Conheça todas as raças de Terrier

As raças de Terrier estão relacionadas entre si e, em sua maioria, têm origem nas ilhas britânicas. Seu nome deriva da palavra “terra” e quase todos são de tamanho pequeno ou médio, pelo áspero, caráter decidido e apropriados para a caça de pequenos animais, como ratos. Neste texto, vamos lhe contar sobre esse grande grupo de cachorros.

As raças de Terrier mais conhecidas

Já que existem muitas raças de Terrier para caberem em um único texto, listaremos abaixo os detalhes das mais representativas:

1. Jack Russell Terrier

Cão da raça Jack Russell Terrier correndo na grama

Embora tenha se desenvolvido no Reino Unido, sua criação se baseou em um cão australiano. Tem cor branca com algumas marcas marrons, geralmente no rosto e no rabo, e tamanho pequeno, apesar de ser muito forte e resistente. O Jack Russell Terrier é determinado, independente, companheiro e ativo. Seu nome vem do reverendo John “Jack” Russell, pastor do condado de Devon.

2. West Highland White Terrier

Essa raça teve origem nas Terras Altas do Oeste da Escócia (de onde também vem seu nome). Tem a cor totalmente branca e uma de suas principais características é sua personalidade e caráter equilibrados. É muito energético e valente por natureza, pesa no máximo 10 kg e mede 28 cm. Tem duas camadas de pelo e um rabo de 15 cm em forma de cenoura. Necessita fazer muito exercício, é determinado quando quer pegar uma presa e, apesar de seu tamanho, é muito guardião.

3. Terrier Escocês

Outra raça de Terrier que nasceu na Escócia. Também é conhecido como Aberdeen Terrier ou popularmente como Scottie, e surgiu no início do século 18. É um cavador por excelência, porque desde sua origem se dedicou a buscar texugos nas montanhas. Tem um focinho largo que lhe ajuda nessa tarefa. Além disso, tem orelhas largas e pontiagudas. O Terrier Escocês é muito territorial, ágil, rápido, decidido e alerta. É uma raça escolhida por pessoas famosas (Franklin Roosevelt, George Bush, Rainha Victoria, Rudyard Kipling e Jacquelina Kennedy Onassis).

4. Yorkshire Terrier

Cão da raça Yorkshire Terrier

Surgiu na Escócia, como um cruzamento entre raças de Terrier escocesas e da Inglaterra, mais precisamente na época da Revolução Industrial, quando os escoceses se mudaram para Yorkshire e Lancashire (duas cidades do norte da Inglaterra). Tornou-se popular na Era Vitoriana, tem tamanho pequeno, late muito e é extremamente vigilante. Pesa aproximadamente 3 kg e pode ter três cores: marrom, cinza e preto. O pelo é liso, fino e comprido.

5. Bull Terrier

Uma de suas principais características é a forma triangular da cabeça, assim como os pequenos olhos. Seu focinho é bem grande em relação ao corpo. É um cachorro muito ativo, carinhoso e divertido. Existem dois tipos: Padrão e Miniatura. Tem caráter equilibrado, obstinado, valente, combativo e é muito apegado aos donos.

6. Pitbull Terrier

É uma das raças de Terrier que não nasceu no Reino Unido, mas teve origem através do cruzamento de animais importados deste país. Até 1976, foi utilizado como cão de briga – até que elas fossem proibidas. Os machos adultos podem pesar até 30 kg e medir 48 cm de altura. Embora sejam considerados perigosos, são excelentes companheiros para toda a família, com instinto protetor e nada agressivos, a não ser que sejam ensinados de outra forma. Destaca-se por sua cabeça grande e quadrada e sua grande mandíbula, com mordida “tesoura”.

Cão da raça Pitbull Terrier

7. Terrier Inglês Miniatura

Sua altura não passa dos 30 cm e o peso fica em cerca de 3,5 kg. Tem cor preta com algumas manchas sobre o peito e nas patas. Seu caminhar é como um trote de um cavalo. É muito rápido e ágil (por isso era utilizado para caçar ratos) e tornou-se popular na Era Vitoriana inglesa.

8. Boston Terrier

Outra raça de Terrier que tem origem nos Estados Unidos (mas nasceu graças aos cruzamentos com animais britânicos). É um cachorro amigável, ideal para ser companheiro de pessoas solitárias. Tem caráter alegre, tamanho pequeno e de fácil cuidado, com pelo curto e focinho achatado. Suas orelhas grandes sempre ficam em pé. Geralmente é preto, com algumas partes brancas.

Recomendados para você