Benefícios das bagas de goji para cães

26 Dezembro, 2020
Falaremos sobre um alimento que é benéfico para nós e para o nosso animal de estimação: a bagas de goji.

Há já algum tempo, existe uma série de alimentos que, devido às suas propriedades e benefícios, têm sido consumidos regularmente. Porém, você sabia que alguns desses superalimentos também podem ser benéficos para o seu animal de estimação? Neste artigo, vamos contar mais alguns detalhes sobre as bagas de goji para cães.

O que são as bagas de goji?

Antes de mergulhar nas características e nos benefícios dessas frutas, é conveniente descobrir a origem das bagas de goji. E, para isso, temos que viajar até a Ásia, para encontrar as duas plantas que produzem essas bagas: Lycium barbarum e Lycium chinense. Essas duas espécies produzem dois tipos de bagas, embora seu sabor e teor de açúcar sejam muito semelhantes.

As bagas de goji são usadas na cozinha tradicional asiática há muito tempo, mas seu uso mais conhecido é na medicina japonesa, coreana e chinesa. Nesse sentido, é preciso destacar que sua eficácia clínica e científica não foi totalmente comprovada, embora seja comercializada como um alimento seguro.

O que são as bagas de goji?

As bagas de Goji são benéficas para os cães?

Como já discutimos, a eficácia médica das bagas de goji não foi totalmente comprovada. No entanto, o valor nutricional dessas frutas é significativo. Ao contrário de outros alimentos semelhantes, as bagas de goji não são prejudiciais aos cães, por isso eles podem consumi-las sem maiores problemas.

Se você decidir adicionar bagas de goji à dieta do seu amigo peludo, é melhor consultar o veterinário – ou qualquer outro especialista em nutrição animal – antes de fazer isso, pois esses profissionais podem orientar sobre a quantidade e a frequência da dose.

Quais propriedades nutricionais elas possuem?

Uma das características nutricionais que mais se destacam nas bagas de goji é a sua capacidade antioxidante. Os compostos que têm essa capacidade incluem o sitosterol ou betacaroteno, que está envolvido na manutenção da retina e ajuda o sistema imunológico a funcionar adequadamente. 

Quais propriedades nutricionais elas possuem?

A vitamina C também é encontrada em grandes quantidades nas bagas de goji, por isso pode ajudar nosso cão a evitar o envelhecimento prematuro, bem como a absorver mais facilmente os minerais e outras vitaminas. Outro benefício das bagas de goji para cães é o seu teor de cálcio, um nutriente essencial para o desenvolvimento de ossos e dentes.

Seu alto teor de fibras, semelhante a outras frutas, faz delas um alimento ideal para o trânsito intestinal do nosso cão. No entanto, e como é lógico, devemos incluí-lo com moderação na dieta alimentar. Entre os minerais mais saudáveis ​​presentes nas bagas de goji, podemos destacar o ferro ou o zinco, importantes para a manutenção da hemoglobina e do sistema imunológico.

Entretanto, como já dissemos, é conveniente que o veterinário ou o nutricionista dê sinal verde antes de recompensar o cão com essas frutas. A saúde do nosso mascote deve estar nas melhores mãos e, para essa tarefa, não há ninguém melhor do que um profissional.

  • Kulczyński, B., & Gramza-Michałowska, A. (2016). Goji berry (Lycium barbarum): composition and health effects–a review. Polish Journal of Food and Nutrition Sciences66(2), 67-76.
  • Donno, D., Beccaro, G. L., Mellano, M. G., Cerutti, A. K., & Bounous, G. (2015). Goji berry fruit (Lycium spp.): antioxidant compound fingerprint and bioactivity evaluation. Journal of functional foods18, 1070-1085.