorros sem raça definida (vira-latas)

Estes animais não só são capazes de aprender, conviver e se adaptar, mas também serão agradecidos por toda sua vida. Existem muitos cachorros adultos e filhotes que foram resgatados e esperam por uma segunda oportunidade para dar e receber carinho.

Eles são a maior prova de que o amor não tem raça, espécie ou cor!

Recomendados para você