Chow Chow, um cão encantador e charmoso

O Chow Chow é conhecido há muitos anos e tem sido o protagonista de músicas, filmes e muito mais. Essa raça de cães é caracterizada por ser muito diferente das demais. Tem um pelo longo e exuberante, além de uma personalidade muito peculiar.

Muitos poderiam confundi-lo com um leão ou ursinho fofo e carinhoso. Neste artigo, você descobrirá que a personalidade desse cão não tem nada a ver com a sua aparência. Conheça mais sobre esse animal.

Tudo o que você precisa saber sobre o Chow Chow

Origem

Autor: Selbe Lynn

Como você já deve saber, essa raça se originou na China, há cerca de 2000 anos, embora até 1800 não fosse conhecida fora do país. No princípio, o Chow Chow era usado como cão de guarda, depois como pastor, animal de estimação e como cão doméstico. Infelizmente, sua carne também se converteu um prato apreciado por alguns, embora o seu consumo tenha sido proibido em 1915.

O nome vem da palavra em chinês Chow Chow, que significa, em inglês, “mercadoria diferente”. Quando os primeiros exemplares dessa raça foram levados para a Inglaterra, era esse o termo que colocado nas caixas, embora os chineses os chamem de Songshi Quan, que significa, literalmente, “cão-leão empolado”.

Características físicas

O Chow Chow é um cão robusto, de costas curtas, mas com boas proporções. Tem orelhas pequenas e focinho grande. A cauda é curvada e alta, sempre sobre o dorso. Embora você talvez só tenha visto cães Chow Chow de pelo longo, também existem os de pelo curto.

Os pelos podem ser vermelhos, negros, azuis ou creme. Os cães que possuem duas cores ou manchas no pelo não são considerados 100% puros. Uma das características mais famosas dessa raça é a cor da língua, mais azulada, ou púrpura em algumas ocasiões.

Personalidade

Embora o Chow Chow seja um cão de companhia e muito apto para ser um mascote, nem sempre foi assim, já que a raça é de personalidade agressiva e tímida. No entanto, com o passar do tempo, esses cães foram se adaptando a viver como animais domésticos e por isso já não têm acessos de agressividade. De qualquer forma, é muito importante que sejam socializados desde filhotes.

Se você quer ter mais de um Chow Chow em casa, recomenda-se que sejam do mesmo sexo, caso contrário, podem apresentar problemas de convivência. Mas existem exceções para tudo e é comum ver machos e fêmeas da raça conviverem pacificamente.

Os Chow Chow também são leais e verdadeiros membros da família, seja humana ou canina. Se mudarem de casa ou de dono, podem ter problemas de adaptação.

Eles também são passivos, ideais se você mora em um apartamento pequeno. A personalidade do Chow Chow é independente e ele a demonstra quando mantém uma certa distância com o resto dos moradores da casa ao dormir, ou isolando-se enquanto observa os demais.

Embora não sejam muito ativos por natureza e você possa pensar que não gostam de praticar exercícios, uma rotina de atividades físicas é essencial para manter o bom humor e cuidar da saúde do animal.

Saúde

Autor: Valerie

Os cães dessa raça podem sofrer de displasia de cotovelo e de quadril, problemas na tireoide ou luxação de joelho. Também podem apresentar problemas de visão, como entrópio e ectrópio. Portanto, recomendamos que antes de adotar ou comprar um Chow Chow procure saber sobre o estado de saúde do animal.

Lembre-se de que um bom criador sempre dará garantias por escrito de que o cão está em um estado aceitável para conviver em um lar com outros animais e cães e garantirá que terá uma vida longa, saudável e feliz.

Recomendados para você