Pastor de Brie, um cão inteligente e cheio de vida

O Pastor de Brie é uma raça pertencente a um grande grupo de cães pastores europeus. De procedência francesa, descende de um antigo tipo de cão chamado de guardião do gado.

Procedência do Pastor de Brie

Ainda que existam várias teorias, a maioria dos autores concorda que o nome do Pastor de Brie venha da região francesa de mesmo nome, localizada a noroeste do país e vinculada tradicionalmente ao pastoreio.

O Pastor de Brie de pelo comprido foi registrado oficialmente em 1855, mas até 1896 não se diferenciava o Pastor de Brie e o Pastor de Beacue, também conhecido como Brie de pelo curto.

Cabe ressaltar que existem vários clubes e associações vinculadas a essa raça de pastor, entre os quais podemos destacar o Clube Espanhol do Pastor de Brie, fundado em 1982.

Características do Pastor de Brie

O aspecto geral do Pastor de Brie é de um cão rústico, musculoso e de boas proporções.

Sua cabeça é forte e grande, com uma marca situada a uma distância igual entre a crista ocidental e a ponta do focinho. Suas patas são fortes e de forma arredondada, enquanto seu rabo é cheio de pelo, com formato de gancho na extremidade.

Sua pelagem abundante aparece em forma de barba, bigodes e sobrancelhas, que cobrem parcialmente seus olhos. Com respeito à cor, o padrão britânico dessa raça diz que o Pastor de Brie pode ser preto homogêneo, preto salpicado com branco, rajado ou cinza.

Seu tamanho é considerado grande, e a altura na cernelha dos machos fica entre 62 e 68 centímetros, e nas fêmeas entre 56 e 64 centímetros. Seu peso passa com facilidade dos 30 quilos.

Caráter do Pastor de Brie

Mesmo se tratando de um cão grande, pode ser inquieto e precisar de muita atividade. É por isso que os especialistas recomendam começar seu adestramento cedo e continuar em um ritmo constante. Sobre seu caráter, pode-se dizer que é muito inteligente, alegre e cheio de vida.

pastor de brie

Já que sua função inicial foi o pastoreio, é um excelente guardião da família e do lar. O Brie se dá muito bem com as crianças, mas pode ser um pouco hostil com os desconhecidos, mesmo sendo um cão equilibrado.

A saúde do Pastor de Brie

Ainda que não haja registros de problemas sérios e recorrentes nesta raça, não devemos esquecer que se trata de um cão de tamanho grande e isso implica em um risco maior de desenvolvimento de alguns problemas, como a torção gástrica e a displasia de quadril.

Também existe um certo risco de desenvolvimento de algumas doenças ocularescomo a distrofia do epitélio pigmentado da retina e a cegueira noturna. Um bom cuidado e idas periódicas ao veterinário farão do Pastor de Brie um cão saudável e forte.

Cuidados recomendados

Como já dissemos, o caráter desta raça requer muita atividade e um bom adestramento desde o começo. Por isso, passeios longos e o contato com a natureza são mais do que recomendáveis.

Neste sentido, pode ser chave para esta raça a aclimatação do lar ou a criação de um pequeno jardim, para que o Pastor de Brie tenha uma ótima adaptação em qualquer família.

Talvez um dos aspectos que mais requeira cuidados seja seu pelo. Por ser um pastor de pelo comprido, recomenda-se a escovação quase diária, para manter o brilho e evitar nós.

Sobre sua alimentação, deve ser completa e equilibrada. Rações enriquecidas com ômega 3 são sempre um bom complemento que ajuda a prevenir doenças coronárias e dará ao pelo do Pastor de Brie mais brilho e mais força.

Lembre-se de que para prevenir qualquer problema e para que este cão se acostume ao seu lar, recomenda-se sempre seguir os conselhos de um veterinário de confiança.

Recomendados para você