Cinco razões pelas quais os cães urinam dentro de casa
Escrito e verificado por o veterinário Juan Pedro Vazquez Espeso
Que os cães não são bichinhos de pelúcia é algo que os amantes desses animais mais do que já entenderam. Como seres vivos, eles comem, choram, às vezes se comportam mal e precisam se aliviar. Normalmente, seu banheiro privativo é a rua ou o jardim, onde costumam fazer suas necessidades. No entanto, existem algumas razões pelas quais os cães urinam dentro de casa.
Você sabe quais são os motivos que podem fazer o cachorro urinar em casa? Você sabia que existem algumas doenças que podem levar a esse comportamento indesejado? Continue lendo para descobrir quais são os motivos mais comuns por trás desse comportamento.
Por que os cães urinam dentro de casa?
A raiz desse comportamento se fundamenta em três princípios:
- Falta de educação: quando o cão não tem certeza sobre o lugar certo para se aliviar, ele pode urinar dentro de casa porque entende que é a coisa certa a se fazer.
- Problemas de comportamento: semelhante à situação anterior, mas nesse caso pode-se dizer que o animal entende que o interior da casa não é o lugar para se aliviar. No entanto, distúrbios de ansiedade ou medos podem causar vazamento de xixi.
- Problemas de saúde: qualquer distúrbio orgânico que cause dificuldade em reter a urina ou o aumento de sua produção e o consequente aumento da necessidade de urinar.
Seguindo essas premissas, vamos explicar as principais razões desse comportamento indesejável nas linhas a seguir.
Filhotes: animais jovens ou não acostumados a urinar na rua
Nesses casos, os cães não sabem onde devem fazer suas necessidades, por isso urinam e também defecam dentro de casa. Em cachorros e animais jovens, é um problema normal que se resolve com o tempo.
Esses cães, à medida que crescem, aprendem a controlar os movimentos intestinais e entendem que o lugar certo para se aliviar é na rua.
Em cães mais velhos que, devido a circunstâncias particulares, nunca foram ensinados, esse tipo de comportamento também pode existir. Geralmente, é um distúrbio facilmente resolvido, embora exija um pouco mais de treinamento e esforço por parte dos tutores para poder reeducar o animal.
Problemas de comportamento
Existem vários distúrbios desse tipo que podem causar o aparecimento desse comportamento. Por exemplo:
- Problemas de ansiedade, como a produzida pela separação.
- Medos ou fobias, por exemplo de ruídos altos.
- Emoção, quando o animal fica feliz em receber uma visita.
- Demarcação de território.
Para resolver o problema, é conveniente avaliar corretamente o estado psicológico do animal e propor um tratamento adequado de modificação de comportamento.
Tratamentos farmacológicos
A administração de certos medicamentos pode aumentar a produção de urina ou a ingestão de água e causar um aumento da necessidade de urinar. Diante disso, o cão pode ser incapaz de reter a urina até a próxima caminhada e acabar se aliviando em casa.
Algumas das drogas que podem desenvolver essa condição são as seguintes:
- Diuréticos: logicamente, sua função é produzir mais urina, por isso é comum que cães submetidos a tratamentos com esse tipo de medicamento urinem em casa.
- Corticosteroides: podem causar aumento da ingestão de água, o que leva ao aumento da produção de urina.
Doenças urinárias
Existem muitas condições do sistema urinário que podem produzir uma situação em que o cão urina em casa. Qualquer distúrbio nesse sistema, que é o principal responsável por regular a produção de urina, pode modificar sua produção.
Nesse sentido, algumas das doenças mais comuns são as seguintes:
- Insuficiência renal: animais com problemas renais podem ser incapazes de manter a retenção de urina, então esses cães costumam urinar em casa.
- Infecção urinária: a infecção urinária produz, assim como acontece com as pessoas, uma sensação dolorosa ao urinar. Frente a essa dor, os cães não esvaziam a bexiga corretamente durante as caminhadas, tendo necessidade de urinar em casa depois.
Doenças hormonais
Além do sistema urinário, o sistema endócrino também está ativamente envolvido na regulação da quantidade de urina produzida. Portanto, doenças endócrinas também podem estar por trás desse comportamento. Algumas das mais comuns em cães são as seguintes:
- Diabetes.
- Síndrome de Cushing, caracterizada pelo aparecimento excessivo do hormônio cortisol.
- Hipotireoidismo, mau funcionamento da glândula tireoide.
Em conclusão, dada a variedade e quantidade de motivos por trás do comportamento tratado, recomendamos ir ao veterinário para avaliar corretamente as causas que levam seu cão a urinar dentro de casa.
Em vez de ver aquele xixi no tapete como um motivo para ficar com raiva, devemos interpretá-lo como uma indicação de que a saúde do cão pode estar em risco.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
BSAVA: Manual of Canine and Feline Endocrinology
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.