Cães de focinho achatado são mais carinhosos

· abril 27, 2017

Os cães de focinho achatado (ou braquicefálicos) despertam a nossa simpatia. Essa característica de seus pequenos narizes é encantadora.bulldog francês, o pequinês, o pug e outros nos fazem suspirar com sua beleza. Eles também quase sempre se aproximam de nós e nos fazem alguma graça. É por isso que se diz que os cães de focinho achatado são mais carinhosos. Será que isso é verdade?

Em muitos países, ter cachorros de focinho achatado virou moda sem motivo aparente. Isso despertou o interesse de alguns pesquisadores, que decidiram descobrir o que levou a essa obsessão.

Um estudo releva que os cães de focinho achatado são mais carinhosos

bulldog ingles

A obsessão por ter cães de focinho achatado despertou a curiosidade de muitos pesquisadores. Esses cães costumam sofrer mais com infecções e doenças que os outros peludos. Além disso, também costumam morrer mais jovens, o que não costuma ser uma vantagem na hora de escolher um cachorro.

Cães de raças com focinho achatado também costumam apresentar graves problemas respiratórios, que muitas vezes necessitam de intervenção cirúrgica. No entanto, um especialista que publicou seu estudo no Plos One afirma que, para as pessoas que adotaram um cão braquicefálico, o comportamento tranquilo e carinhoso compensa todos os problemas.

McGreewy acompanhou 60 mil cães de 45 raças diferentes para analisar a relação que poderia existir entre suas características físicas e o seu comportamento. Ele descobriu que o tamanho do crânio tem grande influência no comportamento canino. Os cachorros de nariz achatado eram mais carinhosos e obedientes do que os que tinham a cabeça pontiaguda.

A pesquisa chegou a essa conclusão porque os animais braquicefálicos eram mais propensos a irem atrás de um brinquedo quando lançado. Eles também se mostravam menos medrosos perto de pessoas estranhas. O pesquisador também observou que eram capazes de fazer qualquer coisa para proteger os seus donos.

Outra característica que parece ser muito atraente para as pessoas que escolhem esse tipo de cachorro é o olhar. Os olhos saltados ajudam a manter o olhar fixo. Isso cria um vínculo especial entre eles e os donos, além de ajudá-los a olhar com mais facilidade aquilo que os donos apontam, sendo mais obedientes e ágeis.

Existem cães mais carinhosos que outros?

carinho em cães

Segundo Sérgio Gomes, não. Ele afirma que é o sentimento que nos leva a sentir que um cão é mais ou menos afetuoso.

Para qualquer pessoa que tenha um cachorro, seu bicho de estimação é o mais bonito do mundo e, portanto, o mais carinhoso. Portanto, afirmar que existem cães mais carinhosos que outros é generalizar. E não é nossa intenção afirmar que os cães que não têm focinho achatado não são carinhosos. E você sabe que, em Meus Animais, todos gostamos de mantê-lo informado sobre as pesquisas com nossos amigos peludos, gatos e outros animais.

Segundo Sério Gómez, veterinário especialista em comportamento, os cães braquicefálicos apresentam comportamentos diferentes de outros tipos de cães, o que nos leva a pensar que são mais carinhosos.

Quando brincam, por exemplo, os cães de focinho achatado têm mais tendência a lamber que a morder. Isso dá a impressão de que são mais amorosos que aqueles que, quando brincam, tentam nos morder, mesmo que de brincadeira.

Por outro lado, a carinha de um cão braquicefálico pode despertar mais ternura que a de um cão com focinho grande, e isso nos estimula a dar mais carinho, encorajando o cão a ser mais carinhoso.

Por isso, não podemos generalizar. Embora seja possível que estudos demonstrem que os cães de focinho achatado são mais carinhosos, estamos certos que o cão mais carinhoso e bonito de todo o mundo é o seu, não é verdade?