A castração faz bem para o seu bichinho de estimação?

A castração traz vários benefícios aos nossos bichinhos de estimação. Muitas pessoas castram os seus animais de estimação imediatamente, ao adotá-los. Trata-se de uma questão de saúde e segurança. No entanto, a castração faz bem para os bichos de estimação? É preciso analisar, detalhadamente, os prós e contras desse ato tão comum.

Ter um animal de estimação exige grandes responsabilidades. Quando uma pessoa se torna dona de um cachorro ou gato, a responsabilidade de o dono levar o animal ao veterinário é um dos pontos fundamentais. 

Na verdade, é uma das primeiras providências a serem tomadas. Além disso, é normal que o dono do pet reflita se a castração é uma boa atitude. Entre outras coisas, isso impede a superpopulação de animais em casa.

A cada ano, milhares de animais são sacrificados devido à superpopulação. Não resta dúvida que a castração é um fator essencial para o controle desse mal. Em segundo lugar, existem maneiras de fazer tal intervenção.

É necessário que o dono do animal esteja
bem informado sobre os efeitos da castração.

Geralmente, a idade recomendada para efetuar a castração é entre 6 e 8 meses. Depois da intervenção, o animal vai mudar o próprio comportamento. O veterinário vai nos informar de todos esses detalhes, antes do procedimento.

A castração faz bem aos bichos de estimação?

A castração acarreta traz muitos benefícios, entre eles, se destacam os seguintes:

Cachorro marrom deitado olhando para cima

Autor: LuAnn Snawder Photography
  • A castração em machos elimina o risco de o animal sofrer de câncer nos testículos. Quando são removidos os testículos, essa doença mortal vai ser eliminada. O câncer nos testículos é um mal comum em cães e gatos machos adultos.
  • A castração nas fêmeas elimina a possibilidade de elas desenvolverem câncer de útero e doenças relacionadas a isso.
  • A castração nos machos previne problemas de próstata. A intervenção cirúrgica não elimina 100% dos problemas de próstata. Contudo, ela diminui de maneira considerável a possibilidade de desenvolverem câncer de próstata.
  • A castração nas fêmeas elimina os incômodos sentidos no período de menstruação do animal. Além disso, evita certos problemas causados na fase de cio.
  • Além disso, a castração em cadelas e gatas evita o problema da gravidez psicológica. Ao contrário do que se pensa, esse é um mal comum.
  • Depois da castração, o animal vai urinar menos. Ele já não vai sentir a necessidade constante de marcar seu território. Isso significa um grande alívio para quem tem animais dentro de casa.
  • A castração diminui a tentativa de fuga do pet. Por estar castrado, o cão e o gato não vão sentir a necessidade de ir atrás de outros animais. Esse é outro benefício trazido pela castração.

Depois de analisar o tema, os especialistas indicam que a castração faz bem sim ao animal. Portanto, essas operações solucionam grandes problemas na saúde do pet.

Inconvenientes da castração em animais

A castração traz como consequência determinados problemas. Alguns deles são os seguintes:

  • Os cães e gatos castrados costumam se tornar alvos-fáceis aos olhos dos outros cachorros. Além disso, outros animais também podem se tornar agressivos em relação ao animal castrado.
  • Estima-se que os animais castrados crescem mais do que deveriam. Esse crescimento se refere à questão da altura.
  • A castração em animais aumenta o risco de o animal sofrer doenças como o osteossarcoma, um tipo de câncer letal.
  • Um cão ou gato castrado antes dos 5 meses de idade terá maiores possibilidades de sofrer de displasia dos quadris e rompimento do ligamento cruzado cranial. Trata-se de doenças que geram grandes complicações na saúde do pet.
  • Os cães e os gatos castrados desenvolvem maior risco de sofrer de hipotireoidismo.
  • A castração pode afetar a apetite do animal. Além disso, o metabolismo pode ser afetado.
Cachorro pastor-alemão na veterinária para castração

De acordo com diversos especialistas, a resposta para a pergunta se a castração faz bem ou não aos nossos bichos de estimação é que o procedimento oferece mais vantagens do que desvantagens. No entanto, sempre é melhor estar bem informado.

Na hora de castrar o seu animal, é fundamental conversar com o seu veterinário, esse especialista sempre vai trazer a sua visão profissional sobre o assunto.

Além disso, nas clínicas veterinárias, os donos de animais vão obter aconselhamento apropriado de acordo com a especificidade de cada pet.

Não se pode esquecer que a castração também gera mudanças de comportamento. Ao ser castrado, o animal vai ter mais propensão a agir de maneira diferente. No entanto, isso só vai acontecer até o momento em que ele se acostumar, por completo, à nova situação. Ainda mais porque se trata de uma grande mudança fisiológica. O animal precisa de um tempo para assimilar o seu novo estado com naturalidade.

Recomendados para você