Cães do grupo 8: classificação de raças segundo a FCI

Cães do grupo 8: classificação de raças segundo a FCI

Última atualização: 16 Dezembro, 2017

A Federação Cinológica Internacional se encarrega de determinar os padrões de cada raça canina e as classifica segundo as suas características. Neste artigo, diremos quais são os cães do grupo 8, que inclui os cães cobradores de caça, levantadores de caça e de água. 

Cães do grupo 8: cobradores de caça

Os cães da raça “Retriever”(palavra inglesa que quer dizer “aquele que recupera”), são caracterizados por serem animais que recuperam as presas para o caçador. Eles foram criados para permanecer sob controle, marcar a presa derrubada, realizar abates “cegos” e, é claro, acatar as ordens do seu dono. Entre as 6 raças de cobradores de caça se encontram:

Filhote de labrador sorrindo

1. Labrador Retriever

Essa raça é uma das mais populares do mundo e é originária do Canadá. No que tange ao seu comportamento, podemos destacar a sua inteligência, bondade, energia, afabilidade e gentileza. Eles são excelentes companheiros, se dão muito bem com as crianças, são bastante obedientes e muito amistosos. Os labradores retriever podem ter a cor preta, chocolate ou areia. Costumam sofrer com displasia de bacia ou de cotovelo devido à obesidade (algo muito comum nessa raça).

2. Cobrador de pelo liso

O Flat Coated Retriever procede do Reino Unido e os primeiros cãezinhos nasceram no século 19. Acredita-se que os seus ancestrais venham do Canadá. Apesar de a raça quase ter desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 60, ele ganhou muita popularidade devido aos esportes caninos e às expedições em montanhas. Ele é um cão confiável, gosta de fazer as vontades dos donos, é um excelente companheiro e tem um latido firme. Essa raça possui a pelagem preta, densa e brilhante.

Cães do grupo 8: levantadores de caça

Todos os cães que estão inclusos nessa categoria possuem o tamanho mediano ou pequeno, têm orelhas grandes e caídas. O seu principal papel é praticar a caça de aves: primeiro, eles vão atrás das aves e depois as entregam ao caçador. No total, são 9 raças de levantadores de caça, e entre elas se destacam:

1. Cocker Spaniel Inglês

Essa raça é originária do País de Gales e era usada para caçar galinholas. O Cocker Spaniel Inglês possui antepassados na Espanha e ascendentes nos Estados Unidos. É um animal com porte atlético, forte, com um corpo compacto, peito desenvolvido e patas traseiras musculosas. As suas orelhas são grandes e caídas.

O Cocker Spaniel Inglês pode ter as cores marrom (clara), branca, preta, etc. Ele é um cão muito inteligente, resistente, alerta e não gosta nem um pouco de ficar sozinho. Late muito quando não tem companhia, mas é ideal para viver em um apartamento na cidade.

2. Springer Spaniel Galês

Outro cão do Reino Unido que faz parte do grupo 8, tem um corpo um pouco quadrado, possui um rabo grande, olhos castanhos e orelhas ligeiramente peludas. Pesa até 20 quilos e seu pelo é macio e pode ser avermelhado ou branco. É muito fiel, carinhoso, ativo e um pouco reservado na presença de estranhos. Pode ser um pouco “pegajoso” com seus donos e tem a característica de ser “surdo para as ordens” se não for adestrado corretamente.

Cães do grupo 8: de água

Dentro dessa seção, existem 8 raças, com pelo lanoso e cacheado, e se adaptam principalmente às áreas marinhas. Entre elas destacamos:

poodle na grama

1. Caniche (Poodle)

Embora também se encontre no grupo 9 da Federação Cinológica Internacional por se tratar de um animal de companhia, o poodle possui características físicas que se encaixam perfeitamente nos cobradores de água. Ele surgiu no século 15 e, à princípio, era um animal só de nobres e de aristocratas.

Até o Renascimento, foi usado para capturar patos e cisnes.  Existem quatro variedades, classificadas de acordo com o seu tamanho (grande, mediano, anão e toy). Os poodles são muito ativos, brincalhões, alegres e não se distraem facilmente.

2. Cão D’água Espanhol

Essa raça nasceu em Andaluzia e, apesar de já ter sido usado como cão de pastoreio e como ajudante de pesca, ele ocupa um lugar entre os cobradores de água, devido à sua aparência. A sua pelagem pode variar entre preto, marrom, branco e bege, podendo ter uma ou duas cores. Ele é um cão fiel, alegre, obediente, valente, trabalhador e equilibrado, com instintos para a caça, para guardar e para proteção.