Como ensinar um cão a urinar fora de casa

· março 4, 2018

Ensinar um cão a urinar fora de casa é uma das tarefas que mais custam aos donos de um cão, especialmente os de primeira viagem. Neste artigo, tentamos sintetizar como proceder para que possamos alcançar o sucesso nesse desafio.

Coisas para evitar

Primeiro, como proprietários responsáveis, devemos evitar o reforço negativo ou punição. Muitas vezes, deixamos nosso filhote sozinho em casa e, ao retornar, encontramos uma “surpresa”. No entanto, é possível que o filhote tenha urinado horas antes de chegarmos. Logo, não faz sentido brigarmos com o cachorro, mostrar o que ele fez ou esfregar o focinho do animal no “xixi”.

Levar o animal de estimação para a rua antes que ele possa sair é outro erro que muitos proprietários cometem. Se o veterinário estipular que, durante os dois primeiros meses, ele não pode sair, especialmente se for por uma questão de vacinação, ele não pode sair.

Cachorro passeando de coleira

Urinar em casa

Embora existam muitos métodos para ensinar um cão a urinar fora de casa, alguns especialistas apontam que, antes de instruí-lo a fazer xixi em um lugar adequado, é preciso estabelecer qual será esse local. Isso é especialmente conveniente se o animal não tem ainda todas as vacinas e não pode ir para a rua.

Uma prática muito útil para evitar que nosso cão urine em lugares indesejados, como a cama, o sofá ou o tapete, é adquirir os chamados tapetes higiênicos para cães.

Os tapetes higiênicos para cães

O tapete higiênico para cães é feito com uma composição mista, geralmente algodão e plástico impermeável, que absorve o xixi e mitiga o cheiro. Quando nosso filhote fizer xixi, devemos trazer um tapete limpo e absorver toda a urina com ele. Dessa forma, embora não possamos sentir o cheiro desagradável, o cachorrinho será capaz de identificá-lo.

Uma vez que o tapete esteja molhado, devemos levá-lo para a área onde vamos autorizar o nosso cão a evacuar, por exemplo, o banheiro. Toda vez que percebermos que o nosso cão começou a urinar ou quando percebermos que está se aproximando essa hora, nós devemos levá-lo ao tapete. Pouco a pouco, com o tempo e a paciência, nosso animal de estimação irá associar os tapetes com o lugar para urinar.

Ensinar um cão a urinar longe de casa

Quando nosso veterinário nos autorizar a levar nosso cachorro para uma caminhada, ou seja, quando o animal estiver com todas as vacinas em ordemcomeçará a missão de ensiná-lo a urinar longe de casa. Nesse momento, removeremos o tapete do banheiro.

Agora, nosso filhote já saberá que o tapete é o lugar onde pode fazer suas necessidades. Assim, nós saberemos mais ou menos as horas em que nosso cachorro costuma esvaziar sua bexiga. Esses momentos são, geralmente, 20 minutos depois de comer ou beber, após brincar ou ao acordar.

Depois de colocar nele a coleira e irmos para a rua, devemos esperar chegar a algum lugar adequado. Seja num parque ou alguma área reservada para isso. Dessa forma, vamos evitar o hábito de ensinar um cão a urinar na calçada ou nas portas.

É fundamental identificar um lugar perto de casa onde possamos caminhar com nosso cachorro.

Uma vez que tenhamos chegado ao lugar escolhido para passear com nosso filhote, vamos colocar o tapete, que pode estar manchado com urina, no chão. É muito possível que nessa primeira vez não tenhamos sucesso: “Roma não foi construída em um dia”.

Beagle passeando na coleira

Consistência, chave para o sucesso

Depois de várias tentativas e caminhadas com o tapete de cachorro, nosso filhote começará a associar esse tapete que já estava no banheiro com o local na rua onde ele terá que fazer xixi. Quando o cão finalmente começar a urinar no tapete, nós lhe daremos um prêmio. O mais aconselhável é dar-lhe um petisco adequado ao seu tamanho e idade.

Devemos continuar esse ritual durante o tempo que for necessário e tentar colocar o tapete sempre no mesmo lugar. É preciso lembrar de recompensar o nosso cão toda vez que ele começar a urinar no lugar certo.

Quando o filhote conseguir várias vezes, estaremos preparados para ir à rua sem um tapete. Continuaremos armados com petiscos para recompensar nosso amigo peludo toda vez que ele fizer xixi no lugar certo.

Lembre-se de que o segredo do sucesso está na perseverança, paciência, reforço positivo e nos identificadores olfativos. Boa sorte!