Quais são os benefícios do sol para os animais de estimação?

O sol é essencial para o bom funcionamento do organismo. Por esse motivo, os animais de estimação também precisam ser expostos aos raios do sol durante curtos períodos.
Quais são os benefícios do sol para os animais de estimação?

Última atualização: 16 Dezembro, 2020

Os benefícios do sol para os animais de estimação são variados e, ao mesmo tempo, muito necessários. No entanto, nem todos sabem quais são os efeitos da luz solar para os animais.

Por isso, fazemos a você as seguintes perguntas: quais são os benefícios do sol para os animais de estimação? Você poderia mencionar algum deles? Caso você não saiba o que responder, não se preocupe. Vamos apresentar aqui os diversos benefícios do sol para os animais de estimação.

Os diferentes benefícios do sol para os animais de estimação

O sol é essencial para que certos processos possam ocorrer no organismo. Quanto aos benefícios do sol para os animais de estimação, é possível citar os seguintes, coletados a partir de artigos de pesquisa.

Regulação da temperatura corporal

Durante os meses frios, os animais homeotérmicos procuram diferentes fontes de calor. Esse mecanismo fisiológico explica porque os animais de estimação se expõem ao sol quando as temperaturas caem, já que essa estrela é uma fonte natural de calor.

No entanto, também é verdade que algumas raças são mais vulneráveis ​​ao frio do que outras. Um claro exemplo disso são as raças de pelo curto, bem como as de pequeno porte, como os chihuahuas.

Por isso, uma maneira de ajudá-los a se aquecer durante o inverno é monitorar a sua área de descansoIsso se resume a duas tarefas simples: verificar se não há correntes de ar frio e se há uma boa temperatura ambiente.

Outra opção bastante popular é o uso de roupas para cães ou outros de animais de estimação. Podemos encontrar no mercado uma grande variedade de vestimentas, formas e tecidos, cada uma adequada para cada raça.

os benefícios do sol para os animais de estimação

Fortalecimento do sistema imunológico

A radiação solar, em doses adequadas, também é essencial para o bom funcionamento hormonal. Sem essa fonte natural, o corpo não será capaz de realizar as suas funções diárias de forma adequada.

Por exemplo, foi observado que a luz solar é necessária para a secreção de melatonina. Este é o hormônio do sono, que permite ao animal descansar bem e ativa o seu sistema imunológico.

O sol melhora o estado de humor dos animais de estimação

Conforme vimos, os benefícios do sol para os animais de estimação são muito variados. Contudo, caso ainda houvesse alguma dúvida, estudos mostraram que a luz solar também favorece o estado de humor dos animais.

Isso ocorre porque a exposição ao sol secreta o hormônio da felicidade. Esse hormônio, chamado serotonina, mantém saudável o estado de humor dos animais de estimação – assim como acontece com humanos.

Combate ao raquitismo e às dores nas articulações

Primeiramente, o raquitismo é uma patologia que causa a deformação dos ossos do animal. Geralmente, ocorre em filhotes e é facilmente observável na sua posição corporal.

Essa patologia deriva de um déficit de cálcio, fósforo e vitamina D no organismo. A falta desses elementos tem como resultado problemas ósseos para o filhote, com sintomas como:

Além disso, o raquitismo é mais comum em filhotes de raças grandes – tais como pastor alemão ou buldogue – e, portanto, expor essas raças ao sol é ainda mais importante.

Por outro lado, também foi observado que a luz solar reduz o desconforto de cães idosos. A partir de uma certa idade, geralmente surgem doenças reumáticas, que são muito dolorosas. No entanto, quando esses animais em idade geriátrica tomam banho de sol, foi observado que os seus sintomas diminuem.

Geração de vitamina D

Portanto, para evitar o raquitismo, o filhote deve receber quantidades adequadas de cálcio, fósforo e vitamina D. Para isso, a forma mais simples e natural de fazer com que um animal obtenha a vitamina D é o sol.

Quando o animal toma sol, ocorre uma cascata de reações químicas no seu organismo. Graças a esta cascata, o corpo sintetiza a forma ativa da vitamina D.

Dessa forma, essa vitamina pode regular, por exemplo, os processos do organismo que são mediados pelo cálcio. Porém, em alguns casos, o animal não consegue sintetizar essa vitamina.

Por isso, o veterinário pode recomendar a administração de sua fórmula sintética, o colecalciferol. Também é possível consumi-la por meio de alimentos que a contenham, como as rações secas.

No entanto… qual é a importância da vitamina D? Por que ela é tão necessária? A vitamina D é um dos nutrientes essenciais na dieta dos cães, principalmente por causa de suas funções:

  • Ajuda a regular o equilíbrio interno.
  • Retém o cálcio e o fósforo.
os benefícios do sol para os animais de estimação

Embora os benefícios do sol para os animais de estimação sejam numerosos, também é necessário protegê-los adequadamente. Para isso, não devemos nos esquecer de aplicar protetor solar, principalmente nos horários mais perigosos.

Também é preciso se certificar de que os animais de estimação estejam devidamente hidratados, evitando, assim, uma insolação. Dessa maneira, tanto nós quanto eles poderemos aproveitar os benefícios do sol.

Pode interessar a você...
Conheça as ervas ricas em vitaminas para seus animais de estimação
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Conheça as ervas ricas em vitaminas para seus animais de estimação

Ervas para seus animais, cachorros e ervas, gatos e ervas, homeopatia para animais, medicina natural para animais,