Brasileiro de pelo curto, uma raça de gatos originária das ruas

Um bichano de raça, mas com todas as vantagens dos animais mestiços. Esta seria uma boa síntese para descrever o Brasileiro de pelo curto, um gato nascido nas ruas do maior e mais populoso país da América latina. A seguir, contaremos a você os detalhes que precisa conhecer sobre este belo felino doméstico.

Um gato que veio da Europa e ganhou as ruas do Brasil

Como raça, o Brasileiro de pelo curto é muito recente. Foi criada em 1985 por Paulo Ruschi, membro da WCF, uma organização internacional de clubes de gatos. Surgiu como resultado de um experimento para tentar entender o porquê dos bichanos das ruas do Brasil serem diferentes dos do resto do mundo, mas, entretanto, apresentarem características similares entre eles.

No entanto, não é a única raça que se desenvolveu a partir de animais criados nas ruas. Também é o caso do Americano de pelo curto e do Europeu de pelo curto.

Gato de pelo curto brasileiro

De qualquer forma, esta “casta sul-americana” de felinos descende do Iberia Felis. Trata-se dos gatos que os portugueses levaram em seus barcos para se livrar de roedores, e que chegaram a terras brasileiras na época das conquistas.

Ao se unirem aos bichanos locais, começou a surgir então o Brasileiro de pelo curto. Atualmente, a raça é reconhecida como pura pela Federação Felina Brasileira.

Conheça o Brasileiro de pelo curto, uma raça de gatos recentes, mas que apresenta todas as vantagens dos animais mestiços. Muito ágeis e de olhar muito expressivo, estes felinos se caracterizam pelo fato de cada exemplar da raça ter sua própria forma de ser.

Um felino de olhos expressivos e muito ágil

Esta bela raça de felinos domésticos se destaca pela grande agilidade e por um olhar particularmente expressivo. Mas também se distingue pelas seguintes características físicas:

  • Tamanho: médio
  • Corpo: longo, compacto e de formas arrendondadas
  • Extremidades: fortes e bem separadas entre si
  • Cabeça: média e mais estreita do que longa
  • Olhos: grandes e elevados (o espaço entre ambos deve equivaler ao tamanho de um deles)
  • Orelhas: grandes e com tufos nas pontas
  • Cauda: entre média e longa; é larga na base e vai se afinando
  • Pelagem: sedosa, brilhante e curta
  • Cores: variadas

Cada Brasileiro de pelo curto é um mundo a ser descoberto

Carinhoso e sociável, este belo felino costuma se adaptar sem problemas a vida em um apartamento. Também não parece apresentar inconvenientes na hora de compartilhar espaço com outros animais.

No entanto, por ter se originado nas ruas, cada exemplar tem seu próprio comportamento, o que dificulta um pouco definir outras características gerais que descrevam sua forma de ser.

Mas, se você escolher como animal de estimação um destes felinos, com certeza não irá se entediar. E que terá gratas surpresas descobrindo sua personalidade. Claro, ele também poderá contribuir com a sua felicidade, de acordo com o tratamento que lhe der e com às regras de convivência que estabeleceu sua casa.

Uma raça de gatos forte e saudável

A origem de rua deste felino doméstico faz com que ele seja um animal resistente e saudável. Por este motivo, ele não requer muitos cuidados específicos, além de receber uma alimentação adequada e de qualidade, e de cumprir com o calendário de vacinação e desparasitação que o veterinário indicar.

Filhote de gato vira-lata

A vantagem de ele ter sido originado do cruzamento de gatos mestiços, consiste no fato de esta “mistura” ser mais natural. Evita-se assim o aparecimento de problemas genéticos que tendem a apresentar as raças que costumam cruzar com animais aparentados.

Também, sua pelagem curta não apresenta grandes inconvenientes quanto à queda. E você também não terá que se preocupar demais com sua escovação.

Deve ser levado em conta o fato de eles serem animais muito ativos. Precisam se exercitar. Assim, é importante lhes oferecer brincadeiras e brinquedos para que eles gastem sua grande energia. Uma boa oportunidade, sem dúvida, para que os donos de um Brasileiro de pelo curto se divirtam em grande estilo com seu animal de estimação.

Fonte da imagem: www.foyel.com

Recomendados para você