Cavalo Andaluz: conheça essa raça antiga

· junho 1, 2018

Existem muitas raças de cavalos que podemos encontrar no mundo. Saber mais sobre elas nos ajuda a ter uma conexão mais especial com esses maravilhosos animais que compartilham sua existência conosco. Hoje, falaremos mais sobre o cavalo andaluz.

Também conhecido na Espanha como cavalo de raça pura espanhol, esse espécime é, no mínimo, majestoso. Você quer saber mais sobre ele? Bem, vamos lá!

Tudo sobre o cavalo andaluz

História e origem

Assim como acontece com algumas outras raças de cavalo, ou mesmo com outras espécies de animais, a origem do cavalo andaluz nunca foi determinada com certeza. No entanto, eles são datados da era pré-romana, pois há evidências da existência de cavalos dessa época que têm muitas semelhanças com o cavalo andaluz que conhecemos hoje.

Filósofos e autores romanos descreviam essa raça como bonita, elegante, dócil, valente, mas arrogante e com vigor para participar das guerras ou nos jogos dos circos romanos.

Durante o século 16, Filipe II criou os Estábulos Reais de Córdoba, nos quais se encontravam os melhores garanhões e éguas da área do Rio Guadalquivir. Dessa forma, surgiu a famosa Coudelaria Real, que mais tarde ficou conhecida como Coudelaria Nacional.

Foram nesses estábulos que surgiu o cavalo andaluz, que chegou à América quando muitos espécimes foram enviados para lá da Espanha. Por isso, a maioria das raças de cavalos que se desenvolveram no continente americano têm características muito parecidas com as do cavalo andaluz.

Cavalo de raça pura espanhola ou cavalo andaluz
Fonte: Angel Aroca Escamez

Características do cavalo andaluz

Cabeça

Sua cabeça é proporcional ao tamanho de seu corpo, com uma silhueta praticamente reta. Suas orelhas são medianas e móveis, perfeitamente paralelas. Sua testa é um pouco arqueada e seus olhos emitem um semblante muito brilhante e intenso, cheio de expressividade.

Pescoço

Possui um tamanho médio e é suavemente arqueado, muito musculoso, forte e rígido.

Extremidades

Os músculos traseiros são musculosos, com as nádegas ligeiramente arqueadas e pernas muito largas. Seu casco é largo, forte e muito bem definido.

Suas costas são musculosas, flexíveis e largas. Também são fortes seus braços e antebraços.

Seus movimentos

O cavalo andaluz é ágil, com movimentos cheios de harmonia e cadência. Tem predisposição para manobras, como dar giros em volta de seu corpo.

Personalidade e temperamento do cavalo andaluz

O cavalo andaluz é versátil e tem uma personalidade equilibrada, nobre e dócil, com muita facilidade de adaptação a situações, circunstâncias e cavaleiros. Responde rápido à ordem que lhe é dada, demonstrando sua aptidão para obediência e aprendizagem.

Saiba mais sobre o cavalo andaluz

Este cavalo espetacular é muito cobiçado pelos fãs do mundo equestre. Portanto, queremos falar um pouco mais sobre ele e sobre como é sua criação.

Curiosidades sobre o cavalo espanhol de raça pura ou cavalo andaluz
Fonte: Valencia Caballo

Para que os reprodutores sejam qualificados a procriar, devem cumprir uma série de requisitos. Isso evitará que a raça seja misturada e perca seu pedigree. Aqui estão alguns desses requisitos:

  • Os machos devem sempre passar da altura de 155 centímetros na cernelha (153 centímetros nas fêmeas).
  • Devem sempre superar os requisitos funcionais mínimos, que estão marcados no TRC (Tribunais de Reprodutores Qualificados).
  • Devem passar com êxito no exame radiológico para descartar doenças como osteoartrite, osteocondrose e outras.
  • Deve ser feita uma verificação em seu aparato reprodutor que descarte falhas impedindo a reprodução.
  • Os machos deverão passar por uma prova de montaria para que sua atitude ao serem montados com uma sela seja avaliada.

Essas são as informações que queríamos compartilhar para você conhecer mais sobre essa raça maravilhosa. Um cavalo cheio de elegância, inteligência e força.

Fonte das imagens: David De Biasí e Angel Aroca Escamez.