Cachorros com verrugas ao redor dos olhos: tratamentos recomendados
Você sabia que os cachorros também podem ter verrugas? As verrugas são tumores benignos superficiais da pele. Elas podem aparecer em muitas partes do corpo, como, por exemplo, na boca, no focinho, nas orelhas, nas axilas, no abdômen, nas genitálias e ao redor dos olhos.
Os cachorros não são os únicos que podem sofrer com elas, pois elas também surgem em outros animais. Isso não ocorre apenas em mamíferos: as aves, por exemplo, também podem ter verrugas em seu corpo.
Verrugas ao redor dos olhos: por que elas aparecem?
As verrugas costumam ser causadas por um tipo de vírus, o papilomavírus, específico de cada espécie; nos cachorros, trata-se do papiloma canino. Portanto, as verrugas não são contagiosas para os animais de espécies diferentes, como nós.
Esse vírus pode atacar qualquer cachorro em qualquer idade, embora seja mais comum que isso ocorra em animais de idade avançada ou com a imunidade baixa.
Causas das verrugas nos cachorros
O papiloma canino é contagioso por contato direto. Ele costuma ser comum no contato oral, na água da qual um cachorro infectado bebeu ou nos seus objetos.
No entanto, o contágio não significa que o animal vai desenvolver as verrugas; na verdade, isso vai depender do estado do seu sistema imunológico nesse momento. O período de incubação costuma ser longo, entre um e dois meses.
O vírus costuma afetar cachorros jovens, de idade avançada ou imunodeficientes por uma doença como o câncer, alguma infecção ou a imunodeficiência congênita, própria de algumas raças de cães.
Há tipos de verrugas que não têm uma origem viral, como os adenomas sebáceos, que aparecem por um mau funcionamento das glândulas sebáceas, sobretudo em cachorros idosos. Esses adenomas geralmente se localizam nas pálpebras ou nas patas.
Como são as verrugas?
As verrugas têm uma forma arredondada, com superfície irregular parecida a uma pequena couve-flor. Elas são facilmente detectáveis quando atingem um certo tamanho, sobretudo se estão ao redor dos olhos ou da boca.
Em geral, as verrugas não costumam provocar dor, mas podem ficar em áreas que acabam sendo incômodas para o cachorro. Também não é normal que elas sangrem, a não ser que o próprio cachorro as lamba ou coce com frequência.
Tratamentos para cachorros com verrugas
As verrugas crescem até um certo ponto. O mais normal é que elas não sejam graves e simplesmente acabem secando e desaparecendo com o tempo. Geralmente, a sua presença não tem nenhum efeito prejudicial para o animal e, por isso, não se indica tratamento.
Entretanto, se você observar alguma coloração diferente ou mudanças aparentes na forma ou no tamanho, o mais recomendável é que faça uma visita ao veterinário para descartar a possibilidade de que seja um caso de tumor maligno, já que muitos tumores cancerígenos se apresentam em forma de verruga.
Nesse caso, uma análise do tecido será realizada: o líquido do seu interior é aspirado com uma espécie de agulha e as células presentes são observadas no microscópio.
Cirurgia ou criocirurgia no veterinário
Se houver suspeita de câncer, ou, então, caso a verruga impeça o animal de enxergar, comer, andar, ou caso ele tente arrancá-la e provoque um sangramento, é recomendável eliminá-la, mas sempre com um profissional em uma clínica veterinária.
Pode-se realizar uma pequena cirurgia para extirpar as verrugas ou utilizar a criocirurgia, que as congela até que elas desapareçam.
Além disso, será necessário tratar o cachorro com medicamentos que fortaleçam o seu sistema imunológico para poder combater o vírus.
Jamais tente reduzir ou eliminar as verrugas por conta própria. Não tente aplicar receitas caseiras nem produtos para humanos nas verrugas do animal, sobretudo se elas estiverem localizadas ao redor dos olhos, já que você pode lesionar a pele e provocar danos oculares caso o produto penetre no olho do animal.
Se você notar uma verruga na pele do seu cachorro, o melhor a fazer é consultar o veterinário; na maioria dos casos, não é nada grave.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lange, C., Zollinger, S., Tobler, K., Ackermann, M. y Favrot, C. Clinically Healthy Skin of Dogs Is a Potential Reservoir for Canine Papillomaviruses. J. Clin. Microbiol. 49: 707.
- Diagnósticoveterinario.com
- Toppercan
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.