Coleira para gatos: uma boa ideia?

Os felinos são animais de hábitos que se apegam à sua rotina com veemência. O uso da coleira é uma nova proposta e a adaptação é necessária.

O uso da coleira para gatos é recomendável ou não? Essa é uma das discussões entre especialistas e donos de animais. Portanto, resumimos abaixo os aspectos positivos e negativos desse acessório para o bem-estar do seu animal de estimação.

O uso da coleira para gatos: situações recomendáveis

Algumas portas contam com um sensor que se ativa ao detectar um dispositivo instalado numa coleira. As chamadas “portas inteligentes” acionam sua própria abertura a partir de um mecanismo de reconhecimento magnético.

Neste caso, o uso da coleira para gatos é positivo, pois proporciona mais autonomia ao animal. O felino pode acessar o exterior da casa na ausência de seus donos.

O uso de portões inteligentes também é eficiente para dar liberdade ao felino. No entanto, não agregam muito valor à segurança do lar ou da família.

Muitas vezes, a utilização da coleira para gatos favorece sua identificação visível. Já os chips subcutâneos requerem leitores magnéticos, pouco comuns em muitas cidades.

Trata-se de um método muito utilizado em felinos que têm acesso ao exterior da casa. Caso o animal se perca, a coleira identificadora permite contatar rapidamente os proprietários, mas não substitui a eficiência do microchip.

Adaptação ao uso da coleira

Os felinos são animais de costumes que se apegam à sua rotina com veemência. O uso da coleira é uma nova proposta e é necessário um período de adaptação.

Cada animal tem seu tempo de adaptação e sabemos que os gatos não fazem nada contra sua vontade. Portanto, é importante ter paciência para respeitar os tempos do nosso amigo.

O ideal é ensiná-lo a se comportar com a coleira desde seus primeiros meses de vida, quando seu caráter é mais flexível. Não obrigue-o ou use violência no processo de adaptação.

Coleira para gatos: método contra pulgas

O uso da coleira para gatos pode ser também uma forma de prevenir e combater infestações de pulgas. Porém, alguns especialistas dizem que não é um método de desparasitação muito recomendado, pois as coleiras são incapazes de espalhar seu inseticida, fazendo com que sejam pouco efetivas.

Gato se coçando

Além disso, os produtos de sua fórmula podem causar alergias, irritações ou perda de pelo. Em casos mais graves, o inseticida pode penetrar no organismo do animal, causando vômitos e diarreias.

O método preventivo mais seguro e eficaz contra ectoparasitas consiste na aplicação periódica de pipetas ou produtos semelhantes.

Dicas para escolher a coleira para gatos ideal

É fundamental escolher o modelo mais adequado para o gato doméstico. O mais importante é atentar para como e com o que a coleira é feita.

As costuras devem ser bem feitas, para não causar alergias ou feridas na pele do animal. O material de fabricação deve ser de boa qualidade e, de preferência, hipoalergênico.

Modelos flexíveis com composição elástica geralmente são mais seguros, principalmente para gatos com acesso ao exterior. Isto permite que o gato se solte da coleira sem causar danos ao pescoço caso fique preso ou enganchado.

Coleira para gatos: o perigo dos sininhos e campainhas

O uso da coleira em gatos geralmente é mais cômodo quando se evita a colocação de sininhos e campainhas. Muitos gatos ficam realmente chateados e nervosos com o ruído desses objetos.

Gato com coleira com sininho

Além disso, investiga-se que a exposição contínua ao ruído emitido por estes aparatos pode gerar problemas auditivos. Embora isto não esteja comprovado, sabe-se que os gatos possuem uma audição muito sensível. E cuidado nunca é demais.

Alguns donos defendem o uso de sininhos para afugentar aves e pequenos animais, impedindo que o gato os mate. Porém, a eficácia dessa medida é muito discutida atualmente.

Muitos gatos desenvolvem novas técnicas de caça para surpreender silenciosamente suas presas, inclusive com a coleira. Outros tentam arrancar os sininhos da coleira, podendo se machucar fazendo isso.

Se os aspectos estéticos do uso da coleira para gatos lhe parecem interessantes, recomendamos escolher com cuidado. O bem-estar de nossos animais deve estar sempre em primeiro lugar.

Recomendados para você