Os cães estão em constante comunicação. Na verdade, quase tudo o que fazem, desde o menor movimento ou comportamento que possa nos parecer estranho é, de fato, uma forma de se comunicar. Um exemplo disso é quando seu cão lambe a orelha de outro cão.
Para se comunicar entre si, os cães utilizam gestos, seu corpo ou o som de sua voz, da mesma forma que os humanos, ainda que de modo mais “primitivo”. Entre essas formas de comunicação está lamber a orelha de outros cães, o que geralmente representa um ato de higiene pessoal ou “preparação”.
Dois cães que vivem na mesma casa, passam muito tempo um com o outro ou sempre saem e brincam juntos se consideram membros da mesma manada. Portanto, para eles é comum a higiene entre si.
O que significa lamberem um ao outro?
Além da necessidade de higiene, lamberem-se entre si corresponde a um ato de respeito e carinho como companheiros de uma mesma manada.
Outro motivo pelo qual eles fazem isso é para se protegerem de doenças auditivas. Já que os cães não podem lamber e limpar seus próprios ouvidos, o fazem com os outros (e os outros com eles) para se manterem limpos e evitar problemas de saúde.
Outra hipótese existente sobre esse costume é que os cães simplesmente gostam do sabor da cera de ouvido de outros cães e por isso lambem a orelha de outros animais.
Essa hipótese pode ser verdadeira se considerarmos que essa cera é salgada. Já que são onívoros com preferência por uma dieta carnívora, os cães preferem esses sabores. Além disso, ao lamber, podem saborear a pele salgada no interior do ouvido.
Questão de sentidos
Os cães, assim como nós, experimentam o mundo através dos sentidos. No entanto, eles privilegiam sensações diferentes das nossas, já que seus sentidos sentidos mais desenvolvidos são a audição e o olfato, que são fortemente ligados ao paladar.
Isso significa que os cães usam o paladar para experimentar o mundo ao redor e aprender desta forma. Portanto, esse comportamento é normal. Significa que desfrutam de um lugar na manada, se identificam com ela, sentem-se confortáveis em seu grupo e alcançaram um desenvolvimento emocional adequado.
Quando prestar atenção a esse comportamento
Apesar de ser absolutamente normal lamber a orelha de outros cães, deve-se prestar muita atenção quando isso se torna uma atitude compulsiva.