Cachorros com rabo curto

novembro 8, 2017

Alguns proprietários ou criadores optam por cortar o rabo de seus animais de estimação por uma questão de “estética” da raça. Porém, existem cachorros com rabo curto ou sem rabo desde o nascimento. Neste texto, vamos lhe contar quais são.

Quais as raças de cachorros com rabo curto?

Os cachorros que nascem com rabo curto são conhecidos pelo nome de “braquiúros” (e quando não têm cauda, são chamados anuros). Estas são algumas das raças com esta característica:

1. Bobtail

O Velho Pastor Inglês deve seu nome original justamente a esta peculiaridade de nascer com um rabo muito pequeno. É um raça de pastoreio e guarda originária da Grã-Bretanha e de grande tamanho. O pelo é denso e largo e as cores são branco, preto e cinza. O Bobtail tem um rosto muito simpático e parece que sempre está feliz. No que diz respeito ao temperamento, é um animal amigável, sociável e alegre.

2. Buldogue Inglês

É outro cachorro com rabo curto de nascimento e, apesar de seu pequeno tamanho, tem o pelo crespo. O Buldogue teve origem no Reino Unido, no século 17, e é um dos símbolos do país. De aspecto gordinho, tem a cabeça grande, lábios pendurados e o pelo curto em diferentes cores (rajado, vermelho, bege, branco, etc).

Filhote de buldogue inglês

3. Corgi de Pembroke

Suas origens vêm de vários séculos atrás, no País de Gales, onde surgiu como pastor. De tamanho pequeno, esse cachorro é o mais antigo da Grã-Bretanha e se diferencia do Corgi de Cardigan por sua estatura e pelo tipo do rabo. O de Pembroke é mais robusto, o rabo é curto e sua cabeça é parecia com a de uma raposa. O pelo pode ser marrom, preto, bege ou fogo. Trata-se de um cão carinhoso, inteligente, trabalhador e perfeito para casas com crianças.

4. Buldogue Francês

Com suas orelhas de morcego, este cachorro da França, surgido no fim do século 19, é do tipo musculoso, de tamanho pequeno, ainda que seu parente mais próximo (o Buldogue Inglês) seja descendente dos Mastines. O rabo dessa raça é pequeno e nodoso na ponta. Sobre seu caráter, vale a pena destacar que é um cão sociável, brincalhão, alegre, amistoso e carinhoso. Além disso, é paciente e protetor com as crianças.

5. Braco Francês

Braco francês, uma das raças de rabo curto

Também conhecido como Braco dos Pireneus, é outro dos cães com rabo curto. Não é muito frequente vê-lo fora das fronteiras de seu país (perto da divisa com a Espanha). Trata-se de um animal musculoso, de tamanho médio, focinho curto, nariz marrom e olhos escuros. O pelo do Braco Francês é curto e fino, de cor branca, com manchas marrons. A raça se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação.

6. Boston Terrier

De origem norte-americana, este cachorro pequeno de focinho achatado e orelhas erguidas nasce com o rabo curto, assim como suas extremidades. É uma raça que geralmente perde muito pelo e sofre com caspa se não toma banho uma vez por mês. É um excelente cachorro para companhia e se adapta à vida em apartamentos.

Cachorros que têm o rabo cortado

Além das raças de cachorros que nascem com o rabo muito curto, por diferentes motivos, mas geralmente estéticos, existem algumas raças que têm os rabos cortados ao nascer, apesar da pratica ser proibida em vários países, como no Brasil. São exemplos:

1. Cocker Spaniel

Tanto com o Inglês como com o Americano (porém mais no primeiro caso) é possível encontrar alguns cães com o rabo curto devido a este procedimento. Para alguns criadores, é um costume que dá mais elegância e harmonia ao corpo do animal.

Cão da raça Cocker Spaniel da cor caramelo

2. Boiadeiro das Ardenas

É uma raça originária da Bélgica, perto da fronteira com a Alemanha e a França. Normalmente, seu rabo é cortado. Pode ser de quase qualquer cor, com pelo crespo, orelhas curtas e peso de até 35 kg.

3. Schipperke

Esse cachorro da região flamenga é parente do Pastor Belga e o hábito de cortar seu rabo vem de uma lenda. Segundo a história, um Schipperke que vivia com um sapateiro em Bruxelas ganhou um concurso de beleza. Um dos donos de outro participante, com inveja, cortou o rabo do cão, deixando-o sem. Mesmo assim, o animal teve ainda mais êxito, ganhando outras competições e, desde então, os rabos dos cães dessa raça são cortados logo ao nascer.