5 alimentos saudáveis para cães

Descubra junto com a gente quais são os 5 alimentos mais saudáveis para cães que você pode oferecer ao seu amigo peludo, bem como algumas opções tóxicas que é melhor evitar.
5 alimentos saudáveis para cães

Última atualização: 27 Agosto, 2021

Como tutores, é normal que tenhamos dúvidas sobre quais são os alimentos realmente saudáveis para os nossos cães. Gostaríamos de oferecer muitos, mas não sabemos ao certo o que é bom e o que não é. Portanto, neste artigo queremos falar sobre ingredientes de consumo diário para nós e que também são saudáveis para os cães.

De fato, diante dessa necessidade, a indústria de rações tem trabalhado para oferecer produtos que contenham mais alimentos saudáveis em sua composição. Dessa forma, não só são satisfeitos os desejos do tutor de sempre oferecer o melhor, mas também as necessidades nutricionais dos caninos.

Claro, é importante esclarecer que, antes de fazer qualquer alteração na dieta do seu cão, é necessário consultar um veterinário de confiança. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, continue a leitura.

A alimentação dos cães

Os cães não são onívoros, mas não são carnívoros estritos (como os gatos). Devido à sua capacidade de metabolizar muitos alimentos, sua dieta é variada e pode incluir diferentes tipos de ingredientes sem afetar sua saúde digestiva e geral. Estando em um ponto intermediário entre várias estratégias de alimentação, os cães fazem parte do grupo dos carnívoros facultativos.

Ao nascer, é alimentado apenas com o leite da mãe, mas, uma vez que ocorra o desmame, a dieta do cão deve conter proteína animal como alimento básico.

Para descobrir a concentração de proteína na ração que você dá ao seu animal de estimação, leia o rótulo. Quanto mais carne magra, frango e coelho você tiver, melhor. O objetivo é fornecer ao seu cão um alto teor de proteína sem consumir muita gordura ao mesmo tempo.

5 alimentos saudáveis para os cães

Além da proteína de origem animal, há uma série de alimentos saudáveis que você pode considerar para atender às necessidades nutricionais do seu cão. Abaixo, investigamos 5 deles.

1. Mandioquinha

Começamos essa lista de alimentos saudáveis para cães com a mandioquinha. Estudos indicam que a mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza) é uma boa fonte de carboidratos. Além disso, ajuda o animal a ter uma boa digestão e a se manter hidratado, já que 88%  de sua composição é água.

Entre outros benefícios, destaca-se que a mandioquinha tem efeitos desintoxicantes e higienizadores. Também ajuda a eliminar ou compensar os ácidos residuais no sangue (como o ácido úrico), pois é alcalinizante. Em geral, você notará que seu cão se adapta bem a esse alimento e que ele até faz parte da lista de ingredientes de várias rações e dietas como a BARF, da qual vamos tratar também.

 

A cenoura é um dos 5 alimentos mais saudáveis para os cães.

2. Iogurte

É um alimento que possui culturas bacterianas ativas que ajudam a manter a saúde da flora intestinal do animal. Além disso, possui alto teor de proteína que pode complementar a contribuição das carnes e possui nutrientes e minerais saudáveis como cálcio, potássio, fósforo e magnésio.

Embora o iogurte tenha benefícios interessantes para o cão, nem todos os laticínios são saudáveis. Os melhores são os proporcionais, como o iogurte grego puro, que não contém açúcares adicionados ou aromatizantes artificiais e tem baixo teor de gordura.

A introdução do iogurte na dieta do cão deve ser gradual. Ofereça esse alimento com pouca frequência ou como uma recompensa, pois muitos cães não metabolizam bem os laticínios.

 

O iogurte é um dos 5 alimentos mais saudáveis para os cães.

3. Maçã

A maioria dos cães adora frutas. Por ser um alimento natural, a maçã é muito benéfica para eles. Suas propriedades incluem a contribuição de vitamina C e A, além de fibras, as quais ajudam no trânsito intestinal.

Até mesmo um estudo sobre o possível desenvolvimento de compotas para cães indica que as propriedades dessa fruta resultariam em um produto que ajuda a melhorar o sistema imunológico e o metabolismo. A maçã nunca poderá substituir um medicamento, mas pode ajudar o cão a não adoecer.

Além disso, essa fruta ajuda a limpar resíduos de alimentos e tártaro que se acumulam nos dentes, resultando em hálito fresco. Antes de oferecer esse alimento saudável, retire as sementes, pois seu tamanho pode causar asfixia nos cães.

