As vespas são perigosas?

· janeiro 26, 2019
Suas picadas podem ser muito dolorosas, embora sejam apenas as fêmeas que possuam ferrão, já que faz parte do seu sistema reprodutivo.

Parentes diretos de formigas e abelhas, as vespas são temidas por causa de sua picada poderosa e dolorosa. Agora, elas são perigosas? Atacam apenas como uma maneira de se defender contra o perigo? Nós contaremos mais sobre isto neste artigo.

Picadas de vespas 

Sem dúvida, as vespas são um dos insetos mais temidos pelas pessoas. Sua má reputação se deve às famosas e dolorosas picadas que injetam veneno.

Mas preste atenção, porque, para sermos picados, elas devem sentir algum tipo de ameaça ou perigo em relação ao seu território.

Ao contrário das abelhas, que, quando mordem, terminam morrendo, as vespas podem picar a mesma vítima várias vezes (ou várias vítimas). 

Portanto, elas são mais perigosas. Apenas as fêmeas desta espécie têm a capacidade de picar, uma vez que o ferrão faz parte dos seus órgãos sexuais.

Podemos encontrar vespas em todos os lugares, especialmente em áreas úmidas, como piscinas, lagoas e poças de água; também as encontramos no lixo e, claro, em um jardim com flores.

Se estivermos ao ar livre, vamos vê-las pairando ao redor de nossas cabeças e nos sentiremos ameaçados.

Mas atenção, porque elas não vão nos picar sem motivo, mas apenas quando as atacarmos. Um erro grave ao ver uma vespa ou abelha é movimentar vigorosamente as mãos para todos os lados.

Se, ao contrário, permanecermos imóveis e continuarmos com a nossa atividade sem prestar atenção, o inseto acabará indo embora.

vespa sobre uma folha

Devemos ser muito cuidadosos se estivermos descalços ou se nos caminharmos na grama, pois é onde elas costumam pousar para descansar de seus longos voos diários. Se, por acaso e sem vê-la, colocamos sua vida em perigo, ela não hesitará em nos picar.

Existem vespas “assassinas”?

Há alguns anos, um navio mercante chinês atracou em um porto francês. Enquanto descarregava a mercadoria, liberaram também um grupo de vespas asiáticas que viajavam como “clandestinas”.

Essas vespas, maiores que as europeias, podem se reproduzir e se espalhar rapidamente, pois não tinham predadores naturais.

Em pouco tempo, tornaram-se os insetos mais venenosos da França e atravessaram as fronteiras até chegar à Espanha.

Em Bilbao, um show ao ar livre foi cancelado devido ao aparecimento de um ninho das supostas “vespas assassinas”.

Qual é a razão para este apelido? É um inseto bastante agressivo, é maior que as outras subespécies e seu corpo é quase completamente preto.

E isso não é tudo, já que a picada dessa vespa de 3,5 centímetros incha e causa dor intensa por 24 horas.

Se tentarmos escapar de sua picada, é mais provável que o inseto nos persiga. A única solução é entrar na água, seja na piscina, no mar ou em um rio.

Como evitar e tratar picadas de vespa

Se você quiser evitar que uma vespa te pique, recomendamos que você não se aproxime do seu ninho. Se você topar com uma, a melhor coisa que você pode fazer é se afastar lentamente, sem movimentos bruscos.

Também, se você organizar um piquenique ao ar livre, não use roupas de cores brilhantes ou perfumes intensos. Além disso, também não ande descalço no campo.

Inchaço causado por picada de inseto

Lembre-se de que as picadas de vespas não são fatais ou perigosas na maioria dos casos, a menos que a pessoa seja alérgica. O normal é que causem inchaço e dor, que desaparecem com o passar das horas.

Claro que você conhece o remédio caseiro que inclui a aplicação de terra na área, pois alivia os sintomas. 

Embora isso seja verdade, também pode causar infecções. É melhor lavar com água e sabão neutro, aplicar gelo e tomar um analgésico. Não aperte para o veneno sair, pois alguns vestígios do ferrão podem permanecer na pele.