Cão da Groenlândia: conheça essa raça resistente

Usado para caça e transporte pelos inuítes, o Cão da Groenlândia é uma raça de grande resistência física, sendo muito resistente diante do clima adverso do Ártico. Um excelente cão de trabalho, além de ser um bom guardião e muito familiar.

Você sabe que nossa seção de raças esconde detalhes de cães que você pode nunca ter ouvido falar. Você conhece o Cão da Groenlândia? A seguir, vamos contar tudo o que sabemos sobre ele.

Vamos conhecer o Cão da Groenlândia

Origem e história

Considerada uma das raças mais antigas do mundo, foi utilizada por séculos pelos inuítes para caça e transporte. Os inuítes, mais conhecidos como esquimós, são o povo que vive nas regiões árticas, nesse caso na Groenlândia, de onde vem esta raça canina.

É um cão preparado para o frio e, apesar de sempre ter sido utilizado para puxar trenós, por alguma razão estranha, é o cão de neve mais desconhecido. O husky, o samoiedo e o malamute do Alasca são mais utilizados nessa atividade, embora seja difícil entender as razões.

Sua constituição física é preparada ao extremo para suportar as condições climáticas da área onde vive, tanto ou até mais que as raças mencionadas anteriormente. De fato, esse cão tem demonstrado uma grande resistência ao frio e à umidade.

Características físicas

Sua cabeça possui uma forma muito redonda, embora a parte superior seja arqueada. Possui um grande espaço entre suas orelhas, que são eretas e arredondadas nas pontas.

Saiba mais sobre o cão da Groenlândia

Seus olhos são redondos, com uma ligeira forma amendoada no fim, mas sem serem afundados ou saltados. Eles lhe dão um semblante profundo e misterioso, mas ao mesmo tempo amigável. Seu nariz é longo e sua pelagem tende a se escurecer. Uma característica que chama atenção é a forma reta e plana de sua pelagem abundante, fofíssima, uma proteção necessária contra o frio.

Os machos podem medir de 60 a 68 cm, enquanto que as fêmeas medem entre 55 e 61 cm. Chega a pesar entre 28 e 32 kg, dependendo do gênero.

Seu peito é profundo e forte e suas costas retas. Sua aparência denota força e resistência. Os membros são retos, com músculos e ossos fortes. Suas patas são peculiares, já que parecem grossas em proporção ao resto do corpo.

Por último, possui duas camadas de pelos: uma interior, macia, e outra exterior, densa e lisa. As cores admitidas para essa raça são várias, sempre unidas com o branco. Embora a maioria das suas cores siga a linha dos marrons (areia, canela, terra, bege, etc), às vezes o preto pode ser aceito pelas organizações.

Personalidade e temperamento do cão da Groenlândia

Este cão possui uma característica muito comum em raças japonesas: ele não late. Seu modo de comunicação é por meio de uivos, que serão diferentes ao transmitir tristeza ou alegria. Inclusive, os groenlandeses nomearam seus uivos de “choro da natureza”.

Você conhece o cão da Groenlândia?

É um cão cheio de energia, audacioso, tenaz e com uma grande força mental. É tranquilo e amável, com uma grande independência, o que o torna ideal para viver numa família, uma vez que não se apegará a apenas uma pessoa. Também é excelente como um cão de guarda.

Além disso, uma das principais características que definem sua personalidade é sua austeridade. Ele executa seu trabalho, não importa como.

Cuidados específicos

É um cão forte que apresenta uma saúde excelente. Não é conhecido por ter doenças comuns ou congênitas. Tudo o que precisa são grandes doses diárias de exercício, pois sua genética exige isso.

Você deve escovar regularmente seu pelo para eliminar pelos mortos. Além disso, devido à sua pelagem farta, parasitas podem facilmente se alojar nele, então não esqueça de examiná-lo constantemente.

Apesar de sempre ter sido utilizado como cão de trabalho, o Cão da Groenlândia também é um ótimo animal de estimação. Ficou interessado em comprovar isso?

Recomendados para você