Os cães podem beber leite?

Alguns cães gostam de leite e outros não. No entanto, nem todos os cães são tolerantes ao leite e não é recomendado que bebam.
Os cães podem beber leite?

Última atualização: 06 Junho, 2021

É importante saber qual é a dieta ideal para o seu cão, quais alimentos você deve e quais não deve dar, pois muitos alimentos podem não fazer bem e acabar deixando o animal doente. Antes de dar qualquer alimento ao seu cachorro, você deve pensar na saúde do animal e consultar o veterinário. Nós costumamos presumir que muitos dos produtos humanos são adequados para os animais de estimação, mas você sabe se os cães podem beber leite?

Alguns cães são intolerantes à lactose, mas outros podem beber leite tranquilamente, pois o assimilam sem problemas. Aprenda mais sobre esse tópico nas linhas a seguir.

Alguns cães podem beber leite, outros não

Se um cão não costuma ingerir laticínios ou leite desde que foi desmamado pela mãe, seu corpo produz menos lactase, uma enzima digestiva que decompõe o açúcar do leite (lactose) e, portanto, o torna tolerável, de acordo com estudos. Se o seu cão for mais velho ou se você tiver preocupações em relação a saúde dele, dar leite não é uma boa ideia.

O leite de vaca não é um alimento tóxico para cães, segundo os especialistas. Contudo, cães com intolerância à lactose podem sofrer de diarreia, vômitos, fezes moles e problemas digestivos que os deixam gravemente doentes. Se seu cão apresentar esse problema, é melhor remover o leite da dieta dele imediatamente. Você pode tentar oferecer mais opções digestivas, como as seguintes:

  • Leite sem lactose.
  • Leite com bastante água.
  • Iogurte.
  • Leite de cabra.

Os cães não dependem dos laticínios para ter uma boa nutrição, então não se preocupe se seu animal não os aceitar. Alimentos como ricota ou soro de leite também são adequados como fonte de cálcio, desde que o cão os tolere.

Os laticínios são um dos alimentos menos tolerados pelos cães, o que significa que não são facilmente digeridos. Por isso, apesar dessas outras opções, existem espécimes que não podem consumir laticínios em geral e não é aconselhável insistir.

 

Um cachorro pode beber leite?

Laticínios não recomendados

Algumas raças de cães são mais sensíveis aos perigos do leite. Para cães menores, talvez você não tenha que se preocupar muito com isso, mas cães grandes podem ficar muito doentes ao ingerir esse tipo de alimento.

Os cães podem ter vários graus de intolerância à lactose. Alguns apresentam apenas sintomas leves, enquanto outros casos são clinicamente relevantes.

Existem também laticínios que não são recomendados em nenhum caso, devido ao seu alto teor de gordura e açúcar. Alguns deles são os seguintes:

  • Sour cream ou creme azedo.
  • Queijo.
  • Crème fraîche.

Se meu cão puder beber leite, qual é a quantidade recomendada?

Muitos cães adoram laticínios. Contudo, assim como acontece com muitos outros alimentos, se você quiser oferecer leite ao seu cão, deve fazer isso com moderação. Se seu animal de estimação não for intolerante, mas você der muito leite a ele, também pode causar vômitos e diarreia. Por outro lado, se seu cão reage mal ao leite em pequenas quantidades, é melhor usar outros tipos de recompensas alimentares.

Se o seu cão não for intolerante à lactose, o leite será seguro em pequenas quantidades. Algumas colheres de sopa de leite de vaca ou de cabra de vez em quando podem servir de recompensa sem trazer efeitos colaterais para o animal.

No entanto, nunca ofereça ao seu cão uma tigela cheia de leite. Uma quantidade muito elevada de lactose pode causar reações intestinais desagradáveis, como diarreia, vômitos e fezes moles.

Por fim, deve-se observar que o leite possui alto teor de gorduras e açúcares naturais. Esse é outro motivo para oferecer essa bebida ao seu cão em pequenas quantidades, já que o excesso de gordura em sua dieta pode levar à obesidade e à pancreatite, segundo o American Kennel Club.

Os cães podem beber leite feito especialmente para eles

Quando os filhotes são separados das mães, é comum acreditar que dar leite de vaca seja um bom substituto para o leite materno, mas segundo especialistas, não é o caso. Beber leite pode causar gases e doenças graves em filhotes. Portanto, é melhor oferecer a eles leite especial para cães ou filhotes.

Quando se trata de escolher o tipo de leite que os cães podem beber, não é apenas a saúde que precisa ser considerada. Sua nutrição e sua dieta também são muito importantes para manter o animal saudável por toda a vida.

Não há dúvida de que o leite feito exclusivamente para cães pode ser uma bebida saudável para eles, mas existem muitos tipos de leite que podem ser escolhidos, além deste e do leite de vaca. Por exemplo, você também pode optar pelo leite arroz ou de amêndoas, sempre após consultar cada opção com um nutricionista canino ou veterinário.

No entanto, o leite para cães é sempre a melhor alternativa, afirma My Dog Health. Isso porque os ajuda a digerir melhor os alimentos, facilitando a digestão e permitindo aos animais comer com mais frequência, ter mais energia e obter os nutrientes adequados de que precisam para ter uma boa saúde e vitalidade.

 

Um cachorrinho bebendo leite.

O leite para cães pode ser encontrado tanto na forma líquida quanto em pó e é uma ótima maneira de garantir que seu companheiro receba a melhor dieta possível para o seu tamanho e a sua idade. Em quase todos os casos, essa será uma alternativa muito mais saudável ao leite de vaca.

Pode interessar a você...
Os cães podem comer maçãs?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os cães podem comer maçãs?

Os cães podem comer maçãs e outras frutas. Esses alimentos são ricos em água, vitaminas e outros compostos orgânicos essenciais.