Por que meu cachorro não tem energia como antes?

Embora haja momentos em que isso pode ser devido a algum tipo de doença - daí as visitas periódicas ao veterinário serem aconselháveis ​​- outras vezes ele pode sentir-se letárgico devido a algumas circunstâncias que devemos considerar.

Você não consegue deixar de olhar para o seu cão com uma certa nostalgia, se lembrando dos momentos em que ele era um filhote, quando ele pulava e corria por toda parte. Agora ele parece sempre mais calmo e passa muito tempo dormindo. Por que meu cachorro não tem energia como antes?

Meu cachorro não tem energia, isso pode ser…

Existem várias razões pelas quais um animal pode ter menos energia do que o habitual, e isso não significa que algo grave esteja acontecendo. Estas são algumas das razões:

Ele deixou de ser um filhote

A infância de um cachorro é geralmente longa. De fato, mesmo quando o cachorro tem mais de um ano, ainda o consideramos um filhote, por isso sua energia e desejo de correr, brincar e se mover parecem intactos. No entanto, é possível que, como no caso das mães, continuemos a ver o nosso cão como filhote por mais tempo.

O problema está em chegar a uma certa idade, embora o cão ainda não seja muito velho, e ter menos energia e, embora você queira sair e brincar com ele, ele não é o mesmo de antes. É o processo da vida. Você pode ter uma ideia da idade do seu cão multiplicando seus anos por sete. Então, você terá uma ideia de em qual fase de sua vida ele está.

Meu cachorro não tem energia: a estação do ano

Como no nosso caso, as estações do ano também influenciam o humor dos cães. Além disso, existem cães que amam o frio e outros que amam o calor. Há também aqueles que sentem o oposto. No entanto, especialmente nas estações quentes, os cães sentem-se mais letárgicos, querendo dormir mais e têm menos vontade de sair.

Não é necessário dizer que nestas estações você deve evitar levar o seu cão para passear nas horas mais quentes do calor e que, mesmo em outros momentos do dia, você deverá sempre levar água com você. Tente sair nas primeiras horas da manhã e quando esfriar um pouco, à noite.

Depressão

Este seria um dos problemas mais sérios pelos quais o seu cão não tem energia. Se ele está sempre deitado, olhando para você “de canto de olho” e não quer sair de sua cama, se ele não se sente com vontade de sair e nem de brincar e parece que nem mesmo comer, ele pode estar deprimido.

Labrador preto

Como certas coisas não exigem esforços, não pense que isso ocorre porque é verão, ou porque ele não é mais um filhote: vá ao veterinário e pergunte o que acontece com o seu animal de estimação. Se não for nada, melhor, mas se for uma depressão você poderá tratá-la imediatamente.

Doença

Uma doença também pode esgotar a energia de seu cão. Pode ser uma gastroenterite grave ou simples, mas como os nossos animais de estimação não podem falar, eles se refugiam em sua cama ou em seu canto favorito, esperando que ela passe.

Como sempre lhe dizemos, observar seu animal de estimação é essencial para saber o que acontece com ele a cada momento. Leve o seu cachorro ao veterinário e você poderá ajudá-lo com o que estiver acontecendo.

Envelhecimento

Chega um momento na vida dos cães, assim como na nossa, que eles envelhecem e uma mudança drástica na saúde e na aparência acontece. Eles foram, gradualmente, desenvolvendo artrite, ou qualquer outra doença que produz dores quando caminham ou brincam e, por essa razão, eles não ficam mais tão ansiosos com estas atividades.

São Bernardo

Com a idade também diminui gradualmente a força, por isso não se surpreenda se o seu cão não tiver mais tanta energia como antes.

Meu cachorro não tem energia como antes?

Quaisquer que sejam as razões pelas quais o seu cão não tem energia como antes, não se preocupe, são apenas parte do ciclo da vida. No entanto, observe constantemente o seu cão para perceber qualquer mudança em sua aparência ou comportamento.

 

Recomendados para você