 

A maçã é um dos 5 alimentos mais saudáveis para os cães.

4. Salmão

É comum pensar que o peixe é um alimento exclusivo para os gatos, mas isso não é verdade. O salmão é rico em proteína animal, que deve estar presente nessa lista de alimentos saudáveis para cães. É uma importante fonte de ácidos graxos ômega 3, que mantêm a pelagem saudável e com brilho. Também fortalece o sistema imunológico do cão.

Esse é um dos alimentos complementares mais indicados para os cães. Isso significa que não deve ser a base da dieta do animal, mas é muito benéfico. Apresente-o aos poucos e avalie como seu pet o processa antes de instaurar seu consumo.

Um pedaço de salmão.

5. Ovo

Os ovos são uma fonte de proteína frequentemente negligenciada. A verdade é que podemos utilizá-lo para complementar a alimentação do cão, pois é um alimento saudável para ele. É uma fonte de gorduras, aminoácidos, nutrientes e minerais que fortalecem o sistema músculo-esquelético, o cérebro e o coração.

A forma correta de oferecer ovo aos cães é sempre cozida e sem sal. Somente se você tiver certeza de que a origem do ovo é segura, poderá dá-lo cru. Caso contrário, cozinhe para evitar a propagação de vírus e bactérias, como microrganismos do gênero Salmonella (que causam salmonelose).

 

Outros tipos de comida saudável para cães

A lista de alimentos saudáveis para cães é muito longa, pois inclui vegetais como abóbora e brócolis, frutas como melão e mirtilos, proteínas como frango, sardinha e carne vermelha, além de grãos como aveia e quinoa.

Se você deseja variar a dieta de seu cão, dar esses alimentos individualmente não é a única opção. Entre a lista de diferentes tipos de alimentos saudáveis para cães, destaca-se a dieta BARF ou comida crua biologicamente apropriada. Segundo pesquisas, ela é composta por alimentos crus e vegetais que buscam atender às necessidades nutricionais dos animais de estimação.

É uma dieta que inclui apenas alimentos que os cães conseguem processar e dos quais podem obter tudo o que o corpo precisa para ser saudável. Em sua composição, destacam-se diversos alimentos saudáveis para os cães, incluindo alguns dos já citados.

Esse tipo de dieta deve ser elaborada por um especialista em nutrição veterinária. A elaboração em casa sem supervisão não é recomendado.

Alimentos tóxicos para cães

Assim como há alimentos saudáveis para os cães, há outros que são tóxicos se ingeridos em certas quantidades. Em princípio, você pode pensar que um pequeno pedaço dos itens dessa lista não vai fazer mal ou que nada vai acontecer se o consumo ocorrer de vez em quando, mas lembre-se de que você está causando danos ao seu peludo ao administrá-los. Entre esses alimentos proibidos estão os seguintes:

  • Chocolate.
  • Uvas passas.
  • Uvas.
  • Cebola.
  • Levedura.
  • Nozes de macadâmia.
  • Abacate.
  • Álcool.
  • Café.
  • Energizantes.
  • Doces.

 

A variedade é o segredo

Você deve ter percebido que a lista de alimentos saudáveis para cães é extensa, então não há desculpas para não fornecer ao seu cão uma dieta balanceada adequada para o seu organismo. Uma boa opção é combinar a ração, como base alimentar, com qualquer um desses alimentos, para sair da rotina e oferecer mais nutrientes naturais.

O importante é que você converse com o veterinário sobre sua vontade de variar a dieta do seu cão para fazer da maneira certa. Assim, você evitará problemas de saúde ou desequilíbrios no metabolismo do seu animal a longo prazo.

Pode interessar a você...
Quais alimentos são tóxicos para os cães?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Quais alimentos são tóxicos para os cães?

É importante que você conheça quais são os alimentos tóxicos para os cães. Existem muitos alimentos que podem prejudicá-los.



  • Bedoya, E., Marulanda, D., Vela, M. Plan de negocios – Producción, distribución y comercialización de compotas para perros. Institución Universitaria Esumer. 2014.
  • ARIAS, M. L., LÓPEZ, L. L., & LÓPEZ, Á. M. DISEÑO DE DIETAS BARF PARA PERROS EN TRES ETAPAS FISIOLÓGICAS.
  • Molina Herrrera, D. A. (2012). Inclusión de zanahoria blanca (Arracacia xanthorrhiza) como fuente de carbohidratos en dietas para perros adultos.